Artistas e bandas podem apresentar pocket shows no “Pitching Show” do Rio2C
O Rio2C foi concebido em 2018 com o objetivo de ampliar o escopo do RioContentMarket, incorporando outros segmentos com potencial para construir novas parcerias e movimentar a indústria criativa do país.
Numa iniciativa inédita no mercado musical, os organizadores do evento, que será de 23 a 28 de abril, na Cidade das Artes, criaram o PitchingShow, uma adaptação do formato de sessões de pitching de audiovisual, onde produtores de conteúdo apresentam os seus projetos diante de uma plateia composta por profissionais renomados com o conhecimento e a experiência para ajudar a desenvolver e comercializá-los.
No caso da música, 16 artistas e bandas de todo o país terão a oportunidade única de tocar suas canções frente a frente a uma comissão formada por 18 nomes estratégicos e influentes do segmento. O grupo traz programadores de rádio e TV, produtores, jornalistas, curadores de festivais, além de executivos do mercado fonográfico e do show business, todos em posições estratégicas para impulsionar as carreiras dos contemplados. A seleção dos projetos é realizada previamente por uma banca comandada pelo produtor e compositor Zé Ricardo, curador de música do Rio2C, mediante inscrição gratuita no site do evento, até o dia 21 de fevereiro.
“O PitchingShow do Rio2C pretende ser uma grande porta para novos artistas. Na Comissão da Música temos grandes profissionais do meio musical que podem mudar as vidas destes músicos”, explica Zé Ricardo. “Acho que esse é o grande destaque da parte de música do Rio2C, porque não há no Brasil um lugar onde o artista possa fazer um pocket show em ótimas condições de som e palco para os profissionais do setor que precisam saber que ele existe”, reforça.
Os pocket shows, com duração de 30 minutos cada, serão realizados em um palco aparelhado com equipamentos de som e luz de alta qualidade, dentro de uma sala privada, de 23 a 26 de abril. A produção do evento arca com alguns custos de logística dos artistas que residem fora do Estado do Rio de Janeiro. A plataforma foi responsável, na última edição, por alavancar as carreiras de alguns artistas, como o cantor pernambucano Almério, eleito artista revelação do Prêmio da Música Brasileira, da cantora carioca Aline Paes, escalada para tocar no Festival de Garanhuns de 2018, e a banda Canto Cego, que estará no Palco Favela do Rock in Rio deste ano.