Semana ABC 2019: Cerimônia de Premiação, Mulheres na Cinematografia e Educação Audiovisual

A cerimônia de entrega do Prêmio ABC 2019 ocorreu em 18 de maio na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e contou com a apresentação da atriz Mel Lisboa. A cerimônia encerra o evento em grande estilo.

O filme O Grande Circo Místico levou os prêmios de melhor direção de fotografia para longa-metragem, entregue para Gustavo Hadba, ABC, e melhor direção de arte para longa-metragem para Artur Pinheiro.

Este ano, o Prêmio ABC contou ainda com uma homenagem a Luiz Carlos Barreto, ABC, apresentada pelo diretor de fotografia Lauro Escorel, ABC.

 

Confira a lista completa dos vencedores:

Melhor Direção de Fotografia em Longa-Metragem
O Grande Circo Místico – Gustavo Hadba, ABC

Melhor Direção de Fotografia de Documentário
Construindo Pontes – Heloisa Passos, ABC

Melhor Direção de Arte em Longa-Metragem
O Grande Circo Místico – Artur Pinheiro

Melhor Montagem em Longa-Metragem
Legalize Já – A Amizade Nunca Morre – Marcelo Junqueira
Tungstênio – Gustavo Giani

Melhor Som em Longa-Metragem
Chacrinha: O Velho Guerreiro – Armando Torres Jr., ABC, Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima, Jorge Saldanha e Renan Deodato

Melhor Direção de Fotografia de Curta-Metragem
Concreto Cinza Abstrato  – Bruno Fenart

Melhor Direção de Fotografia de Série de TV
Ilha de Ferro (Temp. 1 – Ep. 1) – Carlos Zalasik

Melhor Direção de Fotografia de Filme Estudantil
Tempo de Ir, Tempo de Voltar – Lucas Silva Campos (Escola de Comunicações e Artes – USP)

 

Masterclass com Edgar Moura

O diretor de fotografia Edgar Moura ministrou a masterclass A Cor da Cinematografia Digital na Semana ABC 2019. Em diálogo com o seu novo livro, Da Cor, Moura fez uma apresentação sobre o que é a cor – fontes, objetos e olhos – e como este conhecimento ajuda os diretores de fotografia a desenvolverem o seu trabalho tanto na captação quanto na correção de cor.

 

A Arte da Cinematografia

Com participação de Snehal Patel, gerente de Vendas da ZEISS Cine para as Américas, e do diretor de fotografia Adrian Teijido, ABC, a Zeiss apresentou a mesa “A Arte da Cinematografia”.

O painel contou com uma bate-papo entre os debatedores sobre o processo criativo e as escolhas feitas por Teijido em algumas obras em que assinou a direção de fotografia. A apresentação focou em temas como quais câmeras e lentes foram escolhidas e o porquê, quais testes foram realizados, como funcionou a organização equipe, as referências utilizadas para a fotografia e como foram definidas a luz de diversas cenas. Foram mostrados exemplos de filmes como Medida Provisória, de Lázaro Ramos, Marighella, de Wagner Moura, e Elis, de Hugo Prata.

 

Master Class com Jeannine Oppewall

A Semana ABC 2019 recebeu a masterclass da production designer Jeannine Oppewall, que concorreu quatro vezes ao Oscar por seu trabalho nos filmes Seabiscuit: Alma de Herói (2003), Los Angeles: Cidade Proibida (1997), Pleasantville: A Vida em Preto e Branco (1999) e O Bom Pastor (2006).

Jeannine, que também atuou como production designer em filmes como Prenda-me se for Capaz (2002), de Steven Spielberg, e As Pontes de Madison (1995), de Clint Eastwood, compartilhou as formas como organiza e realiza o trabalho a partir de quarto exemplos de sua trajetória, como o longa Tender Mercies e a série Good Girls Revolt, visibilizando desde a pré-produção até a construção dos sets e do universo do filme.

