Goiânia Mostra Curtas homenageia atriz e cineasta Helena Ignez

Uma das principais atrizes e cineastas do País, Helena Ignez, será a homenageada da 19ª Goiânia Mostra Curtas. A edição deste ano celebrará a trajetória da protagonista de obras icônicas como “O Padre e a Moça”, “O Bandido da Luz Vermelha”, “A Mulher de Todos” e “Copacabana mon Amour”, além de diretora de filmes premiados.

A homenagem será realizada na cerimônia de abertura do festival, no dia 8 de outubro, às 20h, no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO). A noite será marcada pela exibição de “O Pátio”, filme que completa 60 anos e que foi o primeiro trabalho de Helena como atriz de cinema. Em seguida, “Extratos”, dirigido por sua filha, Sinai Sganzerla, com registros filmados por Helena e Rogério, seu esposo, durante o período em que o casal esteve exilado pela ditadura militar. E para fechar a noite, tem o experimental “Ossos”, dirigido por Helena em 2014 e inspirado na Classe Morta, de Tadeusz Kantor.

O reconhecimento a Helena Ignez coincide com duas datas muito significativas na trajetória de Helena: a comemoração de seus 80 anos de vida e os 60 anos de sua estreia nas telas. Ela também será uma das homenageadas da Curta Mostra Especial – O Amor e Suas Formas, que acontece nos dias 12 e 13 de outubro, e reúne filmes que retratam várias perspectivas e nuances da produção do País.

“Helena é uma mulher que representa de forma ímpar o cinema brasileiro. Ao longo dos anos de trabalho mostrou impressionante interpretação como atriz. Já atrás das lentes da câmera, se reinventou como uma cineasta nata”, destaca Maria Abdalla, diretora-geral da 19ª Goiânia Mostra Curtas. Helena Ignez assina filmes que vão desde “Canção de Baal” (2007) até “A Moça do Calendário” (2017). Seu último longa-metragem é o documentário “Fakir”.

Trajetória inspiradora

Com mais 40 filmes contabilizados como atriz e diretora, Helena já foi homenageada na Ásia e na Europa. Uma delas aconteceu no 20º Fribourg International Film Festival, na Suíça, na Mostra “La Femme du Bandit”, com 25 de seus filmes; outra ocorreu no 17º Festival of Kerala, na Índia, com a exibição de seis filmes em que trabalhou como atriz ou diretora. Ela também foi a homenageada em 2017, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Mais homenagens

Além de Helena Ignez, a Mostra Especial da 19ª Goiânia Mostra Curtas presta homenagem também à diretora e montadora Olga Futemma. Dedicada ao trabalho como pesquisadora, arquivista e gestora cultural junto à Cinemateca Brasileira, imprimiu, com os seus seis curtas-metragens, dirigidos entre 1972 e 1989, uma estética de cunho poético e pessoal, ao mesmo tempo que não deixou de ter como perspectiva a herança cultural e as discussões em torno das questões feministas de seu tempo.

 

O Festival

A 19ª Goiânia Mostra Curtas acontece de 8 a 13 de outubro no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO). Cineastas, produtores, pesquisadores, curadores, atrizes e atores, distribuidores, exibidores e representantes do governo, terceiro setor, agências de fomento e o público geral do festival estarão presentes no evento que tem entrada gratuita. Além da exibição de filmes, a programação deve incluir, debate, encontro com realizadores e de animação, laboratórios de roteiros audiovisuais, painéis, masterclasses, oficinas e evento de network, como atividades que fazem parte da Feira Audiovisual. 

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que busca outras parcerias junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor para garantir a realização da melhor forma possível. Até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e Agência Nacional do Cinema – Ancine; e apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc.

Foto Leo Lara/Universo Produção

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.