European Film Market tem participação de iniciativa da brasileira Zeta Filmes
Com realização simultânea e organização compartilhada com o Festival Internacional de Berlim – Berlinale, o European Film Market – EFM foi realizado neste ano entre os dias 7 e 15 de fevereiro, também em Berlim (Alemanha). Com quase 200 espaços ocupados por profissionais de 111 países, o fórum de mercado recebeu cerca 550 expositores de 67 países, que exibiram 730 obras em mais de 1000 exibições especiais durante o encontro.
O EFM é conhecido por atuar como uma bússola para o mercado independente de cinema internacional, além de também movimentar a compra de obras audiovisuais. Por exemplo, no evento deste ano a Amazon adquiriu o filme Against All Enemies, da agência de comercialização de conteúdos independentes Memento Films, empresa com sede francesa.
Parte dos conteúdos brasileiros levados ao evento foi representada pela agência Zag, criada pela distribuidora Zeta Filmes, que apresentou 11 filmes do País no EFM. Entre eles, Azougue Nazaré (de Tiago Melo), Coiote (de Sérgio Borges), Elegia de um Crime (de Cristiano Burlan), Espera (de Cao Guimarães), Fabiana (de Brunna Laboissiére), Ilha (de Ary Rosa e Glenda Nicácio), Inferninho (de Guto Parente e Pedro Diógenes), O Barco (de Petrus Cariry), Os Sonâmbulos (de Tiago Machado), Rua Guaicurus (de João Borges) e Sedução da Carne (de Júlio Bressane).