REBRAFIC: O papel das Film Commissions e o impacto econômico para as regiões

A REBRAFIC (Rede Brasileira de Film Commissions) é uma associação brasileira de Film Commission sem fins lucrativos, que tem como objetivos assegurar um nível alto e padronizado de apoio aos produtores nacionais e internacionais, promovendo todas as regiões do Brasil como locações para produções nacionais e internacionais.

André Faria, gerente administrativo da entidade, conversou com o Prodview sobre o papel das Film Commissions e as ações que a REBRAFIC tem realizado para fortalecer o segmento.

“As Film Commissions são uma estratégia barata com uma enorme capacidade de retorno. O Brasil precisa sem dúvida nenhuma fortalecer as existentes e criar novas onde ainda não há”, disse.

Ele explica que ações assim são “elo estratégico entre os setores de cultura e turismo, e traz uma relevante contribuição para o desenvolvimento econômico de uma determinada região – contribuição essa que nunca fica restrita apenas à atividade audiovisual”.

Essa entrevista faz parte de uma série especial sobre as Film Commissions que o Prodview tem realizado. Já falamos com a São Paulo Film Commission e com a Rio Film Commission.

Na foto acima – Os signatários do Estatuto da LAFCN na ocasião do VI Encuentro de Film Commissions Latinoamericanas,que ocorreu na MAX em Belo Horizonte: da esquerda para direita: José Castro Chacón da Costa Rica Film Commission, Steve Solot, ex diretor Executivo da REBRAFIC, André Faria, Gerente Administrativo da REBRAFIC, Tânia Pinta, Coordenadora da Rio Film Commission, Daniel Celli, Coordenador da São Paulo Film Commission, Yvette Marichal, da Dirección General de Cine de la República Dominicana, Gisella Previtali, da Locaciones Montevideanas do Uruguai, Ana Aizenberg, Diretora Executiva da Film Commission Argentina, Silvia Echeverri, Diretora da Comisión Fílmica y de Promoción Internacional da Proimágenes Colombia, Carmen Garcia, Cordenadora do Departamento de Gestão de Marca na Promperu, Cecilia Hernández Diretora da Córdoba Film Commission e Mario Hernandez, da Comisión Mexicana de Filmaciones. 

 

Confira a entrevista na íntegra:

– Quais são as Film Comissions ativas no Brasil hoje?

Segundo nosso levantamento de dezembro, as Film Commissions ativas no Brasil são as do Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Minas Gerais (estadual), Garibaldi (RS) e Bento Gonçalves (RS). Não conseguimos contato com alguns projetos que iniciaram 2018 ativos, mas essa situação era esperada pois transições de governo são sempre muito complicadas e afetam a operação das Film Commissions. Algumas estão sem nenhuma presença online ou meios de contato disponíveis, que são imprescindíveis para a operação de uma Film Commission e faz com que não as consideremos plenamente ativas. Teremos uma leitura melhor após o Carnaval e esse número tende a crescer.

André faria

– E as que estão em processo de formação?

Contabilizamos como em formação as que nem ainda nem chegaram a se consolidar e as que sofreram perdas e tiveram seu funcionamento interrompido, caso das Film Commissions de Amazonas e Bahia em 2018, por exemplo. Cidades como Macaé (RJ), Fortaleza e Curitiba tem entrado em contato recentemente buscando auxílio na implantação de suas Film Commissions e esperamos que em breve já figurem em nossos quadros como Film Commissions ativas. Também estão em formação, Film Commissions em Balneário Camboriú, Barra do Piraí, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Búzios e Florianópolis.

– Como avalia as principais conquistas da Rebrafic em 2018?

A principal conquista da REBRAFIC em 2018 eu diria que foi a grande representação interna que conseguimos fazer do conceito de Film Commission frente ao mercado audiovisual, governantes e membros da ANCINE e Minc, fazendo por exemplo explanações frente ao Comitê Gestor do FSA, participando do Grupo de Trabalho do Ministério do Turismo e também do Grupo de Trabalho sobre Política de Atração de Produções e Coproduções Internacionais da Ancine. Nessas oportunidades pudemos explicitar a importância das Film Commissions para que se maximize o impacto econômico trazido pela recepção de projetos audiovisuais em seus locais de atuação. Film Commissions são uma estratégia barata com uma enorme capacidade de retorno. O Brasil precisa sem dúvida nenhuma fortalecer as FCs existentes e criar novas onde ainda não há. Ao meu ver, a atuação da REBRAFIC nesses eventos ao longo de todo ano contribui muito pra empoderar as Film Commissions já existentes e para influenciar na criação de novas FCs.

Paralelamente, também é muito importante estar fazer parte do processo de fundação da Latin American Film Commission Network. É uma iniciativa muito promissora.

– E sobre os impactos gerados da formação de uma Film Commission?

