Universo Produção abre inscrições gratuitas de filmes e trabalhos audiovisuais comunitários

Já estão abertas as inscrições de filmes brasileiros para seleção e exibição na 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 05 a 10 de junho de 2019, e na 13ª CineBH – BH International Film Festival, prevista para 27 de agosto a 01 de setembro de 2019. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site – www.universoproducao.com.br até 05 de abril às 23:59 horas, horário de Brasília.

No mesmo site, interessados podem inscrever Projetos Audiovisuais Educativos e Filmes para a Mostra Educação, a serem exibidos na 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, em parceria com o XI FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual. As inscrições são também gratuitas e devem ser feitas até o dia 15 de abril, às 23:59 horas, horário de Brasília. Este ano, os filmes e projetos propostos devem se relacionar com a temática “Mulheres: terra e movimento”.

 

FILMES PARA a 14ª CINEOP e 13ª CINEBH

A Universo Produção institui o processo unificado de inscrição de filmes para os eventos audiovisuais que integram o programa Cinema sem Fronteiras 2019 visando a otimização de tempo e recursos tanto para a produção dos eventos quanto para os realizadores. Desse modo, no ato da inscrição, o candidato pode optar por aplicar o filme tanto para 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto como para a 13ª CineBH – BH International Film Festival, sinalizando, ao preencher a ficha, em qual/quais mostra(s) deseja inscrever.

Para os eventos que integram a segunda etapa do programa Cinema sem Fronteiras 2019 (14ª CineOP e 13ª CineBH), serão aceitas inscrições de LONGAS, MÉDIAS e CURTA-METRAGENS brasileiros, finalizados a partir de 2018 e que não tenham sido inscritos em edições anteriores de cada evento.

 

FILMES PARA MOSTRA EDUCAÇÃO + TRABALHOS AUDIOVSUAIS COMUNITÁRIOS – 14ª CINEOP

A Universo Produção também recebe inscrições de Projetos Audiovisuais Educativos e de Filmes para a Mostra Educação, a serem exibidos na 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, em parceria com o XI FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual.

Com o tema “Mulheres: terra e movimento”, o Encontro da Educação propõe abordar a atuação das mulheres, com foco nas intervenções das mulheres desde os lugares específicos onde vivem e também nas intervenções que elas empreendem nos espaços públicos. A motivação é buscar compreender como, lançando mão do cinema, as mulheres estabelecem relações com os espaços, com as regiões, territorialidades e com as terras onde se situam.

Os interessados em ter seu projeto exposto e discutido dentro da programação – dividida nas categorias “As Mulheres e a Terra”, “Mulheres na Escola” e “Potência Pedagógica das Reflexões Feministas e Interseccionalidades (Classe, Gênero e Raça)” – devem preencher a ficha disponível no site e disponibilizar as informações solicitadas para avaliação de uma comissão eleita pela organização do evento e da Rede Kino. Poderão se inscrever quaisquer proponentes que representem atividades de produção e socialização da cultura audiovisual e educação.

Já para os interessados na Mostra Educação, que tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, destaca-se o interesse no tema MULHERES, especialmente as relações que elas experimentam com os espaços, as regiões, os territórios, as terras e também com os movimentos nos quais se engajam, sejam eles considerados feministas ou não. Poderão ser inscritos filmes produzidos em contexto escolar – por estudantes, professores ou cineastas.

 

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO

Os interessados devem consultar o regulamento para obter as especificidades e informações de cada evento, realizar o cadastro e preencher o formulário disponível no ato da inscrição. Após o preenchimento do formulário, o filme/ projeto entrará na seleção oficial e será avaliado pela curadoria ou comissão julgadora. Em todos os casos não há necessidade de postagem da cópia física.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.