Encontro em Goiânia foca a profissionalização e qualificação do produtor audiovisual
O F+E – Formação de Empreendedores Audiovisuais realizou sua primeira edição entre os dias 28 e 30 de junho em Goiânia, na unidade regional do Sebrae. Foram três dias de evento que teve como foco a profissionalização e qualificação do produtor audiovisual, com uma programação que contava com atividades exclusivas para quem se inscreveu com antecedência, além dos três painéis abertos público que aconteciam no período da noite no auditório do local. A programação foi toda gratuita.
Quem abriu o evento foi Rodrigo Teixeira, fundador e CEO da RT Features, a produtora de cinema brasileira mais bem estabelecida no mercado internacional. Ele apresentou o painel “Entre a Arte e o Mercado – A História da RT Features”, momento em que dividiu com o público um pouco de sua trajetória profissional. Logo no início, Rodrigo elogiou a iniciativa e destacou o pioneirismo do evento. “Eu acho que esse é um evento que deveria ser replicado em outros lugares ou que cresça o suficiente para ocupar mais duas ou três salas como essa”, disse.
Foram cerca de 2 horas em que dividiu impressionantes histórias — como quando conheceu seu ídolo e hoje parceiro de trabalho Martin Scorsese — , desafios profissionais e experiências ao longo dos anos a frente da produtora. Rodrigo falou também sobre o atual momento do cinema nacional, que tem sido um dos setores a enfrentar os cortes de verbas para projetos culturais — por isso, para o produtor, é necessário saber dialogar com as gestões governamentais.
No sábado, rolou o painel “Audiovisual: Entre a Produção Autoral e o Mercado”, com Roberto Martha, da Scriptonita Films (SP), Renato Barbieri (Gaya Filmes, Brasília) e Fernando Epstein (Mutante Cine, Montevidéu). No domingo, o painel “O Lugar do Produtor no Audiovisual Brasileiro” encerrou o F+E, com participação de Vânia Lima (TemDendê Produções), Léo Garcia (Coelho Voador), Eduardo Pop (Zola Filmes) e mediação de Lidiana Reis (Panaceia Filmes). Vânia Lima também integra a diretoria da conexão CONNE e fez uma importante fala explicando como ocorreu a paralização da Ancine.
F+E Lab
Dentro da programação, o projeto realizou o F+E Lab, um laboratório de formação em formato de workshop que selecionou quatro produtores das regiões CONNE para uma imersão intensiva no sábado e no domingo. O grande diferencial é que o laboratório teve como foco a figura do profissional produtor, e não em projetos. A metodologia se embasou no tripé treinamento formal + mentoria + networking, de forma que os participantes participaram não só de palestras em sala de aula, mas também de mentorias individuais com os coordenadores e convidados.
Os coordenadores do laboratório foram Georgia Costa Araújo, que comanda a produtora Coração da Selva há dez anos; Max Eluard, produtor na Avoa Filmes e diretor da TV Unifor e Fernando Epstein, premiado editor, produtor e professor uruguaio que integra o corpo docente do EAVE, European Audiovisual Enterpreneurs, no programa EAVE Puentes.
No sábado, os participantes do F+E Lab receberam Roberto Martha, um dos mais prestigiados executivos de TV do mercado latino-americano e especializado em gestão de projetos e modelos de negócio. Roberto é sócio da Scriptonita Films e consultor de produção e negócios para projetos e coproduções internacionais.
Foram selecionados para participar do laboratório: Ailton Pinheiro (BA), Eva Pereira (TO), Mariah Benaglia (PB) e Wadih Elkadi (GO). Mais sobre os produtores no link: http://fefilmlab.com/laboratorio.
Minicursos
Dois minicursos integravam a programação do F+E: Coprodução e Financiamento internacional, com Karen Castanho e Planos de Negócio para Produtoras Audiovisuais, com Lessandra Maione, ministrados nos dias 29 e 30 de junho de 2019. Se inscreveram produtores que já estão inseridos no mercado e profissionais e estudantes do audiovisual interessados na área de produção.
Karen Castanho ofereceu um panorama do funcionamento do mercado audivosual internacional e as ferramentas necessárias para começar a se inserir neles. A proposta foi a de uma abordagem estratégica: por que, quando e como buscar o mercado internacional. Sócia fundadora da Biônica Filmes, Castanho é responsável pela gestão financeira e estruturação de projetos, incluindo negociações de coprodução, distribuição, financiamento e captação de recursos.
Já Lessandra Maione convidou os participantes a dar um passo atrás, sair da inércia e do pragmatismo na gestão da produtora e se apropriar de ferramentas para fazer uma reflexão estratégica sobre o negócio, considerando suas forças, seus diferenciais e a realidade atual do mercado.

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