Raquel Hallak: “Queremos assegurar que a presença do nosso cinema seja cada vez maior”

Realizar um evento já é um desafio, agora viabilizar um encontro em formato digital em plena pandemia e mantendo a mesma qualidade é um desafio muito maior.

E foi assim com a CineOP, em 2020, o encontro  celebra 15 anos com muitas conquistas e avanços. São vários legados que a CineOP têm construído ao longo de sua trajetória, tanto na cidade e comunidades de Ouro Preto, quanto para os setores da preservação, do audiovisual em diálogo com a educação.

Em suas edições anuais, se dedica a levantar questões e reflexões sobre o Brasil cinematográfico que deve ser preservado. Não importam os embates sociopolíticos, as determinações discursivas, as representações nos meios midiáticos.

E para falar um pouco mais sobre os legados e os desafios do evento, o Prodview entrevistou por email Raquel Hallak, coordenadora geral do evento. Confira:

 

Prodview – O que vocês mudaram para essa edição e que vai ficar como legado para as próximas?

Raquel – Adaptamos toda programação presencial para o formato online. Conseguimos realizar todas as atividades previstas para a edição presencial que seria em junho, no formato digital – uma experiência desafiadora com resultados compensadores.  Assim, tanto o público que já conhecia a CineOP, quanto aqueles que nunca puderam ir à mostra tiveram a oportunidade de desfrutar de uma programação diferenciada, conceituada e gratuita –  a única Mostra de Cinema dedicado à preservação, história e educação realizada no país e no mundo. 

Olhando o início, em 2006, quando tudo começou,  a proposta de fazer uma mostra de cinema dedicada à preservação, que parecia uma aventura, hoje é mais que um evento: é uma declaração de princípios em favor do fortalecimento do cinema nacional – polariza importantes ações de formação, reflexão, exibição e difusão que podem ser vivenciadas na conquista de um trabalho intenso e coletivo. Uma trajetória alicerçada no compromisso de expressar toda a diversidade social e humana deste imenso país.

Trabalhamos e acreditamos que a preservação da memória do cinema nacional no mais sentido mais amplo é instrumento essencial de desenvolvimento da sociedade, da cultura brasileira, de uma nação.

Ao realizar as edições anuais da CineOP, queremos assegurar que a presença do nosso cinema seja cada vez maior na memória presente do público e cada vez mais representativa para os cineastas das novas gerações. 

 

Qual foi o principal desafio da realização da CineOP em meio à pandemia?

O maior desafio ainda continua sendo a viabilização do evento, ou seja, obter patrocínio ( mesmo 100% incentivado).  Se no formato presencial em que já tínhamos um histórico de realizações com registros de alcance, benefícios resultados estava muito difícil obter patrocínio, imagine no formato digital e, em pleno cenário de pandemia no Brasil e no mundo. Nenhuma empresa queria falar e pensar em  cultura.  

Porém, a cultura é também saúde. E é também indústria, gera empregos e renda. E, ainda, tem sido a grande companheira das pessoas neste período de isolamento – seja em filmes, música, livros, gastronomia, etc…

Belo Horizonte-MG – UNIVERSO PRODUÇÃO – na foto Raquel Hallak – Foto Leo Lara/Universo Produção

 

Qual a expectativa da Universo Produção para a realização da próxima edição?

A expectativa é conseguir viabilizar e realizar a 16a edição da CineOP, agendada para junho de 2021 no formato híbrido, ou seja, com atividades presenciais seguindo os protocolos vigentes da época e atividades online, oportunizando o acesso do público que não puder comparecer na cidade de Ouro Preto. Desta forma, conseguiremos ampliar o engajamento e a participação do evento. 

 

O que você considera como mais impactante na realização dessa edição?

Os resultados e alcance do evento – registrou mais de 116 mil acessos no site www.cineop.com.br (local do evento) vindos de 54 países em apenas cinco dias de evento surpreendeu e demonstrou que a escala que a CineOP ganhou e continua forte, convicta de seu propósito de tratar cinema como patrimônio e ser um empreendimento de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.

Mais uma vez, a CineOP se apresentou como um importante empreendimento cultural que integra a indústria do entretenimento e da economia criativa, a que mais cresce no mundo. E que se revelou ainda mais essencial neste momento em que o afastamento social é de extrema importância para garantir a saúde da população, devido a pandemia de Covid-19.

 

Quais foram os ônus e bônus de uma edição digital?

Vivemos hoje uma sociedade cada vez mais complexa. A internet promoveu a maior revolução nas comunicações humanas desde a invenção da imprensa por Gutenberg mais de 500 anos atrás. Uma sociedade que vive na internet. Uma sociedade cheia de estímulos visuais, ancorada em conquistas tecnológicas cotidianas, que transformam os meios audiovisuais nas principais formas de comunicação e expressão, um instrumento formador de opinião e comportamento, incluindo aí o cinema, vídeo, Tv, internet, jogos eletrônicos, videoarte e os múltiplos usos da fotografia.

Seja no formato presencial, seja no digital, fica a certeza que vale a pena inovar, reinventar e persistir para manter a chama da CineOP acessa e contínua. Esta realização, provou mais uma vez, a importância de seu viés conceitual e estruturado em três temáticas – preservação, história e educação e nos trouxe um acalento, de que mesmo, com todas as aberrações que enfrentamos no nosso segmento de atuação, conseguimos atrair a participação e estender o benefício da ação cultural para milhares de pessoas. 

Sentimos falta do encontro, do afeto, da troca presencial. Isto é indiscutível, mas conseguimos nos adaptar aos novos tempos, isto foi fundamental. 

 

Quais as expectativas para os próximos eventos digitais da Universo neste ano: a CineBH e o Brasil CineMundi? A Mostra seguirá padrão similar ao da CineOP? 

Estamos trabalhando agora na produção e realização da 8a edição da Mostra Tiradentes |SP que iria acontecer em março deste ano e foi adiada em função da pandemia. Graças à parceria entre a Universo Produção e o Sesc SP ela vai acontecer de 1o a 7 de outubro no formato online.

Ao mesmo tempo, estamos atuando na produção da 14a edição da Mostra CineBH e do 11o Brasil CineMundi – Encontro Internacional de coprodução, ambos agendados para o período de 29 de outubro a 2 de novembro. 

O formato de programação de cada evento seguirá os moldes e conceito do formato presencial – abertura, personalidades em destaque, exibição de filmes, debates, rodas de conversa, bate-papo com realizadores, oficinas, workshops, painéis, laboratórios, encontros de negócios, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas.

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.