Coordenador da AIC comenta foco no VOD e capacitação do mercado fora do eixo Rio-SP
Diferente do que o nome da entidade sugere, a Academia Internacional de Cinema – AIC não limita seus cursos e sua abordagem ao meio cinema. Além disso, apesar de ter unidades no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), sua atuação abrange todo o País, especialmente agora com o lançamento de cursos online da escola. E quem contou isso para o Prodview foi Martin Eikmeier, coordenador acadêmico da entidade.
O executivo destacou, por exemplo, que os cursos online foram uma escolha natural para a Academia, que afinal já recebia alunos de outros Estados e municípios do País em cursos presenciais, além de levar oficinas para eventos como o Festival Guarnicê, no Maranhão. “Diante isso, entendemos que há uma enorme demanda por ensino de cinema que não é atendida no Brasil e fora do eixo Rio-São Paulo. Como o ensino a distância tem crescido muito, tanto em volume como em qualidade e credibilidade, achamos que este era o momento de apostar neste caminho”, afirmou.
Assim, a novidade chegou ao mercado neste mês de agosto, com a AIC inaugurando a sua escola de cinema online [Atualizado em 13/08/2018, às 11h15]. O catálogo inicial já incluía curso de Roteiro, bem como de Som para cinema e TV, Produção e Edição.
Confira a entrevista:
– Como a AIC espera que os cursos online beneficiem estudantes e profissionais de todo o País?
A AIC forma profissionais altamente capacitados tecnicamente e artisticamente. Em muitas escolas a exigência é que o professor tenha uma trajetória acadêmica. Nós apostamos no oposto. Buscamos sempre profissionais atuantes no mercado de trabalho, que eventualmente possuem uma trajetória acadêmica. Nosso horizonte é a formação de profissionais com uma visão sempre atualizada dos mecanismos de produção audiovisual desde a escrita de um roteiro às etapas de pós-produção.
Isso é possível porque a filosofia pedagógica da escola é o ensino por meio da prática. Reconhecemos que para manter essa filosofia, era necessário apostar em um modelo de curso à distância em que há uma relação direta do professor e de tutores com o aluno. Por isso optamos por um modelo com contato maior com o professor, com opção de aulas ao vivo. Com os cursos online da AIC, o aluno terá sempre esta visão atualizada dos processos de produção no audiovisual. Esperamos contribuir não apenas na qualidade do que é produzido fora do eixo Rio-São Paulo, mas também na qualidade das relações de trabalho que se formam na produção de um filme.
– Por que o primeiro curso disponível foi de Roteiro?
Roteiro foi o primeiro curso que lançamos, no segundo semestre de 2017, é um sucesso e nos surpreendeu muito. É um curso de 8 semanas e esperávamos disponibilizar uma turma sempre ao término da anterior. Ocorre que o sucesso foi tamanho que precisamos disponibilizá-lo todo mês. Já tivemos mais de 150 alunos neste curso desde o ano passado.
A partir da experiência adquirida com este curso dividimos o trabalho em três fases iniciais. A primeira, depois do lançamento do curso online de Roteiro, vai resultar nos cursos de Produção, Produção Executiva, Som para Cinema e Edição. Escolhemos estes cursos, pois nos parecia serem os que mais facilmente se adaptavam à lógica do online.
– No site, vocês apontam que os próximos cursos disponíveis serão de Produção Executiva e Documentário. Já têm previsão para a abertura de turmas? A escola online terá cursos de formação profissional?
A fase 2 do online será lançada em novembro com os cursos Documentário, Direção, Assistência de Direção e História do Cinema.
Por enquanto teremos apenas cursos livres. Mas já começamos a estudar a possibilidade de criar cursos híbridos.
– Quais são as principais tendências que a AIC acredita que guiarão o setor?
Temos visto uma maior procura por formação em televisão, sobretudo séries de TV. O VOD tem sido um dos principais meios de consumo do audiovisual e, com certeza, tem refletido no mercado de um lado e na busca por formação de outro.
Estamos já há alguns semestres introduzindo conteúdos que contemplem os formatos a lógica do VOD tanto na produção, como na aproximação do produtor com o mercado. Também estreitamos nossa relação com plataformas como a da Netflix. A série “Sintonia”, que é uma parceria da Netflix com o produtor Kondzilla, teve parte do seu casting feito aqui na escola com alunos do nosso Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV. Com o volume de produção projetado para o País, será preciso qualificar mão de obra. E esse tem sido nosso desafio.
A produção para YouTube também tem crescido bastante entre os jovens. No semestre passado chamamos a youtuber Joyce Pais para realizar um curso de produção para a plataforma. Reconhecemos que para plataformas como o YouTube, não se trata apenas da qualidade do conteúdo que é produzido, mas há toda uma lógica de administração, manutenção e comercialização que precisa ser considerada.
– Como a AIC se posiciona frente ao mercado audiovisual brasileiro atual?
A escola está em contato constante com o mercado de trabalho. Anualmente trazemos em nossa Semana de Cinema e Mercado grandes nomes de importantes produtoras, distribuidoras, gestores de produtoras, canais de TV etc. Além disso, nossa equipe participa sempre que possível de eventos e festivais no intuito de se aproximar do mercado atualizando sua perspectiva sobre os cursos.
Semana de Cinema e Mercado 2018
Entre 7 e 9 de agosto, foi realizada a edição de 2018 do evento da AIC nas suas unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo. O foco deste ano foi “TV Canais on demand: criação e produção de séries e filmes”, com participação de nomes como Sergio Goldenberg, autor-roteirista da TV Globo; Breno Silveira, sócio da produtora Conspiração e cineasta; e Carolina Alckmin, produtora de desenvolvimento na BBC.
Confira os detalhes dos cursos online da AIC no site oficial da entidade.