19ª CineOP: Projetos educativos audiovisuais apresentam narrativas colaborativas entre alunos e professores

Na Temática Educação, a curadoria de Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga propõe “Plano Nacional de Cinema na Escola: Comunicação, Cultura e Educação”. O objetivo foi elaborar diretrizes e recomendações para a criação de políticas públicas que venham subsidiar o contato de educadores e também de crianças, da educação infantil ao ensino fundamental, e jovens do ensino médio, com as imagens e os sons de forma a garantir a qualidade social dessa experiência.

Na programação, masterclasses internacionais, sessões de filmes, apresentações de projetos audiovisuais educativos, debates e reuniões de trabalho da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, além de quatro GTs (grupos de trabalho): formação docente; infraestrutura e equipamentos; acervos e curadorias; e pedagogias. “

“A emergência das tecnologias digitais possibilita ampliar e diversificar as experiências pedagógicas, sonhar com escolas cada vez mais engajadas na produção coletiva e sensível de conhecimentos, articulando as experiências passadas com as possibilidades de invenção e comunicação atuais, mas a conectividade também deve prever tempos e espaços para a desconexão. O digital não pode ser o palimpsesto do analógico, quando pensamos na educação escolar e na vida”, diz a curadora Adriana Fresquet.

 

Apresentação de projetos audiovisuais educativos

Nesta edição da CineOP foram apresentados 20 projetos audiovisuais educativos distribuídos em quatro mesas. No último dia de programação, o Prodview acompanhou uma delas. São projetos que experimentam novos processos de criação audiovisual e com isso contribuem para a elaboração de metodologias, sejam elas de pesquisa ou de ensino.

Conheça alguns deles:

  • Cartões telefônicos e o orelhão: criação de videodocumentário para o ensino de história (Universidade Estadual do Paraná). A produção rememora a história urbana e coletiva dos orelhões, refletindo a sua importância histórica e cultural, trazendo memórias, lembranças e questionamentos de diferentes gerações.
  • Misturados (secretaria de educação do ceará): documentário produzido com alunos e professores indígenas, dialogando sobre suas experiências quanto à identidade.
  • Oficinas de Cinema em Santa Cruz (Universidade Federal do Rio de Janeiro): projeto com práticas artísticas e pedagógicas produzidas pela Realizacine no bairro carioca para relacionar cinema e educação para registro da memória periférica.
  • UFOP é cinema (Universidade Federal de Ouro Preto): projeto de constituição da viabilidade da abertura de um curso de graduação em Cinema e Audiovisual na UFOP.

 

Veja a cobertura completa Prodview.

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