Produtoras confirmam força brasileira e fecham negócios no Festival de Animação de Annecy

Visibilidade para a qualidade e a criatividade brasileira e fechamentos de negócios internacionais marcaram a participação do Brasil na 43ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, realizado entre os dias 10 e 15 de junho. Neste ano, 15 empresas, representadas por 22 profissionais, fizeram parte da delegação brasileira do Brazilian Content, programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Com um projeto selecionado em competição e dois participantes em pitchings, o Brasil reforçou sua posição como país de expansão e tônica no segmento de animação. Rachel do Valle, gerente executiva do Brazilian Content, afirma que a participação em Annecy tem mostrado, ano a ano, o crescente valor dado às produções brasileiras por profissionais e público de todo o mundo.

“Annecy prova que o mundo tem enorme interesse por nosso país e nossas obras, pelo grau de importância dada a nossos profissionais e, claro, pelo fechamento de negócios. O estande do Brazilian Content no evento é um termômetro nesse aspecto e, mais uma vez, ficou lotado durante todos os dias”, afirma Rachel.

A Coala Filmes é uma das produtoras brasileiras que fechou negócio no evento: anunciou acordo com a americana Plymptoon Studios para a produção de uma série baseada em “Guard Dog” (indicado para o Oscar de Melhor Curta de Animação em 2005). A série já foi encomendada pelo Canal Brasil.

Portugal também esteve no radar brasileiro no Mifa (mercado integrado à programação de Annecy). As brasileiras Boulevard Filmes e Filme de Papel, fecharam coprodução com o estúdio português Sardinha em Lata para o longa de animação “Papaya”.

O Estúdio Makako também comemora a ida a Annecy: recebeu proposta de financiamento parcial de uma produtora chinesa para a animação educativa “Minifauna”. Outra produção do Makako, “Zebra Iris”, esta já premiada internacionalmente, será analisada por grandes, como a Disney e a BBC, afirma o diretor Lucas Flores. “Foi a primeira vez que participei e fiquei impressionado com a área de negócios do festival, muito interessante do ponto de vista comercial. Fizemos contatos excelentes e recebemos ótimas propostas”, afirma Flores.

Luciana Druzina, CEO da Druzina Content, também participou do evento pela primeira vez, levando como destaques as animações “Lupita”, “Jardim da Rua 13” e “Petsburg”. Annecy foi superpositivo e tem um diferencial interessante: o acesso a distribuidores e canais fortes da Europa. Trabalhar conteúdos novos é um processo que demanda tempo e exige relacionamento. Mas temos expectativas grandes de fecharmos negócios nos próximos meses”, afirma Luciana.

Competição

Um dos destaques brasileiros em Annecy foi o curta “Sangro”, que competiu no prêmio Perspectives Short Films, produção com direção de Thiago Minamisawa e Bruno Castro, e animação de Guto BR. A Ultrassom Music Ideas, responsável por trilhas sonoras de sucesso, como “Tito e os Pássaros”, “O Menino e o Mundo” e “Guida”, foi parceira do projeto com a finalização de áudio.

Outro projeto que brilhou no evento foi “Ana, en Passant”, do Apiário Estúdio Criativo, selecionado para o Feature Films Mifa Pitches. “Após a participação no Mifa posso reiterar a importância da experiência, tanto em termos de visibilidade do projeto, quanto no sentido de abrir portas e estabelecer novos contatos, expandindo a rede de parceiros e colaboradores”, afirmou Fernanda Salgado, criadora do projeto e sócia do Apiário Estúdio Criativo. “Tivemos retornos muito positivos após a apresentação do projeto, o que só confirma a força da história que queremos contar e a potência criativa, não só do ‘Ana, en Passant’, quanto dos projetos brasileiros como um todo.”

O Brazilian Content organiza delegação brasileira ao evento desde 2012. Na edição de 2019, o Mifa contou com 3.800 participantes, 827 expositores, 490 compradores e distribuidores e 468 projetos submetidos para os pitches, totalizando 75 países representados. No ano passado, o Brasil foi o grande homenageado de Annecy. Neste ano, foi a vez do Japão.

Empresas participantes

As empresas integrantes da delegação do Brazilian Content são: Apiário Estúdio Criativo, Boulevard Filmes, Chatrone, Coala Filmes, Copa Studio, Druzina Content, Estúdio Makako, Fraiha Produções, Kaplow Studio, Lobo, Mauricio de Sousa Produções, Movioca Content House, PenGuin Content, Tappi e Um Filmes.

Produtores participam de projetos parceiros da Apex-Brasil com entidades setoriais que promovem as exportações dos segmentos de audiovisual e música: Brazilian Content, Brasil Music Exchange, Cinema do Brasil e FilmBrazil, que atuarão de forma integrada no evento.

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