CineOP: Programação artística promove diálogo entre cinema, música e literatura
A produção regional e a ideia de território nortearam também a programação artística da 14ª CineOP (Mostra de Cinema de Ouro Preto, 05 a 10 de junho), que promoveu o diálogo do cinema com a música, a literatura, as artes cênicas e visuais.
Artistas ouro-pretanos, bandas locais, tradicionais e pungentes se apresentaram no palco do Sesc Cine Lounge Show, no Cortejo das Artes, nas performances cênico-musicais.
A curadoria artística foi mais uma vez realizada por meio da parceria cultural com o Sesc em Minas, que fez uma seleção alinhada com a temática escolhida para este ano para a realização dos nove shows, além da performance de dois DJs convidados, que se revezaram a cada noite temática.
O tradicional Cortejo da Arte reuniu 10 grupos artísticos locais para um passeio musical, que teve início na Praça Tiradentes e percorreu as ladeiras de Ouro Preto até o Cine Vila Rica.
Também para esta seleção, o Sesc em Minas tomou como diretriz a temática proposta pelo evento de abordar os territórios regionais e, neste contexto, propôs apresentar e valorizar as manifestações culturais tradicionais e grupos artísticos da cidade histórica e região.
O evento promoveu também o lançamento de quatro livros: “Caderno de Notas: Mestrado Profissional em Artes”, de Marcos H. Camargo e Solange S. Stecz; “Cinema Brasileiro e Educação”, de Acir Dias da Silva e Salete Paulina Machado Sirino; “Cinema de Brincar”, de Cezar Miglionin e Isaac Pipano; e “Gestão Cultural e Diversidade: do Pensar ao Agir”, de José Márcio Barros e Jocastra Holanda Bezerra.
Foto: Jackson Romanelli/Universo Produção