Mostra Tiradentes promove formação e capacitação para o mercado
*Crédito da foto: Leo Lara/Universo Produção
Desde sua primeira edição, em 1998, a Mostra Tiradentes promove oficinas audiovisuais gratuitas, visando à formação e capacitação para o mercado de cinema e criando oportunidades para novas gerações de atores e realizadores.
Trata-se de uma iniciativa de vanguarda no circuito de mostras e festivais, sempre em processo de aprimoramento. Em 2019, foram 10 oficinas e 270 vagas para atender públicos e interesses diversos, de olho na qualificação e desenvolvimento da indústria audiovisual em Minas Gerais e no Brasil.
A principal novidade das oficinas deste ano foi a interação com as novas tecnologias da área, especialmente os smartphones. Oficinas como “Documentários em Vídeo Digital” (para o público adulto), “Cinelabeduca” e “Animando Gente com Pixilation” (ambas para o público infantojuvenil) foram realizadas pela primeira vez em Tiradentes, com o objetivo de ensinar aos alunos estratégias audiovisuais que eles poderão reproduzir depois em casa, com seus celulares.
Destaque também para as oficinas de atuação para diferentes faixas etárias. Os interessados na arte da interpretação tiveram três opções para descobrir, ou aprimorar, os segredos da performance para a câmera: “Interpretação para Cinema e TV”, “Dramaturgias do Corpo e Espaço” e “Mergulho nas Cenas – Do Teatro ao Cinema”, para o público infantojuvenil. Para a turma jovem, teve ainda a abordagem sobre a produção de retratos com “Fotografia Encenada”, encerrada nesta sexta, com uma exposição fotográfica digitalizada.
Integraram também o Programa de Formação da 22ª Mostra Tiradentes oficinas que atendem à demanda por profissionalização nas práticas tradicionais do fazer audiovisual: “Direção para Cinema”, ministrada pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda, o “Bigode”; “Prática de Roteiro para Cinema” e “Produção para Cinema”.
*A equipe viajou a convite do evento e teve parceria com a Agência Encontre Sua Viagem – Vila Maria (SP).