18a CineBH – Giro pelos debates: mulheres no comando, futuro do audiovisual, modelos de negócios e trabalho colaborativo foram alguns dos temas
A 18a CineBH contou com diversos debates e uma programação internacional que reuniu renomados profissionais. Confira alguns destaques:
MULHERES NO COMANDO: DESAFIOS E CONQUISTAS NO CINEMA LATINO-AMERICANO
Na quarta-feira, dia 25, a mesa “Estados do Cinema Latino-Americano: As Mulheres no Comando” discutiu a representatividade feminina no setor audiovisual, com participação das cineastas Ana Carolina Soares, Anna Muylaert, Laura Basombrio, Laura Danoso e Sol Infante Zamudio, mediadas pela pesquisadora e curadora Mariana Queen Nwabasili.
A presença feminina nos postos de comando das realizações tem sido cada vez mais enfatizada nos debates e em artigos, tendo em vista o ambiente historicamente tão masculino como é o do cinema em qualquer país. Embora não haja uma coleta de dados que lide com todo o cinema latino-americano, são raros os países em que as mulheres estejam em mais de 30% das direções de longas-metragens, exceções feitas a Cuba e Costa Rica, onde há equivalência e até superioridade das diretoras, embora os dados oficiais sejam vagos. Esses levantamentos são essenciais para as ênfases necessárias nas políticas públicas e para os regulamentos de editais. Em outra perspectiva, as diretoras latino-americanas, de diferentes países, têm obtido destaque em festivais internacionais.
FOCO O FUTURO DO AUDIOVISUAL DO BRASILEIRO
O setor audiovisual vive um período de profundas transformações, que trazem à tona tanto desafios quanto oportunidades promissoras. Em um contexto moldado por avanços tecnológicos, mudanças nos hábitos de consumo e uma crescente demanda por conteúdos diversos e representativos, torna-se essencial que as políticas públicas evoluam para estimular o crescimento e a inovação no setor. Esta temática foi o foco do debate inaugural, entre representantes do poder público e do setor do audiovisual, que inaugurou os encontros das 18ª CineBH, na quarta-feira, dia 25.
Entre os participantes da mesa: Anna Muylaert, cineasta homenageada; Débora Ivanov, produtora e diretora do Siaesp; Durval Angelo, conselheiro e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura de Belo Horizonte; Lúcio Otoni, diretor de operações do Cineart Multiplex; Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual; e Paulo Alcoforado, diretor da Ancine, com mediação de Tatiana Carvalho Costa, presidente da Associação de Profissionais Audiovisuais Negros.
TRANSFORMAÇÕES, INCLUSÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS NO AUDIOVISUAL
Uma das iniciativas do Brasil CineMundi, o Ciclo de Debates do Mercado Audiovisual Brasileiro realizou três encontros na quinta-feira, 26, abertos a qualquer interessado e com entrada franca. O intuito foi abordar e discutir as profundas transformações que estão moldando o setor.
A mesa “Estados do Cinema Latino-Americano: Os Estados e suas Ações” discutiu a dependência de leis e fundos públicos para viabilização de filmes e festivais no continente da América Latina. Já o painel “Mercado Audiovisual: Diversidade e Inclusão” abordou desafios e oportunidades para promover a representatividade no audiovisual.
Já o tema “Mercado Audiovisual: Novos Modelos de Negócio” discutiu formatos de financiamento e distribuição.
NOVOS MODELOS DE TRABALHO COLABORATIVO NO AUDIOVISUAL IBERO-AMERICANO
O Programa de Formação Audiovisual da 18ª CineBH realizou o workshop internacional “Rumo a Novos Modelos de Trabalho Colaborativo na Ibero-América”, comandado pelo espanhol Leonardo Ordóñez. A iniciativa buscou identificar as necessidades do setor audiovisual ibero-americano para implementar e avaliar novas políticas públicas que permitam o desenvolvimento do seu ecossistema setorial.
Leonardo Ordóñez é acadêmico com anos de especialização e pesquisa em economia e indústria criativa e setores criativos no Chile e América Latina. Convidado pelo Programa de Políticas Públicas do David Rockefeller Center for Latin American Studies – Harvard University, ele projetou e liderou o Programa de Promoção do Cinema e da Indústria Audiovisual da Corfo, no Chile e assessorou mais de 500 empresas e projetos audiovisuais na definição de modelos de negócios e estratégias para novos conteúdos na Ibero-América.
Comum total de 245 vagas disponibilizadas, distribuídas em sete modalidades de cursos, incluindo três laboratórios de roteiro, duas oficinas e dois workshops internacionais, o Programa de Formação Audiovisual tem o objetivo de capacitar profissionais e entusiastas do audiovisual. As atividades contam com a participação de renomados profissionais da área, incluindo os convidados internacionais Leonardo Ordóñez e Christine Tröstrum, da Alemanha.