43ª Mostra Internacional de SP termina com filme de Fernando Meirelles e 11 prêmios principais
O diretor Fernando Meirelles – Foto por Helena Yoshioka

A 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo terminou oficialmente na quarta-feira, 30 de outubro, com a entrega de prêmios durante a cerimônia de encerramento realizada no Auditório Ibirapuera com apresentação de Serginho Groisman e Renata de Almeida. Ainda, no mesmo dia, foi exibido o longa-metragem “Dois Papas” de Fernando Meirelles, com direito à presença do diretor brasileiro. A obra, que será distribuída pela Netflix, também teve seu figurino exposto ao público durante a Mostra.

O vencedor brasileiro do Prêmio da Crítica foi a ficção “Aos Olhos de Ernesto”, ganhador do prêmio de Melhor Filme Brasileiro. O longa foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre e distribuído pela Elo Company. Já o Prêmio do Público de Melhor Ficção Brasileira ficou com “Pacificado”, uma coprodução Brasil e Estados Unidos entre a produtora Reagent Media e Darren Aronofsky, o longa tem distribuição da Fox; o outro troféu da categoria, o Prêmio do Público de Melhor Documentário Brasileiro, foi entregue a “Chorão: Marginal Alado” – uma produção de Bravura Cinematográfica com distribuição da O2 Play.

Foto: Mario Miranda Filho/agenciafoto.com.br
Josephine Bourgois (diretora-executiva do Projeto Paradiso), e Paulo Caldas (cineasta), vencedor do Prêmio Incubadora Paradiso 2020 –

Ainda em fase de roteiro, o projeto “O Campo dos Lobos Guarás”, de Bárbara Cunha e Paulo Caldas, recebeu o Prêmio Projeto Paradiso, entregue pelo Instituto Olga Rabinovich e que concede ao projeto uma bolsa no valor de R$ 30 mil, destinada ao roteirista, e inclui ainda mentoria nacional, consultoria internacional e participação no Workshop Audience Design do TorinoFilmLab no Brasil.

Por fim, a Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema também entregou um prêmio a um longa brasileiro: “Currais”, documentário que é o primeiro longa-metragem da produtora independente Além Mar Filmes. De acordo com a entidade, o filme foi o escolhido por conta de sua “forma eficaz com que combina as linguagens documental e ficcional para realizar o resgate histórico essencial de um episódio pouco discutido de nosso passado e que muito revela, em suas similaridades com o presente, nossa insistência, como nação, não só em ignorar, mas punir os mais pobres por sua condição”.

Confira todos os ganhadores:

Troféu Bandeira Paulista 2019 – Prêmio do Júri Internacional
Melhor Documentário – Honeyland (Macedônia do Norte)
Melhor Ficção – System Crasher (Alemanha) e Dente de Leite (Austrália)

Prêmio do Público
Melhor Ficção Brasileira – Pacificado
Melhor Documentário Brasileiro – Chorão: Marginal Alado
Melhor Ficção Internacional – Parasita (Coreia do Sul)
Melhor Documentário Internacional – A Grande Muralha Verde (Reino Unido)

Prêmio Abraccine
Currais (Brasil)

Prêmio Projeto Paradiso
O Campo dos Lobos Guarás (Brasil)

 

E mais:

Estreias especiais

A Mostra SP 2019 foi palco também para a primeira exibição de algumas produções como:

– “Carcereiros – O Filme”, que ainda contou com debate na presença da equipe do longa, que é uma coprodução entre Globo Filmes, Gullane e Spray Filmes – a distribuição nos cinemas será da Imagem Filmes.
– “BABENCO – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”, exibido no Theatro Municipal de São Paulo. O documentário é uma coprodução da HB Filmes, Gullane, Ava Filmes, Lusco Fusco, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil, com direção de Bárbara Paz e distribuição nos cinemas da Imovision.
– “Synonymes”, produção da SBS Films com distribuição da Fênis Filmes e Escarlate. A direção é de Nadav Lapid.
– Experiência brasileira em realidade virtual “A Linha”, produzida pela ARVORE Experiências Imersivas com direção de Ricardo Laganaro.
– “As Protagonistas”, a série televisiva dirigida por Tata Amaral teve episódio especial exibido na Mostra, sendo responsável por abrir o I Fórum Nacional Lideranças Femininas no Audiovisual. A obra é uma produção da Tangerina Entretenimento para o CineBrasil TV.
– “A Festa”, obra é o sexto longa-metragem da dupla de diretores, Laura Amelia Guzmán e Israel Cárdenas, além de ser uma coprodução das companhias Aurora Dominicana, Batú Films e Lantica Media. A distribuição é da Fênix Filmes.
– “Fendas”, longa é coprodução de Aun Filmes, Les Valseurs, Casa da Praia e O Sopro do Tempo, com distribuição da Fênix Filmes e direção de Carlos Segundo.

Repescagem da Mostra no CineSesc

O CineSesc, localizado na Rua Augusta, realizará uma série de exibições como “repescagem” da Mostra Internacional de SP deste ano até o dia 6/11, próxima quarta-feira. No total serão 28 títulos exibidos novamente, confira a programação especial no site da Mostra.

Outros olhares

Confira mais matérias do Prodview sobre a Mostra Internacional de SP deste ano:
Cartaz da 43ª Mostra Internacional de Cinema é assinado pela artista brasileira Nina Pandolfo
Mostra Internacional de Cinema fortalece o olhar para o cinema brasileiro
III Fórum Mostra: o cinema brasileiro em toda sua força, luta e política

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.