Cine Ceará 2019: Destaque para “Greta” e “Pacarrete”, além de lançamentos de livros, exibição de curtas, cursos e debates

O 29º Cine Ceará terminou em 06 de setembro e trouxe muitas novidades ao mercado cinematográfico, além da exibição de curtas e longas, premiações, lançamentos de livros e muitos debates, tudo com o intuito de fortalecer o mercado audiovisual brasileiro e reconhecer os profissionais que arduamente se dedicam à produção nacional.

Confira alguns dos destaques do encontro:

Ator Matheus Nachtergaele recebeu o Troféu Eusélio Oliveira

O encerramento do 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema realizado nesta sexta-feira, dia 06, no Cineteatro São Luiz, foi de grande emoção, principalmente, para o ator Matheus Nachtergaele. O ator recebeu o Troféu Eusélio Oliveira do seu amigo das artes cênicas, o ator Luiz Fernando Guimarães. O artista foi aplaudido de pé pelo público.

“Pacarrete” lotou Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão

Baseado em fatos reais, o longa “Pacarrete” do diretor cearense Allan Deberton, que levou oito prêmios no 47º Festival de Cinema de Gramado, foi ovacionado pelo público cearense na 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.

O filme foi exibido em dois equipamentos culturais da cidade. No Cinema do Dragão teve sessão especial do filme, e no Cineteatro São Luiz, a sessão aconteceu como parte da Mostra de Exibições Especiais, após a solenidade de entrega das premiações. As sessões contaram com grande público.

“Greta” é o grande vencedor do 29° Cine Ceará

O filme Greta, de Armando Praça, foi o grande vencedor.  A produção cearense ganhou o Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Longa-metragem, Melhor Direção e Melhor Ator para Marco Nanini.

O filme traz a história de Pedro, que precisa liberar uma vaga no hospital em que trabalha para sua amiga Daniela. Para salvá-la, ele ajuda um jovem criminoso que está algemado a um leito a escapar e o leva para casa. Essa relação ajuda Pedro a sobreviver à perda de Daniela, mas, também provoca mudanças surpreendentes nele e em sua forma de lidar com a solidão.

Lançamento de livro sobre o cinema contemporâneo brasileiro

O livro “Fissuras e Fronteiras – O coletivo Alumbramento e o cinema contemporâneo brasileiro” (Editora Sulina. 2019) do crítico e professor Marcelo Ikeda foi lançado durante o festival. O momento contou com a presença de jornalistas locais e nacionais.

Na obra, Ikeda registrou um momento de muita efervescência na produção audiovisual brasileira. O livro analisa a experiência de um dos mais exitosos coletivos que renovaram o cinema brasileiro a partir deste século, o Alumbramento.

Curso sobre direito autoral com Petrus Barreto

(FOTO: ARLINDO BARRETO)

O curso “Direito do Autor e Contratos no Audiovisual” realizado na Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com um importante ensinamento para os participantes: a importância de ter uma base legal de sustentação dos produtos audiovisuais tanto no âmbito nacional como internacional. A capacitação foi ministrada por Petrus Barreto, profissional com mais de 30 anos de experiência no setor audiovisual.

Masterclass aborda dramaturgia do documentário

“Quais são as ferramentas para construir a dramaturgia do documentário versus ficção” foi o tema da masterclass conduzida pelo premiado montador cubano-canadense, Ricardo Acosta, na tarde dessa quinta-feira, 05, no Porto Iracema das Artes.

Na ocasião, Ricardo discutiu com os participantes sobre temas relacionados aos desafios criativos, os caminhos para a construção das narrativas na montagem e a responsabilidade ética com o sujeito e os personagens do filme.

Exibição de curtas do Ceará e de Pernambuco

O Cineteatro São Luiz exibiu quatro filmes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem do festival, sendo três produções cinematográficas do Ceará – “Oração ao cadáver desconhecido” de Sávio Fernandes, “Marco” de Sara Benvenuto e “O tempo do olhar e o olhar no tempo” de Samuel Brasileiro – e uma de Pernambuco, “Marie” de Leo Tabosa.

Curso de preparação de atrizes e atores para adolescentes

Além de exibições de filmes, o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema também promove atividades formativas. Nesta edição, ocorreu durante os dias 31 de agosto e 01 de setembro, uma formação de preparação de atrizes e atores para adolescentes. A atividade foi realizada por Alethea Miranda e Michel Dubret, profissionais que fizeram preparação de elenco para obras da HBO, Rede Globo, Globoplay e Netflix, como a série brasileira “3%”.

Na ocasião, os participantes aprenderam como aprimorar o resultado na interpretação de seus personagens futuros ou nos próximos castings, por meio do Programa Neuroliguística (PNL) desenvolvidos pelos profissionais.

Livro sobre a história do Cinema

No segundo dia do festival, o jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin lançou o livro “A História do Cinema Para Quem Tem Pressa – Dos Irmãos Lumière ao Século 21 em 200 Páginas!” (Ed. Valentina. 2018), no Hotel Oásis Atlântico, logo após o debate com os realizadores do filme “A Vida Invisível”, do cineasta Karim Aïnouz.

Em 200 páginas, o livro é contextualizado com cada momento histórico, e escrito em linguagem clara e acessível.

Curso de animação para os alunos do projeto Compartilha Animação

O curta-metragem de animação “A máscara da igualdade” produzido por 11 estudantes de escolas públicas de Fortaleza foi exibido na abertura do 29° CINE CEARÁ – Festival Ibero-Americano de Cinema. O curta-metragem foi produzido durante o projeto Compartilha Animação, da Enel, com a direção do cineasta Telmo Carvalho. Antes da exibição, os estudantes receberam da Patrícia Varela, responsável pela Comunicação da Enel Distribuição Ceará, os certificados do curso de animação.

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.