Uma film commission nada mais é que um escritório de apoio à produção audiovisual, que possui dois objetivos fundamentais: atrair produções audiovisuais, e apoiar logistico-operacionalmente produtores de todos os formatos de conteúdo audiovisual (filmes, séries de televisão, documentários, publicidade, etc.) nas filmagens ou photoshoots numa determinada localidade, realizando a interface entre os produtores e as instâncias governamentais e privadas da região.

A recepção de projetos audiovisuais, como você sabe, traz múltiplos benefícios para as localidades que as acolhem: o crescimento da atividade econômica, resultado dos gastos das produções com serviços locais variados – o que favorece as empresas locais atuantes nos mais variados segmentos, como alimentação, transporte e hotelaria; o aumento das oportunidades de trabalho, devido ao aumento na demanda nestes mesmos variados segmentos; e, em um momento seguinte, o aumento da atividade turística, uma vez que a região ganha maior visibilidade ao ser mais vezes retratada em obras audiovisuais, atraindo mais visitantes e aumentando a procura por agências de viagens, operadoras de seguros e guias de turismo.

– Como preveem que será 2019?

Uma film commission realiza um elo estratégico entre os setores de cultura e turismo, e traz uma relevante contribuição para o desenvolvimento econômico de uma determinada região – contribuição essa que nunca fica restrita apenas à atividade audiovisual. Sabemos que esse ano, mais do que nunca, a Cultura terá que se apresentar para a sociedade enquanto a potente indústria que é. Acreditamos que qualquer pessoa que seja devidamente esclarecida sobre benefícios trazidos pela recepção de projetos audiovisuais e que seja apresentada ao conceito de Film Commission se tornará uma grande defensora das Film Commissions.

Por isso, em 2019 queremos realizar um número bem maior de eventos como Palestras de Sensibilização, Workshops, Cursos e Consultorias pelo Brasil, a fim de divulgar o conceito, ajudando a resgatar as Film Commissions que caíram em inatividade e ajudar a estabelecer novas Film Commissions. Frisamos que não cobramos por Palestras de Sensibilização, onde apresentamos o conceito e seus benefícios, desde que a estrutura local cobre os custos de deslocamento e hospedagem dos palestrantes.

 

Ações da REBRAFIC ao longo de 2018

  • Em janeiro a REBRAFIC começou a patrocinar uma mostra de filmes brasileiros na Florida Atlantic University;
  • Em fevereiro inseriu o Brasil no banco de dados global de locações e incentivos da Entertainment Partners.
  • Em março realizou uma palestra de sensibilização em Macaé, a pedido da secretaria de Cultura de Macaé.
  • Em abril esteve presentes com uma mesa no Rio2C e os associados tiveram espaço para realizar reuniões com produtores.
  • Em maio moderou um Webinar sobre financiamento de obras audiovisuais oferecido pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e assinou com a Fondation Liban Cinema, um memorando de entendimento (MoU), no Festival de Cannes.
  • Em junho apoiou o Concurso de Argumentos de Longa-metragem para Estudantes do Brasil e da Flórida 2018.
  • Em julho participou da 4° reunião do Grupo de Trabalho do Conselho Superior de Cinema sobre Política de Atração de Produções e Coproduções Internacionais da ANCINE e também organizou e participou do lançamento da Niterói Film Commission em Los Angeles.
  • Em agosto participou do VI Encuentro de Film Commissions Latinoamericanas, que ocorreu na MAX. Na ocasião, se reuniu com outros representantes das film commissions latino-americanas para discutir os objetivos e as premissas básicas de funcionamento da Latin American Film Commission Network, a fim de que o estatuto da entidade fosse redigido. Ao fim da reunião, a primeira versão do Estatuto da entidade foi gerado, impresso e assinado pela REBRAFIC e os demais presentes.
  • Em setembro foi convidada pelo Ministério do Turismo a realizar uma palestra sobre Turismo Cinematrográfico na ABAV Expo, exposição anual realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens. Também participou do Painel “Film Commissions e o Audiovisual Brasileiro” no Festival de Brasília.
  • Em outubro realizou uma palestra sobre a situação das Film Commissions brasileiras para o Cômite Gestor do FSA e passou a integrar o novo Grupo de Trabalho sobre Turismo Cinematográfico criado pelo Ministério do Turismo.
  • Em novembro organizou no RioMarket um Painel sobre as Film Commissions e seu papel na Cadeia Produtiva do Audiovisual.
  • Em Dezembro realizou palestra sobre Film Commissions no Festival de Los Angeles de Cinema Brasileiro (foto abaixo), e também, esteve no Ventana Sur, em Buenos Aires, onde se reuniu novamente com os outros membros da Latin American Film Commission Network, para assinar mudanças no Estatuto e debater as atividades da entidade.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.