Novos olhares sobre pessoas e comportamento foram destaque no Conferência GP 2019
A Conferência GP 2019, realizada em 27 de março, levou à Unibes Cultural, em São Paulo, muita troca de conhecimento sobre “Detox” e diversos temas relacionados ao universo dos profissionais de comunicação. Organizado pelo Grupo de Planejamento, o evento teve o apoio da Globosat pelo terceiro ano consecutivo.
“A Globosat é movida pela paixão por conectar as pessoas ao conteúdo, e por isso investe continuamente em estudos focados em questões comportamentais, que são muito importantes para apontar tendências e movimentos da sociedade. Essas pesquisas estão disponíveis na plataforma Gente e têm total afinidade com o tema da Conferência do GP. Participar do evento nos proporcionou a oportunidade de compartilhar essas informações e trocar conhecimento com os participantes. Aprendemos todos”, diz Roberta Giordano, gerente de marketing publicitário da Globosat.
A Globosat contou com um lounge dedicado aos conteúdos da Plataforma Gente (http://gente.globosat.com.br). No espaço, foram apresentados dados e informações sobre estudos e iniciativas realizadas pelas marcas da Globosat que geraram conversas sobre as mudanças de comportamento, hábitos e perfis dos públicos e gerações.
O primeiro painel do “Palco Gente”, “Cocriação como Detox”, apontou como a interação e a colaboração podem mudar a forma como encaramos o nosso trabalho. “Interdependência, colaboração e empatia têm muito a ver com cocriação: não é mais eu executar meu trabalho e entregá-lo. Há uma série de outros fatores que precisam ser pensados antes como, por exemplo, saber o impacto que uma área tem na outra e no consumidor final”, comentou Marcio Leite, gerente de design estratégico e inovação da Globosat. A apresentação ainda contou com Lina Ceschin, designer estratégica da Globosat e Danton Gravina, também designer estratégico.
Já a segunda rodada de palestras foi sobre o tema “Detox emocional” e como o contexto e significado dialogam entre si para formarem o que entendemos por emoção contemporânea. A apresentação foi baseada no estudo “Toda Emoção Conta”, disponível na plataforma Gente. Giani Scarin, gerente de pesquisa e inteligência de mercado da Globosat, apontou três insights principais da pesquisa: “Primeiro, as emoções são construídas. Não nascemos com elas. Segundo ponto, as emoções são respostas a estímulos externos e, portanto, refletem o espírito de uma época. E terceiro, os conteúdos audiovisuais são capazes de nos conectarem às emoções. Eles nos ajudam a entender e a enfrentar o contexto e podem ainda ser uma rota de fuga da dura realidade”.
O debate “Detox Intolerância” contou com a jornalista e ativista Renata Novaes, que faz parte da equipe de marketing Globosat; Larissa Luz, cantora, atriz, compositora e produtora musical; Pedro Schneider, idealizador do MEMOH e Murilo Araújo, jornalista e pesquisador, ativista do movimento LGBT. Questões como empatia, lugar de fala, racismo e a forte onda de preconceito foram debatidas pelos participantes que reforçaram a importância do diálogo para transformar a maneira que encaramos a polarização tóxica e a militância.
O tema “Séries como detox” finalizou o conteúdo do Gente e mostrou como as séries se tornaram uma válvula de escape e capital social importante para os fãs do gênero. Gabriel Williams, gerente de Marketing e Produto NBCUniversal, falou sobre o crescimento da cultura de consumo de séries. “Metade da população (51%) brasileira é ligada em séries. São pessoas de diferentes idades, classes sociais e estilos de vidas”, destaca Williams. “Identificamos na pesquisa `Paixão em Séries´ que 90% das pessoas declararam que assistem às séries por simples prazer”.
Além do “Palco Gente”, a Globosat também fez parte da programação principal do evento no painel “Detox Seriedade”, com Roberta Penna Ramos, especialista de Marketing do Multishow e no painel “Conteúdo como Detox”, com Vanessa Oliveira, diretora da VIU Hub, unidade de negócios digitais da Globosat. Nesse último, Vanessa discutiu a mudança que a produção de conteúdo está sofrendo nos dias de hoje “O mercado propicia que qualquer pessoa entre e faça seu conteúdo, todo mundo começa a produzir e ser a um influenciador, e a dizer o que pensa”, comentou no painel. Ela também abordou sobre como as pessoas estão buscando valores para se conectar com as marcas.