Projeto transmídia brasileiro usa HQ e média-metragem para provar viabilidade
O universo narrativo cyberpunk de “Gambiarra” foi lançado oficialmente por meio de HQ e média-metragem em novembro deste ano, tendo o Rio de Janeiro como cidade-cenário. Além disso, o projeto já nasceu com próximos passos e produções já planejados, com desdobramentos abertos para pelo menos um longa-metragem, uma graphic novel e uma série de ficção, entre outros conteúdos.
Confira um pouco sobre os conteúdos já disponíveis e uma entrevista especial do Prodview com um dos diretores do média, Gustavo Colombo.
Média e HQ: disponíveis online
Lançado no YouTube, o média foi titulado como “Gambiarra, o HD de Espadas”, produzido pela empresa Cinema Petisco, enquanto a HQ se chama “Gambiarra: O Acionista”, ambos trazem a premissa de que o futuro distópico já chegou ao Rio de Janeiro. A produtora tem o foco de trabalhar projetos de gênero e da cultura pop, sendo que a empresa contou com dois diretores para a obra: Frederico Cardoso e Gustavo Colombo. Além do roteirista, Erik Hewitt.
A produção narra a história de Heitor, um jornalista fracassado, que vive de postar notícias-Gif, mas sonha em conseguir uma grande reportagem. Quando encontra um misterioso HD que pode comprometer a gigante de tecnologia Intercom, começa uma investigação no submundo do Rio. Sua aventura é narrada por Flaneur, uma espécie de malandro do século XXI, que conta a história para o cético Yan, seu amigo hacker.
Esses dois personagens, Yan e Flaneur, são os protagonistas da HQ do universo, que foi desenhada por Rafael Cruz. Na HQ eles precisam levar um pen drive com informações incriminando uma autoridade até um misterioso comprador, mas terão que passar por território de surfistas de trem.
Entrevista com diretor
De acordo com Colombo, o projeto surgiu há quase 10 anos quando começaram a desenvolver a ideia de um longa-metragem ambientado em um universo cyberpunk brasileiro, partindo dessa premissa de que o futuro distópico cyberpunk já chegou, ainda mais nas cidades do terceiro mundo. “Na época enquanto desenvolvíamos o roteiro desse longa, percebíamos que o universo era maior que apenas um filme e começamos a desenvolver todo o universo. Pensando em produzir algo mais fácil de viabilizar começamos a pensar em um curta, que logo acabou virando um média”, contou.
Para ele, as dificuldades sofridas pelo projeto foram principalmente as relacionadas ao retorno financeiro com a obra e à inviabilização do circuito de festivais, especialmente porque a obra não seria mais inédita. A vantagem, no entanto, é que poderiam atingir muito mais público ao usar uma plataforma aberta como o YouTube, praticamente todo mundo com acesso à internet e redes sociais.
“O YouTube é a plataforma mais acessível para muita gente. Qualquer um pode compartilhar um link para outra pessoa assistir, não precisa assinar ou se cadastrar. Como queremos atingir o maior número de pessoas possível para promover a franquia e eventualmente criar um número de pessoas interessadas na marca Gambiarra, vimos esse como o melhor caminho. Produzimos o roteiro pensando em viabilizar da forma mais barata possível. Escrevemos juntos também a HQ, lá colocamos tudo o que não dava para fazer no longa: perseguição, quedas e cenas de ação”, comentou o diretor.
Gustavo Colombo dirigiu ao lado de Frederico Cardoso, sócio na Cinema Petisco, que tinha acabado de dirigir uma série da produtora chamada “Imagem Vinil”, programada para estrear ano que vem. Os atores Roberto Rodrigues e a Julia Cartier tinham participado dessa série e toparam entrar no Gambiarra, assim como o Arlindo Paixão. “Essa relação prévia com os atores tornou o trabalho muito melhor. Outros foram ‘comprando’ a ideia do projeto e entrando no barco. Conseguimos um resultado muito bom do elenco, especialmente levando em conta o tempo e orçamento apertados”.
Para o diretor, a ideia sempre foi de criar esse universo transmídia para que as pessoas pudessem acompanhar em diversas plataformas. Por isso, decidiram já lançar o média junto com a HQ, com planos de, ao longo do próximo ano, lançar também uma graphic novel, um livro de RPG e até um jogo de tabuleiro. Futuramente a ideia é produzir longas-metragens e uma série da franquia. “E, se tudo der certo, fazer tudo isso já tendo uma base de fãs engajados por outras obras no nome ‘Gambiarra’”, finalizou.
Confira o teaser do média-metragem: