O encerramento do 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema realizado nesta sexta-feira, dia 06, no Cineteatro São Luiz, foi de grande emoção, principalmente, para o ator Matheus Nachtergaele. O ator recebeu o Troféu Eusélio Oliveira do seu amigo das artes cênicas, o ator Luiz Fernando Guimarães. O artista foi aplaudido de pé pelo público.
“Pacarrete” lotou Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão
Baseado em fatos reais, o longa “Pacarrete” do diretor cearense Allan Deberton, que levou oito prêmios no 47º Festival de Cinema de Gramado, foi ovacionado pelo público cearense na 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.
O filme foi exibido em dois equipamentos culturais da cidade. No Cinema do Dragão teve sessão especial do filme, e no Cineteatro São Luiz, a sessão aconteceu como parte da Mostra de Exibições Especiais, após a solenidade de entrega das premiações. As sessões contaram com grande público.
“Greta” é o grande vencedor do 29° Cine Ceará
O filme Greta, de Armando Praça, foi o grande vencedor. A produção cearense ganhou o Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Longa-metragem, Melhor Direção e Melhor Ator para Marco Nanini.
O filme traz a história de Pedro, que precisa liberar uma vaga no hospital em que trabalha para sua amiga Daniela. Para salvá-la, ele ajuda um jovem criminoso que está algemado a um leito a escapar e o leva para casa. Essa relação ajuda Pedro a sobreviver à perda de Daniela, mas, também provoca mudanças surpreendentes nele e em sua forma de lidar com a solidão.
Lançamento de livro sobre o cinema contemporâneo brasileiro
O livro “Fissuras e Fronteiras – O coletivo Alumbramento e o cinema contemporâneo brasileiro” (Editora Sulina. 2019) do crítico e professor Marcelo Ikeda foi lançado durante o festival. O momento contou com a presença de jornalistas locais e nacionais.
Na obra, Ikeda registrou um momento de muita efervescência na produção audiovisual brasileira. O livro analisa a experiência de um dos mais exitosos coletivos que renovaram o cinema brasileiro a partir deste século, o Alumbramento.
Curso sobre direito autoral com Petrus Barreto
O curso “Direito do Autor e Contratos no Audiovisual” realizado na Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com um importante ensinamento para os participantes: a importância de ter uma base legal de sustentação dos produtos audiovisuais tanto no âmbito nacional como internacional. A capacitação foi ministrada por Petrus Barreto, profissional com mais de 30 anos de experiência no setor audiovisual.
Masterclass aborda dramaturgia do documentário
“Quais são as ferramentas para construir a dramaturgia do documentário versus ficção” foi o tema da masterclass conduzida pelo premiado montador cubano-canadense, Ricardo Acosta, na tarde dessa quinta-feira, 05, no Porto Iracema das Artes.
Na ocasião, Ricardo discutiu com os participantes sobre temas relacionados aos desafios criativos, os caminhos para a construção das narrativas na montagem e a responsabilidade ética com o sujeito e os personagens do filme.
Exibição de curtas do Ceará e de Pernambuco
O Cineteatro São Luiz exibiu quatro filmes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem do festival, sendo três produções cinematográficas do Ceará – “Oração ao cadáver desconhecido” de Sávio Fernandes, “Marco” de Sara Benvenuto e “O tempo do olhar e o olhar no tempo” de Samuel Brasileiro – e uma de Pernambuco, “Marie” de Leo Tabosa.
Curso de preparação de atrizes e atores para adolescentes
Além de exibições de filmes, o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema também promove atividades formativas. Nesta edição, ocorreu durante os dias 31 de agosto e 01 de setembro, uma formação de preparação de atrizes e atores para adolescentes. A atividade foi realizada por Alethea Miranda e Michel Dubret, profissionais que fizeram preparação de elenco para obras da HBO, Rede Globo, Globoplay e Netflix, como a série brasileira “3%”.
Na ocasião, os participantes aprenderam como aprimorar o resultado na interpretação de seus personagens futuros ou nos próximos castings, por meio do Programa Neuroliguística (PNL) desenvolvidos pelos profissionais.
Livro sobre a história do Cinema
No segundo dia do festival, o jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin lançou o livro “A História do Cinema Para Quem Tem Pressa – Dos Irmãos Lumière ao Século 21 em 200 Páginas!” (Ed. Valentina. 2018), no Hotel Oásis Atlântico, logo após o debate com os realizadores do filme “A Vida Invisível”, do cineasta Karim Aïnouz.
Em 200 páginas, o livro é contextualizado com cada momento histórico, e escrito em linguagem clara e acessível.
Curso de animação para os alunos do projeto Compartilha Animação
O curta-metragem de animação “A máscara da igualdade” produzido por 11 estudantes de escolas públicas de Fortaleza foi exibido na abertura do 29° CINE CEARÁ – Festival Ibero-Americano de Cinema. O curta-metragem foi produzido durante o projeto Compartilha Animação, da Enel, com a direção do cineasta Telmo Carvalho. Antes da exibição, os estudantes receberam da Patrícia Varela, responsável pela Comunicação da Enel Distribuição Ceará, os certificados do curso de animação.