25a MCT: Alcance de mais de 4 milhões nas redes sociais e mais de 350 mil acessos de 83 países

 Em nove dias de programação abrangente, intensa e gratuita, a Mostra promoveu reflexões e apresentou a multiplicidade de conteúdos audiovisuais. Sessões de cinema, programa de formação, debates, rodas de conversa, exposição virtual, ações de mercado e show, marcaram a 25a edição do evento. O formato digital ampliou o alcance da ação cultural

 

Celebrando suas Bodas de Prata, a Mostra de Cinema de Tiradentes, maior evento do cinema brasileiro em formação, reflexão, exibição e difusão, em sua 25a edição, de 21 a 29 de janeiro, inaugurou o calendário audiovisual brasileiro e apresentou ao público a diversidade da produção audiovisual contemporânea em 169 filmes (64 longas, 3 médias e 102 curtas-metragens), oriundos de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal, em pré-estreias mundiais, nacionais e mostras temáticas.

Em nove dias de programação abrangente, intensa e gratuita, novamente em formato digital, o mais indicado e seguro para o cenário atual de pandemia do Covid-19 no Brasil, o evento teve mais de 350 mil acessos na plataforma oficial www.mostratiradentes.com.br, vindos de 83 países. A divulgação da Mostra registrou alcance de mais de 4 milhões nas redes sociais.

O evento realizou também o 25o Seminário do Cinema Brasileiro que promoveu 38 debates, a série Encontro com os Filmes e rodas de conversa, com a participação de 119 convidados, entre profissionais do audiovisual, críticos e pesquisadores. Os debates e bate-papos estão disponíveis no Canal do Youtube da Universo Produção.

A 25a Mostra Tiradentes promoveu ainda o Programa de Formação Audiovisual que contou com 10 oficinas e certificou 260 alunos. Em diálogo com as outras artes, a programação do evento realizou ainda performance audiovisual, lançamento de livros, exposição fotográfica virtual e show musical.

“A memória, é de que em 25 anos, o que era o desejo de fazer um festival diferente de tudo que já existia, tornou-se em empreendimento do mundo, com a força e a cara do Brasil. Aqui tem todas as cores, vozes, corpos, sotaques, processos de criação, inovação, linguagens, estéticas e tudo que acontece no cinema brasileiro agora”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes.

O evento atendeu a solicitação de credenciamento de 60 veículos de imprensa, representados por 95 profissionais de comunicação que fizeram a cobertura jornalística diária da 25a Mostra Tiradentes. Além disto, a equipe comunicação da Mostra alimentou a plataforma oficial do evento – www.mostratiradentes.com.br e as redes sociais com conteúdos diários – notícias e registros de vídeos e fotografias – que disponíveis para consulta e acompanhamento de tudo que aconteceu no evento.

 

TEMÁTICA + HOMENAGEM

 

Com a temática “Cinema em Transição”, a curadoria, assinada por Francis Vogner dos Reis e Lila Foster, propôs uma reflexão sobre a percepção de que o cinema brasileiro atravessa um período complexo e delicado em diversos setores: do desenvolvimento de projetos à produção, das filmagens à finalização, da distribuição à exibição, toda a cadeia de realização tem sido reestruturada, reconfigurada e, muitas vezes, revolucionada.

Em 2022, a Mostra Tiradentes prestou homenagem a Adirley Queirós, cineasta de Ceilândia, no Distrito Federal, que desde 2012 vem apresentando novos e instigantes trabalhos no evento. Junto ao Ceicine (Coletivo de Cinema da Ceilândia), seus filmes são obras fundamentais nesse rosto de transição que o cinema brasileiro foi adquirindo nos últimos anos.

 

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

 

A 25a edição da Mostra Tiradentes apresentou para o público o que vai ser o cinema brasileiro de 2022. Reuniu uma seleção de 169 filmes, de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal. Na programação de longas e médias foram exibidas 67 produções divididas em 12 Mostras Temáticas (Aurora, Olhos Livres, Temática, Homenagem, Autorias, Praça, À Meia-noite Levarei sua Alma, Sessão Debate, Valores, 25 anos, Jovem e Mostrinha), além do filme de encerramento. Os filmes vieram de nove estados (incluindo coproduções): Ceará (5), Espírito Santo (2), Goiás (1), Paraíba (1), Minas Gerais (13), Pernambuco (6), São Paulo (15), Rio de Janeiro (11), Rio Grande do Sul (1) e Distrito Federal (6).

Já os curtas totalizaram de 102 produções. As produções foram distribuídas nas mostras Foco, Panorama, Jovem, Formação, Mostrinha, Praça, Regional, Foco Minas, Homenagem, Valores e Temática. Os filmes vêm de 17 estados – Acre (2), Amazonas (2), Bahia(6), Ceará (8), Espírito Santo (1), Mato Grosso (1), Minas Gerais (29), Pará (1), Paraíba (1), Pernambuco (5), Piauí(1), Rio de Janeiro (13), Rio Grande do Norte (4), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2), São Paulo (19), Sergipe (1) e do Distrito Federal (1).

 

CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI

O programa Conexão Brasil CineMundi, edição itinerante do Brasil CineMundi introduziu uma nova categoria para longas brasileiros – a Work In Progress (WIP), na 25a Mostra Tiradentes e promoveu 58 meetings – ações de mercado voltadas para o cinema brasileiro, ampliando a difusão, a visibilidade e a internacionalização do audiovisual nacional, para 15 filmes de longa-metragem selecionados, em fase work in progress (WIP). Participaram da primeira edição do Conexão Brasil CineMundi 44 profissionais da indústria do audiovisual, entre convidados internacionais e também importantes players nacionais.

 

Veja a cobertura completa do Prodview:

 

 

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