25a MCT: Alcance de mais de 4 milhões nas redes sociais e mais de 350 mil acessos de 83 países
Em nove dias de programação abrangente, intensa e gratuita, a Mostra promoveu reflexões e apresentou a multiplicidade de conteúdos audiovisuais. Sessões de cinema, programa de formação, debates, rodas de conversa, exposição virtual, ações de mercado e show, marcaram a 25a edição do evento. O formato digital ampliou o alcance da ação cultural
Celebrando suas Bodas de Prata, a Mostra de Cinema de Tiradentes, maior evento do cinema brasileiro em formação, reflexão, exibição e difusão, em sua 25a edição, de 21 a 29 de janeiro, inaugurou o calendário audiovisual brasileiro e apresentou ao público a diversidade da produção audiovisual contemporânea em 169 filmes (64 longas, 3 médias e 102 curtas-metragens), oriundos de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal, em pré-estreias mundiais, nacionais e mostras temáticas.
Em nove dias de programação abrangente, intensa e gratuita, novamente em formato digital, o mais indicado e seguro para o cenário atual de pandemia do Covid-19 no Brasil, o evento teve mais de 350 mil acessos na plataforma oficial www.mostratiradentes.com.br, vindos de 83 países. A divulgação da Mostra registrou alcance de mais de 4 milhões nas redes sociais.
O evento realizou também o 25o Seminário do Cinema Brasileiro que promoveu 38 debates, a série Encontro com os Filmes e rodas de conversa, com a participação de 119 convidados, entre profissionais do audiovisual, críticos e pesquisadores. Os debates e bate-papos estão disponíveis no Canal do Youtube da Universo Produção.
A 25a Mostra Tiradentes promoveu ainda o Programa de Formação Audiovisual que contou com 10 oficinas e certificou 260 alunos. Em diálogo com as outras artes, a programação do evento realizou ainda performance audiovisual, lançamento de livros, exposição fotográfica virtual e show musical.
“A memória, é de que em 25 anos, o que era o desejo de fazer um festival diferente de tudo que já existia, tornou-se em empreendimento do mundo, com a força e a cara do Brasil. Aqui tem todas as cores, vozes, corpos, sotaques, processos de criação, inovação, linguagens, estéticas e tudo que acontece no cinema brasileiro agora”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes.
O evento atendeu a solicitação de credenciamento de 60 veículos de imprensa, representados por 95 profissionais de comunicação que fizeram a cobertura jornalística diária da 25a Mostra Tiradentes. Além disto, a equipe comunicação da Mostra alimentou a plataforma oficial do evento – www.mostratiradentes.com.br e as redes sociais com conteúdos diários – notícias e registros de vídeos e fotografias – que disponíveis para consulta e acompanhamento de tudo que aconteceu no evento.
TEMÁTICA + HOMENAGEM
Com a temática “Cinema em Transição”, a curadoria, assinada por Francis Vogner dos Reis e Lila Foster, propôs uma reflexão sobre a percepção de que o cinema brasileiro atravessa um período complexo e delicado em diversos setores: do desenvolvimento de projetos à produção, das filmagens à finalização, da distribuição à exibição, toda a cadeia de realização tem sido reestruturada, reconfigurada e, muitas vezes, revolucionada.
Em 2022, a Mostra Tiradentes prestou homenagem a Adirley Queirós, cineasta de Ceilândia, no Distrito Federal, que desde 2012 vem apresentando novos e instigantes trabalhos no evento. Junto ao Ceicine (Coletivo de Cinema da Ceilândia), seus filmes são obras fundamentais nesse rosto de transição que o cinema brasileiro foi adquirindo nos últimos anos.
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
A 25a edição da Mostra Tiradentes apresentou para o público o que vai ser o cinema brasileiro de 2022. Reuniu uma seleção de 169 filmes, de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal. Na programação de longas e médias foram exibidas 67 produções divididas em 12 Mostras Temáticas (Aurora, Olhos Livres, Temática, Homenagem, Autorias, Praça, À Meia-noite Levarei sua Alma, Sessão Debate, Valores, 25 anos, Jovem e Mostrinha), além do filme de encerramento. Os filmes vieram de nove estados (incluindo coproduções): Ceará (5), Espírito Santo (2), Goiás (1), Paraíba (1), Minas Gerais (13), Pernambuco (6), São Paulo (15), Rio de Janeiro (11), Rio Grande do Sul (1) e Distrito Federal (6).
Já os curtas totalizaram de 102 produções. As produções foram distribuídas nas mostras Foco, Panorama, Jovem, Formação, Mostrinha, Praça, Regional, Foco Minas, Homenagem, Valores e Temática. Os filmes vêm de 17 estados – Acre (2), Amazonas (2), Bahia(6), Ceará (8), Espírito Santo (1), Mato Grosso (1), Minas Gerais (29), Pará (1), Paraíba (1), Pernambuco (5), Piauí(1), Rio de Janeiro (13), Rio Grande do Norte (4), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2), São Paulo (19), Sergipe (1) e do Distrito Federal (1).
CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI
O programa Conexão Brasil CineMundi, edição itinerante do Brasil CineMundi introduziu uma nova categoria para longas brasileiros – a Work In Progress (WIP), na 25a Mostra Tiradentes e promoveu 58 meetings – ações de mercado voltadas para o cinema brasileiro, ampliando a difusão, a visibilidade e a internacionalização do audiovisual nacional, para 15 filmes de longa-metragem selecionados, em fase work in progress (WIP). Participaram da primeira edição do Conexão Brasil CineMundi 44 profissionais da indústria do audiovisual, entre convidados internacionais e também importantes players nacionais.
Veja a cobertura completa do Prodview:
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25a MCT: Diversidade na frente e atrás das câmeras
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25a MCT: Resumo 29/01; Mostra Jovem e Sessão Debate com longa em pré-estreia mundial
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25a MCT: Encontro sobre Cinema em Transição debateu presença de outras artes na realização audiovisual
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25a MCT: Resumo 28/01; Mostrinha e Encontro com os Filmes
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25a MCT: produções de cineastas que também atuam nas plataformas de streamings
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25a MCT: Bodas de Prata da Mostra Tiradentes com lives especiais no Instagram
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25a MCT: Tempos pandêmicos sob a ótica de longas e curtas-metragens
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25a MCT: Força estética dos espaços move cinema de uma nova geração em MG
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25a MCT: 17,5% dos curtas em exibição na 25a Mostra de Cinema de Tiradentes foram financiados por recursos da Lei Aldir Blanc
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25a MCT: A maior renovação do cinema brasileiro nos anos 2010 foi na ficção;
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25a MCT: Visibilidade para a produção universitária
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25a MCT: Os arquivos podem prever o futuro, diz cineasta em debate
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25a MCT: Livro inédito analisa últimos cinco anos do cinema brasileiro
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25a MCT: Mostrinha Pré-estreia nacional do longa-metragem “Poropopó”
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25a MCT: Mostra Homenagem – obras do cineasta Adirley Queirós
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25a MCT: Resumo 27/01; Cinéfilos participam, ao vivo, dos Encontros com os Filmes
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25a MCT: Resumo 26/01; Bate-papo com cineastas, Roda de Conversa e sessões de curtas
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25a MCT: Resumo 25/01; Atividades reflexivas e sessões da Mostra Panorama
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25a MCT: Resumo 24/01; Seminário Internacional e Encontro com os filmes
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25a MCT: Resumo 23/01; longas, pré-estreias e debates animaram a programação
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25a MCT: Resumo 22/01 ; Exibições destacam curtas mineiros