 

Educação no Audiovisual

A mesa “A Falta de Educação Audiovisual: Como Melhorar o Ensino Através do Som-imagem” contou com mediação do cineasta, jornalista e professor Ninho Moraes, ABC e teve a presença do professor e Conservador-chefe da Cinemateca do MAM Rio, Hernani Heffner, ABC, da professora Priscyla Bettin, do diretor da Equipe Cine Mauri Palos e da produtora e diretora do Festival de Curtas SP Zita Carvalhosa.

Como explicou Ninho, o título do painel foi escolhido para ser provocativo. Com o objetivo de provocar reflexão, a mesa discutiu a relação entre cinema e educação desde diferentes perspectivas e a partir das experiências dos debatedores em projetos que fomentam o audiovisual como ferramenta de formação.

 

Mulheres no Audiovisual

A mesa Mulheres na Cinematografia encerrou o segundo dia da Semana ABC 2019. Desta vez, o debate teve mediação da diretora de fotografia Janice D´Ávila e contou com a presença da Adriana Bernal, ADFC, presidenta da Asociación Directores Fotografia da Colômbia, e das diretoras de fotografia Julia Equi, Julia Zakia e Nuna.

O painel iniciou exibindo um vídeo com cenas de imagens fotografadas por mulheres de 2017, quando ocorreu a primeira mesa sobre o tema na Semana ABC, até a atualidade, além de cenas realizadas pelas participantes do debate.

A partir de suas trajetórias profissionais, os eixos do debate se centraram em três tópicos principais: a (não) existência do olhar feminino, a forma como a nudez e as cenas de sexo aparecem e apareceram na cinematografia ao longo dos anos e como aumentar a participação de diretoras de fotografia no mercado audiovisual.

 

Canon apresenta as lentes Sumire Prime

O executivo de contas da Canon do Brasil, Bruno Massao, realizou a palestra: “Combinando a Arte e a Ciência da Cinematografia: Lentes Sumire Prime”, no dia 16 de maio, às 16h.

“É mais uma oportunidade para mostrar as novidades da Canon e todos os nossos investimentos e soluções para atender a indústria cinematográfica. Mostramos os nossos produtos capazes de atuar em diversas produções, dos mais variados orçamentos”, afirma Fabio Zuccaratto, Supervisor de Vendas Broadcast da Canon do Brasil.

 

O papel do diretor de artes

A mesa “Qual o Papel da Direção de Arte/Production Design? As Perspectivas No Mercado Internacional De Séries”, com mediação do Cassio Amarante, ABC, contou com a presença dos diretores de arte Fábio Goldfarb e Marcos Pedroso e dos cineastas Fábio Mendonça e Hugo Prata.

A mesa iniciou com uma homenagem à memória da figurinista Cristina Camargo e do diretor de arte Alexandre Toro, que contou com a participação da diretora de arte Ana Mara Abreu.

O debate iniciou a partir do questionamento de qual é a relação da direção com a direção de arte no desenvolvimento de uma série. A partir das experiências dos participantes, a mesa tratou das particularidades da produção desse formato, refletindo sobre o tempo de produção, a mudança de equipes, as diferentes temporadas, o tamanho do projeto, etc. Além disso, os convidados também falaram sobre as diferenças e papéis do diretor de arte e do production design.

 

Percepção e Cognição Visual

A mesa “Olhar, Ver e Gravar – Fundamentos, Percepção e Cognição Visual”, contou com a participação do diretor de fotografia Carlos Ebert, ABC, da diretora de arte Luciana Bueno e do professor de Fisiologia e Biofísica da USP Marcus Vinícius C. Baldo.

O que pode ser melhor para um cinematógrafo do que entender como os espectadores vêm as suas imagens? A proposta da mesa foi lançar o conhecimento atual a respeito da visão, e tentar entender o que ele pode resultar no aperfeiçoamento do trabalho de captação de imagens em movimento.

As apresentações refletiram sobre a relação entre a construção da imagem e as formas como os espectadores processam e registram esta imagem. O objetivo era criar o diálogo entre os conhecimentos da ciência em relação à percepção e os profissionais que constroem imagens para aperfeiçoar a produção de narrativas audiovisuais. O painel partiu do pressuposto que entender como os espectadores selecionam e formam as imagens pode ajudar a melhorar o trabalho daqueles que estão no mundo da cinematografia.

 

Veja também:

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.