Brasil tem participação recorde no Kidscreen Summit 2019: 73 produções e 100 projetos
A delegação brasileira que está no Kidscreen, comandada pelo Brazilian Content programa de exportação da BRAVI em parceria com a Apex-Brasil, conta com 36 produtoras, 47 representantes, 73 produções e 100 projetos.
O Kidscreen Summit 2019 é considerado um dos mais importantes para a indústria do entretenimento infantil no mundo e o Brasil terá uma representatividade inédita – reflexo do bom momento da indústria nacional do entretenimento infantil. O evento ocorre entre 11 e 14 de fevereiro, no Intercontinental Hotel, em Miami (EUA).
“Temos notado, nos últimos anos, um crescimento muito positivo na quantidade de empresas brasileiras no Kidscreen”, afirma Rachel do Valle, gerente executiva do Brazilian Content. Em 2015, 15 produtoras nacionais participaram da delegação; nos dois anos seguintes, foram 16 cada; em 2018, foram 23. “Esse desempenho é resultado de vários fatores, como compreensão de mercado e de audiência, suporte governamental às produções nacionais e reconhecimento dentro e fora do país. Tudo isso incentiva novas criações, gerando um círculo virtuoso no segmento.”
Em relação ao reconhecimento das animações brasileiras, Rachel cita a conquista do prêmio principal no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy em 2013, com o longa-metragem ‘Uma História de Amor e Fúria’, de Luiz Bolognesi. No ano seguinte, outra vitória: ‘O Menino e o Mundo’, longa de Alê Abreu, recebeu o prêmio principal e também o prêmio do público. No ano passado, Annecy confirmou o momento positivo ao homenagear os cem anos da animação brasileira.
União
O Brasil estará representado no Kidscreen com um total de até 73 produções prontas e 100 projetos. A alta expectativa desta edição vem não só com a participação de animações premiadas e mundialmente famosas, mas também com novas produções e projetos criativos.
Exemplo disso é a Boutique Filmes, que levará ao evento produções que já tiveram amplo retorno positivo do público, inclusive internacional (como a segunda temporada de “Papaya Bull” e a quinta temporada de “SOS Fada Manu”), mas também projetos novos, como “Hotel Rudini”, coprodução com Birdo Studio e a canadense Blue Ant. A empresa também promete anunciar uma live-action no evento.
“O sucesso da animação brasileira na atualidade ocorre por diversos motivos, mas um deles é, na minha visão, o mais importante: o segmento é muito próximo, muito unido. É claro que há concorrência, mas existe também um forte sentimento de colaboração entre todas as produtoras”, afirmou Tiago Mello, sócio da Boutique.
“O Kidscreen é essencial para a animação brasileira na atualidade porque é um dos maiores mercados do segmento”, complementa Sabrina Nudeliman, sócia e diretora da Elo Company. “A animação brasileira está no nível de competidor global, como ‘Tito e os Pássaros’, que vamos lançar neste mês no Brasil. Apresentar nossas animações no evento nos deixa muito animados.” A distribuidora levará dois grandes destaques ao evento neste ano: “Bubu e as Corujinhas” e “Buzzu na Escola Intergaláctica”.
O Brazilian Content terá no Kidscreen um estande de 9 metros quadrados, espaço destinado principalmente como ponto de encontro e suporte para os associados. O estande conta com duas mesas para reuniões, internet sem fio, recepcionista bilíngue, displays para exposição de folhetos, folder da participação brasileira para distribuição, entre outros.
Games
Nesta edição seis produtoras engordam a delegação brasileira de forma inédita pelo projeto Brazilian Game Developers (BGD), realizado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais.
As empresas associadas deste projeto participantes do Kidscreen são AKOM Studio, Arcolabs, Flux Game Studio, Manifesto Games, Rockhead Studios e Webcore Games.
Além das empresas já citadas, fazem parte da delegação brasileira no Kidscreen: 2DLab, 44 Toons, Animaking, Apiário Estúdio Criativo, Belli Studio, Bromélia, Chatrone America Latina, Combo Estúdio, Dogs Can Fly, Elo Company, Estúdio Makako, Feel Filmes, Copa Studio, Hype.cg, Kampai, Lightstar Studios, Monster Movie N’Photo, PetitFabrik, PushStart, sBusiness, Spirit Animation Studios, Split Studio, Story Productions, Super8Prod, Supertoons, True Motion Studios & Entertainment Group, PenGuin Animation, Ultrassom Music Ideas e Up! Content Co.