Seminário Audiovisual e Mercado debate Natal como potencial empreendedora na área do cinema

Uma das mais importantes linguagens da arte no século 21, o audiovisual e suas novas plataformas são fortes aliados de transformação das cidades quando o assunto é economia criativa. Natal tem uma singularidade visual e cultural capaz de atrair diretores e produtores de cinema, publicidade e televisão na busca de locações para suas produções de filmes de longa-metragem, documentários e comerciais de tv. Alavancar esse potencial será um dos objetivos do I Seminário Audiovisual e Mercado, evento de alcance regional inédito realizado na capital do Rio Grande do Norte, entre os dias 24 a 28 de setembro, no auditório do Sebrae-RN, na av. Lima e Silva, Lagoa Nova.

 A ação é uma realização do Goiamum Audiovisual por meio da Casa de Produção, em comemoração aos dez anos do festival potiguar, e conta com apoio do Edital de Economia Criativa 2019 do Sebrae-RN.

Estão programadas palestras, debates, painéis, workshops e mesas redondas com profissionais de prestígio e de alcance internacional na área do audiovisual, economia criativa e cidades inteligentes. Algumas atividades são abertas ao público e gratuitas, e outras voltadas para profissionais, estudantes de cinema, tv e publicidade, games e também interessados em marketing e economia criativa em geral.

Entre os temas que encabeçam o I Seminário Audiovisual e Mercado está a palestra de abertura (dia 24, às 19h30)“Audiovisual, economia criativa e cidades: aliados em busca de um futuro”, proferida pela economista Ana Carla Fonseca Reis, da Garimpo Soluções. Ana Carla tem atuação mundial em economia criativa, cidades criativas, negócios e o futuro do trabalho. É autora da primeira tese brasileira sobre Cidades Criativas, e é professora e coordenadora de cursos de pós-graduação em economia da cultura, economia criativa e cidades na Fundação Getulio Vargas/SP, na Universidade Candido Mendes/RJ e na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) entre outras. Também foi consultora da ONU e liderou projetos regionais e globais em multinacionais por 15 anos, em marketing, inovação e gestão do conhecimento.

Outro convidado de ponta para o I Seminário Audiovisual e Mercado é André Faria, representante da Rede Brasileira de Film Commissions (REBRAFIC) falando sobre tema “Os benefícios trazidos pelas Film Commissions”, no dia 25, às 19h30. As Film Commissions são responsáveis por apoiar e atrair os produtores nacionais e internacionais para promover as regiões do Brasil, trazendo desenvolvimento econômico através de produções audiovisuais. “Pensamos este encontro da Rede Brasileira de Film Comission com os profissionais locais, gestores e setores governamentais como o primeiro passo para um desdobramento com objetivo prático de tornar nossas cidades cenários viáveis para o audiovisual, como já acontece em outras regiões. Um potencial para gerar emprego, renda e promover o turismo”, avalia a produtora Keila Sena, idealizadora do Seminário.

Cinema no Nordeste

Dois temas de grande importância para quem atua na região também estão na pauta. A mesa “Produzindo no nordeste do Brasil” (dia 26/9, às 19h30), que contará com o produtor João Vieira Jr. – PE (Carnaval Filmes). Vieira produziu o longa “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”, dirigido por Marcelo Gomes, o qual, será lançado em Natal na programação do Seminário. O premiado documentário mostra como a cidade de Toritama, no agreste pernambucano, considerada um centro ativo do capitalismo local, produz mais de 20 milhões de jeans anualmente, em suas fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.

Já o painel “Mercado e formatos de negócios” (dia 27/9, às 14) contará com a presença de  Daniela Fernandes – BA, representante da prestigiada rodada de negócios Nordeste Lab e Dimas – Divisão de Meios Audiovisuais.

            Ramiro Azevedo (RS), diretor dos canais Prime BOX Brazil e Programadora Independente S.A. falará no Painel:“Mercado independente: produtoras e programadoras”.  A empresa da qual é diretor é conhecida do público também pelos canais Music Box Brazil, Travel Box Brazil e FashionTV Brasil – que operam diretamente o licenciamento de conteúdos.

Bárbara Sturm (SP) da Produtora Elo Company, uma referência em vendas de produtos audiovisuais on damand e em projetos de cinema, vai ministrar um workshop “Como vender você e seu projeto para um pitching” na manhã de sábado (18/9). São estratégias para elaboração de pitch para atrair investidores para projetos audiovisuais.

Também serão abordados temas como Coprodução, com a presença do carioca Fernando Muniz, que tem projeto para produzir três longas-metragens no Rio Grande do Norte, que vai dividir a mesa com o realizador Carlos Segundo (RN) que também é coordenador do Curso de Audiovisual da UFRN e acaba de lançar seu longa Fendas; E ainda a proteção e o direito no cinema, através da oficina “O direito na cadeia produtiva audiovisual” com Paula Tupinambá – RJ (Pougy e Tupinambá Advogados Associados).

Sobre o Painel – “Panorama do Audiovisual Potiguar” haverá desdobramentos para tratar de Educação, Festivais, Coletivos, Produtoras Independentes, Interiorização e Memória.

“O Seminário chega para reforçar o perfil formativo do Festival Goiamum, que iniciamos mais fortemente ano passado. São os negócios, as questões práticas do audiovisual potiguar, regional e nacional. Vamos tratar da indústria criativa que é movimentada pelo setor e como chegar até ela. Novas iniciativas na área de distribuição de filmes e na produção vídeo sob demanda também serão debatidos”, analisou a produtora Keila Sena, destacando a importante participação de um dos players do mercado audiovisual, gestores e representantes de entidades do mercado e do poder público.

O I Seminário Audiovisual e Mercado é promovido pela Casa de Produção e sua realização é viabilizada com recursos do Edital de Economia Criativa do Sebrae. Também conta com apoio do Curso de especialização em Documentário- UFRN, Demaré Mídias e Produções, através dos curadores convidados Ruy Rocha e Dênia Cruz, e os parceiros Pinote Produções Culturais e Fato Novo Comunicação e a produtora Pé na Estrada.

GOIAMUM É 10!

O Seminário Audiovisual e Mercado abre as comemorações do Goiamum é 10!, programação alusiva a uma década de atuação do Festival Goiamum Audiovisual. O festival ativo no Rio Grande do Norte tem seu foco no fomento e difusão do audiovisual, buscando colaborar com o mercado do segmento. Na trajetória do festival foram realizadas 62 atividades de formação contemplando mais de 1.200 pessoas; 32 Encontros, Debates e Seminários; exibição de  mais de 1.000 filmes em cerca de 60 Mostras; recebeu cerca de 120 convidados locais, nacionais e internacionais; estabeleceu parcerias com agentes econômicos locais e nacionais das esferas públicas municipal, estadual e federal, bem como, do setor privado; e sempre ocorrendo de forma gratuita, totalizando uma circulação de aproximadamente 18 mil pessoas.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.