18a CineBH – Abertura traz celebração, arte, homenagem e a força das mulheres nas telas
A 18ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 15º Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução começaram oficialmente ontem (24/9).
A cerimônia aconteceu no Cine Theatro Brasil Vallourec, com uma plateia lotada e a grande homenageada foi a diretora e roteirista Anna Muylaert, que teve na sequência a exibição de seu novo filme “O Clube das Mulheres de Negócios”. A programação do evento terá uma retrospectiva da carreira de Muylaert, com seus curtas e longas-metragens premiados.
Dirigida por Chico de Paula e Raquel Hallak, a performance de abertura mesclou arte, música e movimento, destacando o trabalho da cineasta e as relações dos cinemas da América Latina com suas formas de produção. O evento contou ainda com apresentações artísticas, intervenção circense e trilha sonora ao vivo, criando um ambiente imersivo. A Banda Seu Vizinho iniciou a noite com uma performance vibrante, seguida por apresentações poéticas de Nívia Sabino e Lira Ribas, exaltando uma Belo Horizonte inclusiva.
Em um discurso emocionado, Anna ressaltou a importância do reconhecimento para as mulheres no cinema.
“Para uma mulher isso é ainda mais difícil, pois estamos acostumadas a ficar de lado ou a abrir espaço para os homens estarem no centro do palco. Então eu estar aqui no centro desse palco é uma coisa importante a todas nós, porque podemos, sim, estar no centro”, completou ela.
“O cinema é arte de contar histórias que transformam o mundo. A vida e a sociedade caminharam juntos em um ritmo de transformação intenso nos últimos 18 anos. Por isso, a cada ano me emociono em estar aqui, por que a cada edição é um novo desafio”, falou Raquel Hallak, diretora da Universo Produções.
Nesta edição, a CineBH celebra 18 anos e 15 anos do programa de coprodução Brasil CineMundi.
A noite terminou com a pré-estreia de sua comédia “O Clube das Mulheres de Negócios”, uma sátira das estruturas de poder no Brasil que traz inversão de gênero e muitas reflexões sobre a sociedade.