Destaques IN-EDIT BRASIL: “O Barato de Iacanga” vence prêmio principal
O Barato de Iacanga é o grande vencedor da Competição Nacional da 11ª edição do IN-EDIT BRASIL, Festival Internacional do Documentário Musical, realizado de 12 a 23/06 em São Paulo.
O documentário O Barato de Iacanga, dirigido por Thiago Mattar, conta história do Festival de Águas Claras, que aconteceu na cidade de Iacanga entre a década de 1970 e de 1980, e ficou conhecido como o Woodstock brasileiro. O longa, que foi eleito Melhor Filme pelo júri oficial composto por Camila Miranda, Ana Rieper, Alessandra Dorgan e Lúcio Ribeiro, será exibido no In-Edit Barcelona em outubro de 2019 com a presença do diretor.
Já o filme Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos, de Daniela Broitman, que traz um retrato íntimo e familiar de Dorival Caymmi, levou Prêmio Especial do Júri e Prêmio do público (júri popular).
Premiação IN-EDIT 2019
PRÊMIO DO JÚRI – MELHOR FILME
O BARATO DE IACANGA, DE THIAGO MATTAR
(O DIRETOR EXIBE O FILME NO IN-EDIT BARCELONA 2019).
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS
PRÊMIO DO PÚBLICO
DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS
Palestra Internacional
O In-Edit Brasil, em parceria com a Spcine, promoveu uma palestra com Javier Porta Fouz, diretor artístico do BAFICI, no dia 21/06, sexta, às 18h, na Cinemateca Brasileira com entrada gratuita.
Javier falou sobre o papel dos festivais de cinema – e de seus curadores – como um motor de diversidade cultural e democratização do olhar, essenciais na formação de um público para além do mainstream.
Após apresentação, o diretor artístico do BAFICI conversou com o público, com mediação Maurício Kinoshita, produtor executivo e relações internacionais da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Protesto contra a facilitação da venda de armas de fogo
O In-Edit Brasil se posicionou contra o Projeto de Decreto n° 9785, de 2019 que facilita a venda de armas de fogo para a população.
Para o festival, o uso de armamentos deve ser restringido a polícia e as forças armadas e sob o rígido controle da justiça.
Como protesto, o festival apresentou sua comunicação com a imagem de 4 músicos brasileiros que perderam a vida pelo disparo de balas: Sabotage, MC Daleste, Speedfreaks e Evaldo Rosa. Todos eles deixaram um vazio enorme em suas famílias e no mundo artístico.
Por isso, convidou a assinar e se posicionar contra esta medida através do Portal e-Cidadania do Senado Federal. Clique aqui para dar sua opinião.
Com esta ação, o In-Edit Brasil pretende conscientizar a sociedade sobre o perigo desta decisão que certamente afetará tristemente a todos nós.