Gaya Filmes e Ligocki Entretenimento filmam história verídica antiescravidão
As produtoras Gaya Filmes e Ligocki Entretenimento anunciaram as filmagens do longa-metragem Pureza, inspirado na história real de brasileira homônima que, na busca por seu filho desaparecido, encontra uma rede de fazendas com trabalho escravo na Amazônia. A locação escolhida para a produção foi Marabá, um município com mais de 270 mil habitantes no Estado do Pará.
Baseado na história de uma brasileira real, a personagem principal é interpretada pela atriz Dira Paes. Na trama, na busca por seu filho, ela se emprega em uma dessas fazendas onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores rurais e o desmatamento florestal, mas consegue escapar e denuncia os fatos às autoridades federais. Pureza, inclusive, chegou a ganhar o “Prêmio Antiescravidão” cedido pela entidade britânica Anti-Slavery International em 1997.
O elenco ainda conta com nomes como Flávio Bauraqui, Matheus Abreu, Mariana Nunes, Claudio Barros e Sergio Sartório. Com fotografia de Felipe Reinheimer, a direção é de Renato Barbieri, enquanto a produção executiva fica a encargo de Affonso Beato e Paulo Morelli.
Ainda sem data confirmada de estreia, a distribuição do filme será da Downtown Filmes.