Jornalista lança livro “Cinema Brasileiro nos Jornais” na Mostra Tiradentes
Após disponibilizar o livro Cinema brasileiro nos jornais: Uma análise da crítica cinematográfica na Retomada (Editora Massangana, 2018, 150 páginas) no 51º Festival de Brasília, em setembro último, seu autor, o jornalista pernambucano Luiz Joaquim fez agora o lançamento da obra em Minas Gerais, dentro da programação oficial da 22º Mostra de Cinema de Tiradentes.
No Recife, o livro deverá ser lançado em março.
O lançamento permitiu aos mineiros conhecer a pesquisa do jornalista que avalia em sua obra, pela Análise do Discurso, o comportamento (e a evolução) de críticas em jornais do País feitas entre os lançamentos de Carlota Joaquina: Princesa do Brazil (1995) e Cidade de Deus (2002).
O autor Luiz Joaquim aliou, por quase duas décadas, a prática da crítica cinematográfica diária, em jornais do Recife, junto à atividade curatorial de salas de cinema da Fundação Joaquim Nabuco. Tais funções tiveram partida na segunda metade dos anos 1990, quando o cinema brasileiro dava início a um processo de recuperação do seu prestígio. Processo que ficou conhecido pelo nome de ‘Retomada’ a partir do êxito de Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (Carla Camurati, 1995).
Tal posição deu ao autor o privilégio de testemunhar (e fazer parte de) um processo bastante singular na história da crítica de cinema publicada nos jornais do País, e é disso que este Cinema brasileiro nos jornais trata.
Por ele, os leitores irão perceber como tal prática jornalística precisou reeducar seu olhar para um cinema brasileiro que começava a se impor ao seu espectador, tendo, depois, se respaldado na voz dos estrangeiros até torna-se um incontornável assunto popular e de relevância sócio-política.
Em análise neste Cinema brasileiro nos jornais, textos de Alexandre Figueirôa, Kleber Mendonça Filho, Luiz Carlos Merten, Luiz Zanin Oricchio, Roger Lerina e Tuio Becker entre outros.
“O resultado é um livro que consegue unir a profundidade da pesquisa acadêmica com a fluência do texto jornalístico, promovendo uma análise reveladora da produção recente do cinema brasileiro, sem deixar de propor uma problematização pertinente, e bastante salutar, sobre o exercício da crítica na imprensa”, disse o autor.
Outros livros lançados durante a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes:
– Diversidade na Animação Brasileira (Sávio Leite, editora MMarte);
– Imagens em Disputa: Cinema, Vídeo, Fotografia e Monumento em Tempos de Ditadura (André França, Patrícia Machado, Tatiana Siciliano (7 Letras);
– Teoria e Prática de um Cinema junto ao povo (Jorge Sanjinés, editora MMarte);
– O crime como gênero na ficção audiovisual da América Latina (Luiza Lusvarghi, editora Appris);
– O Autor no Cinema (Jean-Claude Bernardet, Francis Vogner dos Reis, Sesc Edições).
*A equipe viajou a convite do evento e teve parceria com a Agência Encontre Sua Viagem – Vila Maria (SP).