Semana ABC 2020 é adiada para outubro e lança lives com profissionais da cinematografia
A Associação Brasileira de Cinematografia – ABC divulgou o adiamento e as novas datas da Semana ABC 2020 e do Prêmio ABC 2020, que previamente eram esperados entre os dias 5 e 9 de maio. O adiamento foi uma decisão motivada pela prevenção da disseminação do novo coronavírus, COVID-19, assim como outros eventos também tiveram suas datas adiadas, entre eles Festival de Cannes, 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, Mostra Tiradentes em São Paulo, Festival de Cinema em Vitória e Prêmios Platino Xcaret.
Agora, as novas datas da Semana ABC 2020 são entre os dias 13 e 16 de outubro, com o Prêmio ABC 2020 sendo remarcado para 17 de outubro. Bem como sempre, os eventos serão realizados na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
Vale lembrar que a Semana ABC é um evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002 pela ABC e tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual às novas tendências de trabalho e gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outras atividades como a exposição de equipamentos. Neste ano, o encontro será ainda mais especial por também celebrar os 20 anos de atividades da associação.
Para quem quer relembrar alguns dos temas que já passaram pela Semana ABC, o canal da associação no YouTube conta com diversas playlists com mesas e masterclasses dos eventos desde 2004, incluindo conteúdos
sobre direção de fotografia, direção de arte, pós-produção, som, ensino do audiovisual, entre outros temas, além de entrevistas com profissionais da cinematografia brasileira.
Além disso, a ABC anunciou a realização de lives com profissionais da cinematografia em sua página no Instagram, @abcine. A primeira live acontece nesta terça-feira, 31 de março, às 17h, com o diretor de fotografia Adriano Goldman, ASC, BSC, ABC.
O diretor de fotografia começou a carreira fazendo vídeos e séries de TV. Em 2000, fotografou o documentário “A Família Braz”, episódio de Arthur Fontes e Dorrit Harazim para a série 6 Histórias Brasileiras, exibida no GNT. Recebeu dois prêmios ABC de fotografia para programas de TV: “Cidade dos Homens” (2004) e “Filhos do Carnaval” (2006). Já participou de diversas produções como “Sin Nombre” (2008), “Trash” (2014) e “Dark River” (2017), além da série da Netflix, “The Crown”.
Também já estão confirmadas as lives com a diretora de fotografia Heloisa Passos, ABC, que será entrevistada por Azul Serra (2 de abril); com o diretor de fotografia Lula Carvalho, ASC, ABC, que conversará com o Júnior Malta (6 de abril); e com César Charlone, ABC, SCU, que estará ao lado de Luciana Baseggio (8 de abril).
Serviço:
Evento: Semana ABC e Prêmio ABC
Data: entre 13 e 17 de outubro
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo, SP
Site: www.abcine.org.br
Evento: Lives no Instagram @abcine
Data: 31/3, 2/4, 6/4 e 8/4.
Relembre a cobertura do Prodview das edições de 2018 e 2019 da Semana ABC.