Projetos audiovisuais educativos da CineOP destacam a produção audiovisual em ambiente escolar
Uma seleção de 12 projetos audiovisuais educativos foi apresentada em três sessões como parte integrante da programação do Encontro da Educação: XII Fórum da Rede Kino, durante a CineOP com proposta de destacar ações que buscam algum tipo de reflexão junto a produção e circulação de conteúdos para mídias digitais, cinema e televisão, pautados por processos de produção audiovisual escolar – de qualquer país latino-americano.
A partir do tema proposto para o Encontro da Educação deste ano, Telas e Janelas – Tempo de Cuidado, Delicadeza e Contato, se inscreveram projetos audiovisuais educativos de diversas naturezas. Desde projetos iniciados já durante o isolamento social, buscando maneiras de conectar-se, de estar juntos durante a pandemia, até projetos que aconteciam nas escolas e que tiveram que ser interrompidos ou adaptados para esse momento.
Ally Colaço|SC, coordenadora da Rede Kino, destaca alguns dos desafios da seleção de projetos audiovisuais educativos desta edição da CineOP. “Acolher a diversidade de olhares e projetos que trabalham o cinema, que em conceito expandido se torna audiovisual, de maneiras diferentes em contextos formais e não-formais de educação. Onde o caráter remoto, imposto pela pandemia, atravessou não só o contexto de produção e execução dos projetos, mas se tornou também o próprio tema dos percursos e experimentos audiovisuais”.
Teresa Assis Brasil|RS, coordenadora da Rede Kino, complementa ressaltando as principais características dos projetos selecionados. “Foram tanto projetos que já existiam antes da pandemia da Covid-19 e tiveram que ser interrompidos ou adaptados ao isolamento social, quanto projetos criados para lidar com o isolamento, buscar formas de criação e encontros possíveis. Projetos de diversas regiões do país, e criados em diferentes espaços, desde projetos criados dentro de escolas, a projetos de universidades ou iniciativas individuais. Projetos bastante diversos, mas que se encontram no audiovisual, na busca por novas conexões, no cuidado, nos encontros”.
Confira os projetos:
1ª SESSÃO – PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS QUE VINCULARAM TELAS E JANELAS PARA VER O MUNDO, EM TEMPO DA QUARENTENA
Projeto: MEU MUNDO, MINHA JANELA
Instituição: Unespar – Universidade Estadual do Paraná
Apresentação: Solange Stecz | PR
Em 2020, dentro de seu planejamento e em tempos de excepcionalidade da pandemia, o Laboratório de Cinema e Educação da Universidade Estadual do Paraná está desenvolvendo o projeto Meu Mundo, Minha Janela, que dá continuidade a suas ações com alunos e professores da Rede Estadual e Municipal de Educação e de cursos livres de audiovisual, em parceria com Werner Produções. O objetivo é compartilhar momentos durante o distanciamento social através de vídeos feitos com celular, em casa.
Projeto: UNIVERSIDADE E ESCOLA SEM MUROS
Instituição: FE-UnB em parceria com escolas públicas do DF, em especial com o CEF 801 do Recanto das Emas Aprovado no Edital n. 4 da FAP/DF
Apresentação: Vitória Moura Alves | DF
O projeto atua como pesquisa e extensão da FE-UnB em parceria com escolas públicas do DF, em especial com o CEF 801 do Recanto das Emas. Aprovado no Edital n. 4 da FAP/DF em 2017, busca compreender as reverberações de oficinas narrativas com docentes e discentes e o potencial dessas na formação científica, tecnológica e multiletrada dos discentes da educação básica, mediante a ação por meio dos ciclos de pesquisa e ação baseados nos problemas enfrentados pela escola e pela comunidade local.
Projeto: RODAS DE CONVERSAS: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS E AFETOS EM TEMPOS DE CRISE
Instituição: Funec Cruzeiro do Sul, Contagem, MG (ensino médio)
Apresentação: Sergio Alkmim | MG
O Projeto da Funec Cruzeiro do Sul, Contagem, MG (ensino médio), foi planejado a partir da preocupação com a situação dos estudantes e seus familiares durante o período de isolamento. Assim, o coletivo de professores(as) estabeleceu um contato por meio virtual com o objetivo de propor-lhes novas conexões e criação de um espaço em que eles se sentissem acolhidos e escutados em uma realidade de distanciamento social.
Projeto: CINEMA NA ESCOLA, INCLUSIVE EM MEIO À PANDEMIA
Instituição: Emef Padre Melico Cândido Barbosa
Apresentação: Aline Jekimim Goulart | SP
Desde 2018, acontece o projeto Cinema na escola, que tem como objetivo a produção de vídeos curtos, a partir de dispositivos de criação. Também inclui o cineclube como possibilidade de intensificar o tripé assistir, conversar e produzir. Com a suspensão das aulas presenciais, em junho foi promovida a oficina de cinema para discussões e orientações sobre os exercícios de experimentação de cinema que seriam feitos em casa, pensando nos afetos presentes durante esse tempo de anormalidade.
2ª SESSÃO
TEMA: PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS QUE PRIVILEGIAM A DIMENSÃO AFETIVA, CRIATIVA NO TEMPO DA PANDEMIA
Projeto: CONEXÕES AFETIVAS E EFETIVAS: LUGAR-ESCOLA-CINEMA-FAMÍLIA-CRIANÇA
Instituição: Centro de Educação Infantil Cha Il Sun (Prefeitura Municipal de Campinas)
Apresentação: Mauro Antonio Guari | SP
Na pandemia os integrantes do Projeto Lugar-Escola e Cinema experimentaram fazer filmes como forma de cuidado, como ferramenta de
conexão entre escola, crianças e famílias. Disponibilizaram filmes já produzidos no Facebook das escolas, rememorando momentos em que a presença das crianças na escola era o que dava o tom da conexão com as famílias, e produziram filmes novos, estabelecendo audiovisualidades para a espera e a esperança de um porvir com as crianças na escola.
