Destaques CineOP 05/09: As telas na pandemia, o Percurso da Tvdo e a experiência da Cinemateca Portuguesa

Confira alguns dos destaques de ontem (05/09) na CineOP. A programação segue até 07/09.

Artes

No sábado, 05 de setembro, foi a vez de Lamparina e a Primavera animar a live show. A banda mineira, formada em 2017, vem de um caldeirão de influências que vão de Lenine e Nação Zumbi a Djavan e Parangolé. Tendo a cultura popular brasileira como norte e limites fluidos, o grupo mistura funk, forró, brega, maracatu e o que mais vier. E o resultado é um caos harmônico, intenso, dançante e explosivo. Mas, especialmente, brasileiro. Lamparina e a Primavera é formada por Coto Delamarque (guitarra, syntetizador e vocal), Marina Miglio (vocal), Hugo Zschaber (vocal e percussão), Calvin Delamarque (baixo), Stenio Ribeiro (guitarra), Fabiano Carvalho (percussão e efeitos) e Thiago Groove (bateria).

Encontros

O Percurso da Tvdo foi o tema do Encontro de Cinema deste sábado (05). A Roda de Conversa abordou a trajetória e as ideias da produtora independente Tvdo, que na década de 1980 realizou algumas das intervenções estéticas e narrativas mais inovadoras no vídeo brasileiro e na televisão aberta. Participam do bate-papo os integrantes da Tvdo, Ney Marcondes, Paulo Priolli, Pedro VieiraTadeu Jungle Walter Silveira. O encontro tem mediação de Marcelo Miranda – crítico de cinema |MG.

Roda de conversa

Ainda no sábado, a Roda de Conversa discutiu as Diferentes Perspectivas da Criação de Personagens no Documentário. Partindo dos filmes Banquete CoutinhoSeres Coisas e Lugares As Constituintes de 88, o debate apresentou as diferentes elaborações de personagens no cinema documentário. Participam do bate-papo os cineastas Josafá Veloso, diretor do filme Banquete Coutinho; Suzana Macedo, diretor do filme Seres, Coisas e Lugares e Gregory Baltz, diretor do filme As Constituintes de 88. A mediação foi de Camila Vieira – curadora – Mostra Curtas Contemporânea.

Masterclass Internacional: As Telas nas Pedagogias da Pandemia

Vivemos uma multiplicação de telas. Telas que nos conectam ao mundo, mas também condicionam nossos modos de ver, consumir audiovisual, ao tempo que subjetivamos valores em regimes de difícil desconexão. A Masterclass discutiu como propor políticas e pedagogias de cuidado através de uma outra presença do cinema. Teve como convidada internacional: Inés Dussel – pesquisadora e professora titular do Departamento de Investigaciones Educativas DIE-Cinvestav | México.

Cinemateca Portuguesa
O diretor de acervo da Cinemateca Portuguesa, Tiago Baptista, foi convidado a compartilhar suas reflexões sobre as ações de sua instituição no mundo digital. Reconhecida internacionalmente, tanto por sua programação quanto pela excelência de seu laboratório fotoquímico, a presença digital da Cinemateca Portuguesa foi construída de forma gradual e consistente nos últimos anos. A pandemia de covid-19 obrigou o fechamento temporário das salas de cinema e aprofundou esse processo.

Para Thiago, o presente se faz por escolhas do passado, e essas escolhas é que definem o futuro. Daí ele perceber que espaços como museus e cinematecas – mesmo num século 21 de tantas facilidades tecnológicas a permitir acesso a praticamente qualquer filme do mundo ou fazer visitas virtuais a instituições de memória – seguem como ambientes essenciais. “Museus e acervos têm função de recordar o passado diante do presente. Nada na história é natural ou inevitável: o passado nos ajuda a perceber que somos fruto de opções e de debates já feitos antes”, diz Tiago.

Projetos Audiovisuais Educativos

A 1ª sessão de Projetos Audiovisuais Educativos foi apresentada ontem (05) com ênfase em temas que vinculam telas e janelas para ver o mundo, em tempo de quarenta. Confira alguns:

Projeto: MEU MUNDO, MINHA JANELA
Instituição: Unespar – Universidade Estadual do Paraná
Apresentação: Solange Stecz | PR
Projeto: UNIVERSIDADE E ESCOLA SEM MUROS
Instituição: FE-UnB em parceria com escolas públicas do DF, em especial com o CEF 801 do Recanto das Emas. Aprovado no Edital n. 4 da FAP/DF
Apresentação: Vitória Moura Alves | DF
Projeto: RODAS DE CONVERSAS: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS E AFETOS EM TEMPOS DE CRISE
Instituição: Funec Cruzeiro do Sul, Contagem, MG (Ensino Médio)
Apresentação: Sergio Alkmim | MG
Projeto: CINEMA NA ESCOLA, INCLUSIVE EM MEIO À PANDEMIA
Instituição: Emef Padre Melico Cândido Barbosa
Apresentação: Aline Jekimim Goulart | SP

Veja a  cobertura completa

Foto: Reprodução Universo Produção

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.