Obras brasileiras voltam a ultrapassar 20 milhões de ingressos vendidos

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE publicou nesta segunda-feira, 04 de fevereiro, no site do OCA – Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – o Informe Preliminar de Salas de Exibição de 2018.

Dentre os números, o público em salas de exibição no Brasil foi de 161 milhões de pessoas e a performance dos filmes brasileiros, impulsionados pelo resultado do filme Nada a Perder, apresentaram um crescimento de 25,3% em relação a 2017. Foram 23,25 milhões de espectadores para os filmes nacionais.

As obras brasileiras voltaram a ultrapassar a marca de 20 milhões de ingressos vendidos, o que só havia acontecido nos anos de 2010, 2013, 2015 e 2016.

Ainda sobre os lançamentos, estrearam no mercado em 2018: 94 produções de ficção; 75 documentários e duas animações.

A participação de mercado do filme brasileiro fechou o ano em 14,4%, um resultado bem acima do ano anterior (9,6%), mas abaixo dos melhores resultados em 2010 (19,1%), 2012 (18,6%) e 2014 (16,5%).

O Sistema de Controle de Bilheteria (SCB), fonte dos dados do Informe pela primeira vez, mostra que a participação de sessões de filmes brasileiros é de 13,7%. Ou seja, o resultado em bilhetes vendidos do filme nacional, em 2018, é proporcional ao número de sessões ocupados pelas obras brasileiras em salas de cinema.

O Informe Anual Preliminar tem caráter provisório. Os números serão atualizados nos informes anuais consolidados, a serem publicados até 30 de junho de 2019.

O monitoramento dos dados foi realizado pela Coordenação de Monitoramento de Cinema, Vídeo Doméstico e Vídeo por Demanda, e a elaboração do painel pela Coordenação do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, ambas da Superintendência de Análise de Mercado da ANCINE.

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