26a MCT – CONFIRA OS PREMIADOS DA 26ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Pelo segundo ano consecutivo, o estado sai vencedor da Mostra Aurora; na mostra Olhos Livres, vencedor é “O Canto das Amapolas”, dirigido por Paula Gaitán. Filmes em desenvolvimento também foram premiados na categoria de “work in progress” da Conexão Brasil CineMundi

O filme mineiro “As Linhas da Minha Mão”, de João Dumans, foi o título vencedor de melhor longa-metragem da Mostra Aurora na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Pelo segundo ano seguido um trabalho do estado vence a categoria. A cerimônia de encerramento, realizada na noite de 28/1, revelou a escolha de um documentário sensível, que aposta no corpo, na voz e no carisma de sua personagem para falar de afetos, vivências, saúde e relações urbanas.

O prêmio foi concedido pelo Júri Oficial, formado por críticos, pesquisadores e profissionais do audiovisual. No texto de justificativa, apontou-se, entre os méritos do “As Linhas da Minha Mão”, “um cinema que convida a desenquadrar o sujeito para além de uma categoria, de conceito ou signos fechados. O quadro se torna a abertura de uma pessoa que a todo momento desafia a noção de bordas, expande limites e se prova uma fabuladora maior que a vida”.

O Troféu Carlos Reichenbach, dado pelo Júri Jovem ao melhor longa da Mostra Olhos Livres, foi para “O Canto das Amapolas” (RJ), mais novo filme de Paula Gaitán, uma das grandes realizadoras em atividade no cinema brasileiro. Na justificativa, o Júri Jovem, formado por estudantes, defendeu o trabalho do filme “que nasceu de uma necessidade bruta de se entregar ao mistério das imagens – não apenas uma fresta: abre todas as janelas que por tanto tempo sua mãe pedia para fechar”.

O Prêmio Helena Ignez 2023, oferecido pelo Júri Oficial a um destaque feminino em qualquer função nos filmes das Mostras Aurora e Foco, foi dado a Edna Maria, atriz protagonista do filme paraibano “Cervejas no Escuro”. Em sua justificativa, o Júri defende a “espontaneidade como a marca de interpretação com precisão cinematográfica. Mais do que possibilitar o filme, a presença radiante de uma atriz muda uma comunidade”.

Na Mostra Foco, o Júri Oficial escolheu o curta-metragem “Remendo” (ES), de Roger Hill. Para os jurados, “esse filme desenrola-se de um modo criativo, em diálogo estreito com a forma como nos relacionamos e nos construímos enquanto povo e coletividade. Desenho de som inventivo, direção de arte apurada, diálogos inteligentes e estrutura bem arquitetada fornecem o alicerce para um senso de humor sem fronteiras que brinca com clichês e expressa uma arqueologia de mídias audiovisuais”.

O curta “Remendo” também ganhou o Prêmio Canal Brasil de Curtas, que oferece R$ 15 mil a um curta da Mostra Foco em júri formado pelo próprio canal.

Iniciada em 2022 e de volta em 2023, a Conexão Brasil CineMundi contou com a categoria Work In Progress (WIP), a partir de projetos enviados previamente e analisados por um júri especial. “O Estranho” (SP), de Flora Dias e Juruna Mallon, venceu o Prêmio O2 Play “pela narrativa que apresenta uma personagem com um olhar fora do comum – alguém que ocupa constantemente o espaço da história – atrelada a uma fotografia de olhar simples mas que incita a reflexão do espectador”.

Por sua vez, “As Muitas Mortes de Antônio Parreiras” (RJ), com direção de Lucas Parente, levou o Prêmio DOT The End. Oferecido pelo Festival de Málaga na Conexão Brasil CineMundi, a categoria WIP Exibição foi para “Idade da Pedra” (SP), de Renan Rovida.

No Júri Popular, escolhido em votação pelos espectadores da Mostra, o longa mais votado foi “A Filha do Palhaço” (CE), de Pedro Diógenes. Já “Nossa Mãe era Atriz” (MG), de André Novais Oliveira e Renato Novais de Oliveira, foi o escolhido popular na categoria de curta.

 

CONFIRA OS PREMIADOS DA 26ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

– Melhor curta-metragem pelo Júri Oficial, Mostra Foco: “Remendo” (ES), direção de Roger Hill.

Troféu Barroco.

Do CTAV: Master DCP para curta até 20 minutos

Da Naymovie: Prêmio Edina Fujii – R$ 5.000,00 (cinco mil reais), equivalente a locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMOVIE para serem utilizados em uma única produção

Da Mistika: R$ 6.000,00 (seis mil reais) em serviços de finalização.

Da DOT Cine: 2 (duas) diárias de correção de cor.

– Prêmio Canal Brasil de Curtas: “Remendo” (ES), direção de Roger Hill.

Prêmio de R$ 15 mil.

– Prêmio Helena Ignez para destaque feminino: Edna Maria, atriz, “Cervejas no Escuro” (PB).

– Melhor longa-metragem pelo Júri Jovem, da Mostra Olhos Livres, Prêmio Carlos Reichenbach:
“O Canto das Amapolas” (RJ), de Paula Gaitán.

Troféu Barroco;

Da Naymovie: Prêmio Edina Fujii – R$ 15.000,00 (quinze mil reais), equivalente a locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMOVIE para serem utilizados em uma única produção.

Da Cinecolor: 5 diárias de correção de cor.

Da Mistika: R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em serviços de finalização.

Da DOT Cine: master DCP para longa de até 120 minutos.

– Melhor longa-metragem da Mostra Aurora, pelo Júri Oficial: “As Linhas da Minha Mão” (MG), de João Dumans.

Troféu Barroco.

Da The End: R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) em serviços de pós-produção (laboratório digital, sync, dailies, conform, correção de cor, animação, composição, 3D e masterização).

Da Naymovie: Prêmio Edina Fujii – R$ 15.000,00 (quinze mil reais), equivalente a locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMOVIE para serem utilizados em uma única produção.

Da Cinecolor: 5 (cinco) diárias de correção de cor.

Da DOT Cine: master DCP para longa até 120 minutos.

– Melhor longa-metragem pelo Júri Popular: “A Filha do Palhaço” (CE), de Pedro Diógenes

– Melhor curta-metragem pelo Júri Popular: “Nossa Mãe Era Atriz” (MG), de André Novais Oliveira e Renato Novais Oliveira

– Prêmio O2 Play: “O Estranho” (SP), de Flora Dias e Juruna Mallon.

– Prêmio DOT The End: “As Muitas Mortes de Antônio Parreiras” (RJ), de Lucas Parente

– Prêmio Festival de Málaga: “Idade da Pedra” (SP), de Renan Rovida.

 

Saiba mais sobre a 26ª edição da Mostra de Cinema Tiradentes em nossa cobertura completa.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.