Novos olhares sobre pessoas e comportamento foram destaque no Conferência GP 2019

A Conferência GP 2019, realizada em 27 de março, levou à Unibes Cultural, em São Paulo, muita troca de conhecimento sobre “Detox” e diversos temas relacionados ao universo dos profissionais de comunicação. Organizado pelo Grupo de Planejamento, o evento teve o apoio da Globosat pelo terceiro ano consecutivo.

“A Globosat é movida pela paixão por conectar as pessoas ao conteúdo, e por isso investe continuamente em estudos focados em questões comportamentais, que são muito importantes para apontar tendências e movimentos da sociedade. Essas pesquisas estão disponíveis na plataforma Gente e têm total afinidade com o tema da Conferência do GP. Participar do evento nos proporcionou a oportunidade de compartilhar essas informações e trocar conhecimento com os participantes. Aprendemos todos”, diz Roberta Giordano, gerente de marketing publicitário da Globosat.

A Globosat contou com um lounge dedicado aos conteúdos da Plataforma Gente (http://gente.globosat.com.br). No espaço, foram apresentados dados e informações sobre estudos e iniciativas realizadas pelas marcas da Globosat que geraram conversas sobre as mudanças de comportamento, hábitos e perfis dos públicos e gerações.

O primeiro painel do “Palco Gente”, “Cocriação como Detox”, apontou como a interação e a colaboração podem mudar a forma como encaramos o nosso trabalho. “Interdependência, colaboração e empatia têm muito a ver com cocriação: não é mais eu executar meu trabalho e entregá-lo. Há uma série de outros fatores que precisam ser pensados antes como, por exemplo, saber o impacto que uma área tem na outra e no consumidor final”, comentou Marcio Leite, gerente de design estratégico e inovação da Globosat. A apresentação ainda contou com Lina Ceschin, designer estratégica da Globosat e Danton Gravina, também designer estratégico.

Já a segunda rodada de palestras foi sobre o tema “Detox emocional” e como o contexto e significado dialogam entre si para formarem o que entendemos por emoção contemporânea. A apresentação foi baseada no estudo “Toda Emoção Conta”, disponível na plataforma Gente. Giani Scarin, gerente de pesquisa e inteligência de mercado da Globosat, apontou três insights principais da pesquisa: “Primeiro, as emoções são construídas. Não nascemos com elas. Segundo ponto, as emoções são respostas a estímulos externos e, portanto, refletem o espírito de uma época. E terceiro, os conteúdos audiovisuais são capazes de nos conectarem às emoções. Eles nos ajudam a entender e a enfrentar o contexto e podem ainda ser uma rota de fuga da dura realidade”.

O debate “Detox Intolerância” contou com a jornalista e ativista Renata Novaes, que faz parte da equipe de marketing Globosat; Larissa Luz, cantora, atriz, compositora e produtora musical; Pedro Schneider, idealizador do MEMOH e Murilo Araújo, jornalista e pesquisador, ativista do movimento LGBT. Questões como empatia, lugar de fala, racismo e a forte onda de preconceito foram debatidas pelos participantes que reforçaram a importância do diálogo para transformar a maneira que encaramos a polarização tóxica e a militância.

O tema “Séries como detox” finalizou o conteúdo do Gente e mostrou como as séries se tornaram uma válvula de escape e capital social importante para os fãs do gênero. Gabriel Williams, gerente de Marketing e Produto NBCUniversal, falou sobre o crescimento da cultura de consumo de séries. “Metade da população (51%) brasileira é ligada em séries. São pessoas de diferentes idades, classes sociais e estilos de vidas”, destaca Williams. “Identificamos na pesquisa `Paixão em Séries´ que 90% das pessoas declararam que assistem às séries por simples prazer”.

Além do “Palco Gente”, a Globosat também fez parte da programação principal do evento no painel “Detox Seriedade”, com Roberta Penna Ramos, especialista de Marketing do Multishow e no painel “Conteúdo como Detox”, com Vanessa Oliveira, diretora da VIU Hub, unidade de negócios digitais da Globosat. Nesse último, Vanessa discutiu a mudança que a produção de conteúdo está sofrendo nos dias de hoje “O mercado propicia que qualquer pessoa entre e faça seu conteúdo, todo mundo começa a produzir e ser a um influenciador, e a dizer o que pensa”, comentou no painel. Ela também abordou sobre como as pessoas estão buscando valores para se conectar com as marcas.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.