II Olhar do Norte terá dois filmes inéditos em circuito comercial. Confira a programação completa

O II Olhar do Norte, que ocorre de 12 a 15 de abril, no Les Artistes Café Teatro (Manaus), já tem a sua programação definida. Ao todo, 22 filmes serão exibidos nos 4 dias de evento, trazendo produções do Amazonas, Pará, Tocantins, Pernambuco, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O festival trará dois filmes inéditos em circuito comercial. A Terra Negra dos Kawa (foto acima), de Sérgio Andrade, será o filme de abertura, no dia 12, às 19 horas no Les Artistes Café Teatro. O longa amazonense participou da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e fará sua estreia em Manaus.

Inferninho, de Guto Parente e Pedro Diógenes, encerrará o festival, dia 15, às 18h. O filme foi o grande vencedor do XI Janela Internacional de Cinema de Recife e do 23º Queer Lisboa, além de fazer parte da seleção oficial do Festival do Rio 2018 (ganhou prêmio especial do júri) e do 51º Festival de Brasília.

Além destes longas, o festival homenageará o diretor mineiro André Novais Oliveira e a produtora Filmes de Plástico, na figura do produtor Gabriel Martins. Durante o festival serão exibidos os dois longas do diretor, Temporada e Ela Volta Na Quinta, além do curta-metragem Quintal. Com estes trabalhos, André Novais tornou-se uma das vozes mais promissoras do cinema brasileiro, com participação e prêmios em eventos relevantes como o Festival de Locarno, AFI Fest – American Film Institute, Torino Film Festival, Festival de Brasília, Olhar de Cinema de Curitiba e Janela Internacional de Cinema de Recife.

 

MOSTRA COMPETITIVA

Sete curtas-metragens fazem parte da Mostra Norte, que é competitiva. Eles serão avaliados pelo júri formado pela diretora Elen Linth, o professor Antônio José Vale da Costa, e a professora Luiza Azevedo.

Os jurados irão definir premiados nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, 2 Prêmios de Atuação, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Som. Soma-se a estes o prêmio de Melhor Filme Escolha do Público, que será definido pela audiência durante as sessões.

Os filmes integrantes da Mostra Norte são:

  • BR 319: Bem-Vindo à Realidade (Gustavo Faleiros, 16 min – AM)
  • Covato – Desenterre seus segredos (Emanoel Franklin, 16 min – PA)
  • Do Outro Lado (Ricardo Brito, 13 min – TO)
  • A Estranha Velha que Enforcava Cachorros (Thiago Moraes, 7 min – AM)
  • A Goteira (Bernardo Ale Abinader, 15 min – AM)
  • Vila Conde (Rômulo Souza, 14 min – AM)
  • Zana – O Filho da Mata (Augustto Gomes, 15 min – AM)

Outros 10 filmes integram a Mostra Outros Nortes, que é formada por curtas-metragens que alcançaram destaque nos principais festivais brasileiros em 2018. Integram a lista:

  • Afronte (Bruno Victor e Marcus Azevedo, 15 min – DF)
  • Aquarela (Thiago Kistenmacker e Al Danuzio, 15 min – MA)
  • Apenas o que você precisa saber sobre mim (Maria Augusta, 15 min – SC)
  • Catadora de gente (Mirela Kruel, 18 min – RS)
  • Estamos todos aqui (Chico Santos e Rafael Mellim, 20 min – SP)
  • Entre Parentes (Tiago de Aragão – DF)
  • Nova Iorque (Léo Tabosa, 24 min – PE)
  • Peripatético (Jéssica Queiroz, 15min – SP)
  • Papa-Figo (Alex dos Santos Reis, 16min – SP)
  • Peixe, Pizza e Picaretas – Fish Head (Maynard Stuart Farrell, 24min – SP)

 

DEBATES E CONVIVÊNCIAS

O crítico da revista Cinética, Juliano Gomes, será o mediador dos debates dos filmes de abertura, encerramento e da Mostra Norte. Diretor, ensaísta e professor, Gomes acumula participações nos principais festivais do Brasil, com publicações em veículos como Folha de São Paulo, Revista Piauí, Revista Filme & Cultura, além da Cinética, em que escreve desde 2008.

No dia 13 de abril, às 14 horas no Café Teatro, acontecerá um bate-papo com Sérgio Andrade e Juliano Gomes sobre A Terra Negra dos Kawa. No dia 16, (em local a ser definido), o bate-papo será com Pedro Diógenes e Juliano Gomes sobre Inferninho.

Nos dias 14 e 15 de abril, às 14h no Café Teatro, Gomes mediará os debates da Mostra Norte com a presença dos realizadores.

Além disso, o II Olhar do Norte trará o produtor, diretor, roteirista, Gabriel Martins, da produtora mineira Filmes de Plástico, produtor dos longas Temporada e Ela Volta Na Quinta.

Em 2009, Martins acompanhado de André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia criou a produtora audiovisual Filmes de Plástico. Em dez anos de atuação, seus filmes alcançaram participação e premiação em grandes festivais como o Festival de Cannes (premiado com menção honrosa do Júri), Locarno, Roterdã, Cartagena, Festival de Brasília, Rio, Mostra Tiradentes, Janela Internacional do Recife, dentre outras dezenas de mostras.

No dia 14, às 11h no Café Teatro, Gabriel Martins fará o bate-papo: “Filmes de Plástico – dos curtas aos festivais internacionais”. E no dia 15, mesmo horário e local, Martins terá uma conversa com o público sobre o tema: “Métodos de produção e distribuição de curtas-metragens”.

Todas as atividades de bate-papo contarão com a participação de membros do site Cine Set, e são abertas ao público com entrada gratuita.

 

OFICINAS

Duas oficinas serão oferecidas gratuitamente ao público.

Nos dias 12 e 13 de abril, de 8h as 11h no Café Teatro, Ismara Antunes ministrará uma oficina sobre Assistência de Direção para cinema. A oficina vai abordar o papel do assistente de direção em uma produção audiovisual, da pré-produção ao set de filmagem, compreendendo as funções do 1º, 2º e 3º assistente em uma equipe. O encontro pretende proporcionar conhecimentos técnicos, práticos e básicos como a decupagem do roteiro, análise técnica, montagem do plano de filmagem, ordem do dia, entre outras funções da equipe de direção. Formada em assistência de direção e produção na Academia Internacional de Cinema, Antunes foi 1ª assistente de direção em séries de TV, documentários e ficções.

Nos dias 14 e 15, mesmo horário e local, João Gabriel Riveres ministrará uma oficina de Pós-produção e Fluxo de Trabalho. Riveres é cineteleasta especializado em montagem pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), e trabalha com audiovisual desde 2008. Além da pós-produção, desempenha outras funções no cinema, como montagem, produção e assistência de direção. É sócio da empresa Sem Rumo – Projetos Audiovisuais.

Mais informações: https://www.facebook.com/FestivalOlharDoNorte/

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.