Fluent, divisão da Webedia, abre novos caminhos para o Brand Publising no Brasil

Com o crescimento do meio digital, todas as marcas querem estabelecer uma conexão maior com o consumidor, no entanto, poucas são as empresas debruçadas sobre essa tarefa que conseguem entregar um conteúdo relevante pautado por dados que resultem em credibilidade, identificação e gerem o engajamento correto.

Desde que a multinacional francesa Webedia chegou ao Brasil, uma avalanche de novidades foram surgindo e com elas o crescimento e fortificação de grandes canais, constituindo a empresa como uma grande publisher responsável por mais de 72 plataformas de conteúdo que envolvem a paixão do público, como o Adoro Cinema, o Tudo Gostoso, o Hypeness e o IGN. Esse know-how presente já em 10 países atrai 188 milhões de visitantes, sendo o Brasil responsável por 50 milhões, uma fatia altamente expressiva. Mundialmente são quase 3 bilhões em pageviews.

Essa engrenagem própria possibilitou a criação de uma divisão dentro do grupo denominada inicialmente como Webedia Brand Publishing. Após cinco anos e representando 30% do faturamento da multinacional no Brasil, foi a hora de criar uma marca própria que refletisse o seu posicionamento. Assim, nasce a Fluent, um braço da Webedia focado em produzir conteúdo para qualquer empresa, em qualquer plataforma e para qualquer comunidade, tudo isso pautado em inteligência de dados e consequentemente em trazer resultados.

“Colocamos à disposição das marcas todo o conhecimento adquirido. Aprendemos com as nossas plataformas como engajar com determinado público em nossos sites e redes sociais, eventos e inclusive publicando livros. Parte do resultado disso é que temos hoje 16 ecossistemas de conteúdos de marcas”, acrescentou Luther Peczan, vice-presidente do grupo no Brasil durante o lançamento oficial da Fluent para a imprensa, nessa semana.

Antes de assumir a operação de brand publishing, Luther foi responsável pelo conteúdo e audiência dos sites próprios da Webedia. Na sua gestão, as plataformas do grupo, tiveram crescimento exponencial, segundo o TOP 10 no Comscore.

O conceito “brand publishing” é relativamente novo no Brasil e poucos são os que trabalham com isso. Para muitos, ele já é considerado uma evolução do branded content, porque além de produzir um conteúdo relevante e que faça sentido, ele conversa diretamente com o público que a marca quer atingir. É usar da credibilidade para chegar assertivamente à audiência e sempre com o olhar de trazer resultados. A principal vantagem dessa estratégia é construir sua própria audiência, utilizando plataformas proprietárias.

“Estamos inaugurando uma categoria, o brand publishing, que nem todos fazem aqui no Brasil então tudo o que fizermos vai servir como tendência. É criar relações autênticas entre marcas e pessoas com conteúdo relevante, colocando a pessoa no centro e para fazer isso tem que ser especialista”, disse Ricardo Lemes Lopes, diretor de criação da Geometry Brasil, agência responsável por traduzir os conceitos e criar essa nova identidade visual da Fluent. (veja detalhes abaixo).

O espírito de vanguarda da Webedia que resultou em plataformas altamente consolidadas, segue agora à disposição das marcas.

“A gente trabalha com sites sobre paixão e influenciadores. Todas as marcas devem entender que elas são mídia com o digital, mas elas não sabem como produzir conteúdo. Queremos facilitar o diálogo entre as marcas que precisam comunicar diretamente com as comunidades de interesse”, completa Olivier Aizac, CEO da Webedia, que assumiu as operações da companhia no Brasil em junho deste ano.

A Fluent conta hoje com 250 profissionais que atendem um portfólio de 28 clientes, entre os quais Uber, L’Oréal, Ubisoft, Aché, P&G, Leroy Merlin e J&J, com mais de 300 produções mensais de vídeo, a cargo da produtora Massiv, que será incorporada à nova marca do grupo Webedia.

Um dos primeiros grandes cases em termos de brand publishing foi o site Beleza Extraordinária da L´Oréal que há cinco anos produz conteúdo sobre “cabelo” e tem mais de 2 bilhões de views. Outro exemplo é o canal da Ubisoft no YouTube, um dos poucos canais de marca a superar um milhão de inscritos.

É a produção de conteúdo quebrando paradigmas no mercado audiovisual e gerando oportunidades dentro do segmento publicitário.

Thais Pinheiro e Luther Peczan (Foto: Paulo Liebert)

 

A criação da marca

O trabalho de branding para traduzir os conceitos da nova marca, captar a essência e criar a identidade visual levou seis meses. A criação da Geometry resultou em uma logomarca digital que alterna cores e o formato.

O olhar externo da agência deu sentido a uma marca que pretende ser inovadora e em constante mutação e que se adapta à diferentes circunstâncias. Ao misturar Fluid e Content, nasceu a Fluent, com um símbolo que tem como base o sinal de diferença (≠) aplicado ao F. Tanto a logo como a aplicação foram pensadas para terem diversas utilizações.

“A Fluent se adapta para falar a língua do público-alvo de cada marca. Por isso, tem uma linguagem visual sempre em mutação, feita do conteúdo que ela produz”, explica Thais Pinheiro, diretora de marketing da Fluent.

Isso também reflete no time que trabalha na empresa, que representa uma equipe jovem e disposta a enfrentar sempre novos desafios.

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