22/1 – 24ª Mostra Tiradentes – Abertura emociona ao homenagear a cidade mineira e uma multiartista

A 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que se posiciona como uma plataforma de lançamento do cinema brasileiro, começou com força graças a uma abertura com emoções reais apesar da realização digital do evento, organizado pela Universo Produção. Com um total de 2 horas de abertura oficial, o encontro virtual do dia 22 de janeiro foi marcado especialmente por homenagens: tanto à cidade que dá nome à Mostra, Tiradentes – Minas Gerais, quanto à multiartista e, lembrada na ocasião por sua contribuição à cinematografia brasileira, Paula Gaitán. Além do discurso de Raquel Hallak, coordenadora geral do evento e CEO da Universo Produção, no lançamento oficial do evento.

Assim, um vídeo com direção de Chico de Paula foi exibido logo no início da cerimônia on-line, no qual se homenageia a cidade de Tiradentes e seus artesãos por meio de uma mescla de documentário e performance artística. Somaram-se também fotografias de edições anteriores da Mostra e a música de Maurício Tizumba e Julia Tizumba.

Já na homenagem à Paula Gaitán, a artista contou com vídeo produzido pelo Canal Brasil sobre suas obras e participação no debate inaugural que contou com a presença do músico Arrigo Barnabé, da atriz Clara Choveaux, da cantora Ava Rocha e do cineasta Eryk Rocha – todos com alguma relação de troca, trabalho e arte com Paula. Vale lembrar que a artista também traz à Mostra 3 estreias: “Ostinato”, “Ópera dos Cachorros” e “Se Hace Camino al Andar”, todos disponíveis gratuitamente no site do evento até 30/1.

“Ao longo dessa última década a Mostra de Tiradentes acolheu muitos filmes meus e é emocionante ter sido contemplada, ter sido convidada para receber essa homenagem”, disse Paula, em transmissão diretamente de sua casa, em São Paulo. “Estamos em tempos difíceis e dramáticos de isolamento, a minha sorte foi estar ilhada na ilha de edição, onde eu tenho trabalhado durante esse último ano. Muitos dos meus colegas cineastas estão nesse mesmo esforço nesse momento, de se manterem com energia, de trabalharem a favor da vida e do cinema e materializarem suas forças criativas, com ou sem recursos”.

Já no discurso de Raquel Hallak, a executiva destacou a missão de entregar um evento tão relevante e emocionante quanto as edições anteriores presenciais, mesmo em meio à pandemia e ao cenário de realização digital. Ela destacou toda a programação, sempre gratuita: “um ótimo programa agora que precisamos nos proteger e salvar vidas”, disse Raquel que ainda afirmou que a Mostra é um empreendimento mineiro, “com muito orgulho”. “Vamos seguir fortes e convictos de que um trabalho coletivo […], todos juntos representam a equação que multiplica, germina, prospera e faz eco para os melhores frutos. Gratidão a todos que acreditam e se uniram para fazer da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes uma ponte infinita de oportunidades, […] de vidas e corpos que se expressam e se doam”, falou a CEO da Universo Produção.

 

Para conferir todos os detalhes da abertura e debate inaugural, basta assistir à gravação:

 

Além de todos esses pontos de destaque, o lançamento da Mostra também contou com live, tendo a presença de Romeu Zema, Governador de Minas Gerais; Nízio Barbosa, Prefeito de Tiradentes; Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais; e dos coordenadores da Mostra de Cinema de Tiradentes, Raquel Hallak e Quintino Vargas. Confira a gravação, que também contém o discurso oficial de Raquel Hallak:

 

 

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.