Festival de cinema Metrô lança programa para exibir curtas-metragens universitários na TV e na internet

Depois de duas edições de sucesso do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro que, ao todo, recebeu quase mil filmes de todo o Brasil, a organização resolveu dar um passo além: criar um programa, para ser exibido na TV e em outras plataformas online, que celebrassem alguns dos curtas-metragens presentes na programação do evento. Nasce o MetrôTV, que estreia hoje (quinta-feira, 22/08), às 21h, no Canal Universitário da UFPRTV (número 15, na operadora NET, para todo o Paraná). 

Tematicamente, o programa, que também estará disponível no Youtube e no Facebook, na manhã seguinte à exibição na televisão, brinca com o típico formato de faixas televisivas que mesclam jornalismo e entretenimento. Ao mesmo tempo, busca a inventividade formal presente em diversas das obras veiculadas na grade de programação do Metrô em suas duas primeiras edições.

“Em vários dos filmes exibidos no Metrô, vemos pulsar a vontade de invenção, baseada em escavar imagens em busca de algum sentido, uma vontade dar vida à imagens supostamente mortas, seja utilizando-as literalmente (construir filmes com stock footage, por exemplo) ou propondo ligação perpétua entre passado e presente, fazendo do cinema uma arqueologia das mídias (filmes feitos com imagens contemporâneas do “real”, misturadas com jogos de videogame dos anos 90, com Faustão etc)”, conta Wellington Sari, criador do programa.

Uma das curiosidades sobre o MetrôTV é o fato de o programa ser composto por uma equipe de cinco estudantes de cinema, além de Sari e Christopher Faust, dupla que dirige os episódios (e que são ex-alunos universitários). “Ainda que o programa tenha sido concebido por nós, os organizadores do festival, era importante que ele incorporasse de toda maneira possível a sensibilidade dos estudantes, que são o público alvo, tanto do festival quanto da faixa em si. A colaboração criativa da nossa equipe foi fundamental para o resultado final”, pondera Sari.

A primeira temporada do MetrôTV conta com oito episódios e exibe ao todo 9 curtas-metragens que passaram pela programação do festival, em 2017 e 2018. Estão presentes filmes do Paraná, Goiânia, Rio de Janeiro e Ceará. Segundo Sari, os episódios foram pensados com um arco narrativo típico de série. “Talvez nem tão típico assim, mas é fato que os elementos que vão além do filme, também contam uma história”. 

O episódio de estreia apresenta o curta-metragem “Perambulação”, de Samuel Peregrino, da UEG. A edição de 2019 do festival Metrô acontece de 3 a 6 de outubro, na Cinemateca de Curitiba, com programação adicional no Sesi, unidade Paula Gomes.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.