Projeto: PALCO ABERTO #EMCASA: UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO E FRUIÇÃO ARTÍSTICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Instituição: Núcleo de Arte do Centro Pedagógico (Escola de Educação Básica – CP/UFMG)
Apresentação: Liana Lobo | MG
O Palco Aberto #EmCasa é um projeto criado pelos profs. do Núcleo de Arte do Centro Pedagógico (Escola de Educação Básica – CP/UFMG) e bolsistas do Programa Encontros com Arte a partir do desejo de conectar a comunidade escolar em torno da criação, compartilhamento e fruição artística. Enfrentando os desafios do distanciamento social, em junho de 2020 promovemos uma mostra virtual para as produções artísticas realizadas em casa por alunos/as, suas famílias, servidores/as e bolsistas do CP/UFMG.
Projeto: CINEMI
Instituição: Escola Municipal Professora Mércia do Nascimento Dias
Apresentação: Rafaela Mahiane Rosa | SP
O Cinemi é a primeira Mostra de Cinema da Escola Municipal Prof.ª Mércia do Nascimento Dias, um projeto de educação integral criado no contexto da Oficina de Cinema e Fotografia, que ocorre na instituição desde 2019 como proposta de educação ambiental. O projeto reúne 12 professores e alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Consiste basicamente de aulas preparatórias para a produção dos filmes de um minuto que foram exibidos na Mostra entre os dias 2 e 8 de agosto.
Projeto: CINEMA NA QUARENTENA
Instituição: Cinemirim
Apresentação: Maria Bento | RJ
Cinema na Quarentena é uma oficina online de cinema para crianças de nove a 12 anos, criada no contexto da pandemia de covid-19. O objetivo da oficina é sensibilizar os alunos para a linguagem cinematográfica, trabalhar subjetividades no contexto do isolamento social e criar um espaço de encontro e troca criativa entre as crianças. A oficina foi pensada como uma radicalização da experiência de distanciamento e proximidade promovida pelas ferramentas digitais nesse momento específico.
3ª SESSÃO
TEMA: PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS QUE TRABALHAM COLABORATIVAMENTE COM A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM (POSSÍVEIS) AMBIENTES ESCOLARES DURANTE A QUARENTENA
Projeto: JOVENS CINEASTAS: PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E APRENDIZAGENS POSSÍVEIS EM AMBIENTE ESCOLAR
Instituição: Universidade Estadual de Goiás (EUG), e Cepi Nova Cidade (Aparecida de Goiânia)
Apresentação: Maykon Rodrigues dos Anjos | GO
O projeto Jovens Cineastas se fundamenta em uma pesquisa defendida em 2019, na Universidade Estadual de Goiás, e apresenta o processo pedagógico de uma disciplina de Cinema e Audiovisual em uma escola pública da periferia, o Cepi Nova Cidade, em Aparecida de Goiânia, proporcionando aos alunos a criação de três curtas-metragens estudantis, além de uma intensa prática artística e cultural na instituição, centrada na experiência de aprendizado e criativa dos alunos.
Projeto: CURTA-METRAGEM: UMA ARTE DA COLABORAÇÃO
Instituição: Faop
Apresentação: Ricardo Macêdo | MG
O projeto propõe um mergulho na história pessoal de cada participante e o resgate de documentos (álbuns de família e vídeos) e criação de textos fictícios. Embasado pelo uso das conversas no cinema direto, a estética da fome e a estratégia do faça você mesmo. Táticas educativo-pedagógicas vinculadas à linguagem cinematográfica e aos dispositivos tecnológicos, resultando em um site de curtas-metragens. Contudo, muitos vídeos excedem três minutos, pois foram realizados antes do edital do Cine OP.
Projeto: OFICINAS DE CINEMA PARA EDUCADORES(AS)
Instituição: Parceria Funec/Aapcine
Apresentação: Helenna Dias | MG
O projeto Oficinas de Cinema para Educadores/as visa ofertar aos docentes atividades práticas de cinema que possam ser desenvolvidas com os estudantes nas unidades escolares. Essa formação, viabilizada pela parceria Funec/Aapcine, prevê encontros presenciais quinzenais ao longo deste ano, tendo o primeiro ocorrido em 11/3. Com a pandemia, o projeto passou ao formato virtual, com encontros às quartas-feiras para análise de um filme previamente anunciado, abordando-se aspectos da sua produção.
Projeto: EXPERIMENTANDO CINEMA NUM LUGAR-ESCOLA: A PARTIR DE FRAGMENTOS (DE FILMES) DE BRASIL E CHINA EM TRANSFORMAÇÃO
Instituição: Unicamp
Apresentação: Katharine Diniz | SP
Pesquisa-intervenção de doutorado desenvolvida por Katharine Diniz e orientada pelo Prof. Dr. Wenceslao Machado de Oliveira Júnior, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Articula e acompanha (cartografa) sessões de cineclube dedicadas não só a assistir e conversar, mas realizar experimentações audiovisuais que sejam atravessadas por forças, ritmos, fluxos e materialidades do espaço escolar. Todos os exercícios são feitos por professores e estudantes de escolas públicas.
Foto: Reprodução Universo Produção