CEO da Grabyo defende que digital é chave para ampliar conteúdo e audiências no audiovisual

O setor audiovisual está em constantes mudanças e adaptações, o que faz parte do DNA desse mercado que depende tanto de tecnologias quanto de conteúdos e, claro, profissionais. Eventos do segmento têm cumprido sua função em debater os próximos passos e tendências desse mercado como a SET Expo 2018, que teve foco especial em meios digitais e no futuro da televisão.

Uma das empresas presentes na feira de negócios desse evento foi a Grabyo, especializada em soluções em “nuvem” para o setor de produção e distribuição de conteúdo, gravado ou ao vivo.

Em entrevista especial ao Prodview, Gareth Capon, CEO da companhia, falou sobre a solução e as tendências do setor quando o foco é o meio digital. Confira a entrevista na íntegra:

Como foi a criação da Grabyo?

A Grabyo foi fundada em 2013 com a missão de dar oportunidade a distribuidores e detentores de direitos de mídia maximizarem seu conteúdo em vídeo e chegarem a mais fãs por meio de plataformas mobile, mídia social e over-the-top (OTT). Conforme as pessoas têm aumentado o uso de plataformas digitais para consumir vídeo, as organizações precisam de um serviço que ajude elas a fácil e rapidamente produzir vídeos otimizados para essa janela, alinhados à flexibilidade, instantaneidade dessa mídia, para atender à demanda do consumidor.

O serviço da Grabyo é baseado em “nuvem”, fácil de usar, cuja função é ajudar os profissionais a criar e distribuir vídeos de maneira rápida, além de produzir vídeos ao vivo diretamente nas plataformas digitais. O time profissional precisa acessar um web browser, então a única necessidade é ter um computador e uma conexão à internet para então criar e distribuidor conteúdo, sem limitações como restrições de licença de softwares e hardwares específicos.

A ideia é reduzir a dependência da infraestrutura das mídias tradicionais, dando a oportunidade de produzir conteúdo que encaixe em uma estratégia de conteúdo ágil, chegando mais facilmente aos consumidores.

Quais são os principais objetivos da empresa na América Latina?

O mercado latino-americano para vídeo digital pode ser descrito como um gigante adormecido que está acordando. Distribuidores e broadcasters em geral estão cada vez mais cientes do valor do vídeo via mobile e mídia social, porém ainda não acreditam totalmente nesse meio como uma maneira de chegar a audiências enormes na região. Nosso foco, assim, é mostrar o trabalho que temos realizado para clientes latinos como a Teletica na Costa Rica, que atingiu uma audiência via mídia social que representa três vezes a população do país durante a última Copa do Mundo.

Queremos ajudar o mercado latino-americano de vídeo digital a atingir o seu potencial, para isso estamos aumentando nossa base de clientes na região.

Quais são os maiores desafios para o mercado brasileiro de produção audiovisual? São os mesmos na maioria dos países da América Latina?

Os times de produtores no Brasil e na maior parte da América Latina buscam maneiras de maximizar seus recursos, já que a dependência da infraestrutura tradicional e de softwares específicos restringem muito a atuação. Isso afeta o alcance e a variedade do conteúdo que é produzido e distribuído.

Um destaque competitivo para o mercado brasileiro, que tem muitos players buscando atingir audiências, é um desafio de conteúdo para se destacar nesse cenário.

Os consumidores se veem com muitas opções de plataformas e canais, com um alto custo para usufruir deles. Então as pessoas têm de fazer escolhas e quem tiver o conteúdo mais atrativo, ganhar audiência. Perdem os consumidores que estão no mobile e nas mídias sociais terá um custo enorme tanto a curto quanto a longo prazo. O setor digital já é enorme e não tem indícios de que vai parar de crescer.

Como você acredita que a plataforma da Grabyo pode ajudar o mercado brasileiro de produção?

A Grabyo pode otimizar o fluxo de trabalho dos produtores e aumentar a qualidade e quantidade de vídeos digitais. A colaboração da equipe pode acontecer durante o processo de criação no serviço, incluindo em vídeos ao vivo, com distribuição instantânea.

O nosso serviço também tem ferramentas que ajudam as equipes a melhorarem seu conteúdo com efeitos, gráficos, camadas, entre outros, sem exigir treinamento extensivo em edição na plataforma. Além disso, temos ferramentas de localização que ajudam aos profissionais a ter um target mais assertivo para o conteúdo. A Grabyo ainda é integrada diretamente com o Facebook e com o Twitter.

Um dos pontos mais importantes é que nosso serviço é baseado em “nuvem”, está sempre evoluindo, sem custo de upgrade.

Quais são as principais tendências da produção audiovisual atualmente?

Para os consumidores, é principalmente a conveniência digital. O consumo de vídeo via mobile e mídia social está crescendo exponencialmente porque é possível acessar o conteúdo em qualquer lugar, a qualquer hora. Por isso, broadcasters estão começando a reduzir a dependência em infraestruturas tradicionais do setor, buscando por ferramentas digitais para produzir, armazenar e distribuir conteúdo.

Destaque para o sucesso de conteúdos em streaming ao vivo, especialmente nas mídias sociais, nas quais a interatividade é o atrativo. Nesses ambientes, os profissionais do setor criam experiências engajadoras e memoráveis, ganhando mais audiência.

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