27a MCT: Exibição de 99 curtas metragens de 20 estados e rodas de conversa entre produção, direção e público
A Mostra Tiradentes iniciou a exibição dos curtas das Mostras Foco, Panorama, Invenção e Praça, na segunda-feira (22), intensificando a exibição de produções neste formato na programação. Ao todo, o evento conta com 99 curtas-metragens de 20 estados brasileiros, com curadoria assinada por Camila Vieira, Mariana Queen Nwabasili, Leonardo Amaral, Lorenna Rocha e Pedro Maciel Guimarães.
Os títulos escolhidos estão distribuídos nas mostras Clássicos (1), Foco (13), Foco Minas (8), Formação (10), Homenagem (8), Invenção (2), Jovem (4), Mostrinha (7), Panorama (22), Praça (14), Regional (4) e Valores (6).
Determinadas temáticas, como a precarização do trabalho, a violência contra LGBTQIA+, a relação com a terra e questionamentos sobre a masculinidade apareceram mais fortemente para a edição de 2024 e representam um misto de retomada da vida pós-pandemia com possibilidades de novos futuros depois dos tumultuados últimos anos no cenário político e social brasileiro.
Diretores de três produções presentes na 27ª Mostra Tiradentes bateram um papo com o público na segunda-feira (22) dentro da programação da série “Encontro com os filmes”. As rodas de conversa são realizadas no Cine-Teatro Aymoré e têm a participação de críticos convidados e mediadores.
O documentário “Yvy Pyte – Coração da Terra”, dirigido por Alberto Alvares e José Cury, abriu a programação. Além dos diretores, o bate papo teve a participação da crítica convidada, Clarisse Alvarenga, e a mediação de Mariana Queen.
O público também teve a oportunidade de conhecer mais sobre o documentário “Terror Mandelão” com os diretores Felipe Larozza e GG Albuquerque com a mediação de Camila Vieira. O crítico convidado foi Diego Silva Souza.
E a diretora Bia Lessa participa do encontro sobre o seu filme “O diabo na rua no meio do redemoinho”. A conversa será às 12h30 com mediação de Mariana Queen e participação do crítico Daniel Shenker.