Balanço 24ª Mostra Tiradentes: +550 mil acessos, 225 certificações e 5 filmes premiados
Encerramento e Premiação – Foto Reprodução/Universo Produção

No dia 30 de janeiro, a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, organizada pela Universo Produção, contou com seu encerramento oficial, bem como com o fim de sua programação de debates e disponibilização gratuita dos filmes por meio de seu site oficial. Vale lembrar que o encontro se posiciona como uma vitrine para o que se pode esperar do audiovisual brasileiro para o ano que inicia, abrindo o calendário de eventos do setor e sendo uma plataforma de lançamento do cinema brasileiro. A Mostra ainda reforçou sua relevância como palco da resistência, inconformismo e luta dos profissionais do audiovisual, que trouxeram em forma de debate e obras um retrato da criação e do momento histórico que vivemos.

“Gratidão a todos que acreditam e se uniram para fazer da 24ª Mostra Tiradentes uma ponte infinita de oportunidades e possibilidades de expansão de ideias, de geração de empregos, de intercâmbio e cooperação, de vidas e corpos que se expressam e se doam. Os resultados alcançados com esta edição fortalecem nossos laços neste tempo presente histórico em que a essência está na simplicidade de fazer o que é possível com a grandeza que a arte merece ser vivenciada e aplaudida”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes, em comunicado oficial.

Conheça mais do encontro:

 

NÚMEROS

Nesta edição, a Mostra exibiu 114 filmes de 19 Estados brasileiros de maneira gratuita e virtual – sendo mais de 80 curtas e cerca de 30 longas -, reuniu 112 profissionais do audiovisual em 24 debates e painéis com todos disponíveis durante e pós-evento no canal oficial da Universo Produção no YouTube, contou com mais de 550 mil acessos entre 22 e 30 de janeiro vindos de 92 países, além de ter alcançado mais de 2 milhões de usuários em redes sociais e certificado 225 pessoas nas 10 oficinas, todas gratuitas.

Como sempre, o evento conseguiu impactar o mercado em geral, tendo contratado mais de 100 empresas prestadoras de serviço, com estimativa de criação de 500 empregos diretos e indiretos. Da equipe interna, participaram 49 profissionais na pré-produção e produção do encontro.

Quanto ao perfil dos realizadores selecionados: por meio de autodeclaração de gênero e raça dos diretores e diretoras, entre os selecionados dos longas, 8 se autodeclararam mulheres cis brancas, 2 mulheres cis negras, 1 mulher cis indígena, 1 mulher trans branca, 18 homens cis brancos, 3 homens cis negros, 3 homens cis pardos e 1 homem cis indígena. Já entre os curtas são de 8 mulheres cis negras, 2 mulheres cis pardas, 26 mulheres cis brancas, 1 mulher cis indígena, 1 mulher trans amarela, 1 travesti negra, 10 homens cis negros, 1 homem cis pardo, 21 homens cis brancos, 1 homem trans branco, 2 não-binários brancos e 1 não-binário negro.

 

PRÊMIOS

Dos 114 filmes, 5 obras levaram os prêmios, incluindo benefícios voltados à continuidade da produção audiovisual. Foram eles:

Melhor Curta Mostra Foco – Abjetas 288 – Foto Reprodução/Universo Produção

– Melhor curta-metragem pelo Júri Oficial, Mostra Foco: “Abjetas 288” (SE), direção de Júlia da Costa e Renata Mourão.

Troféu Barroco.
Da Ciario/Naymar: R$ 5 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria.
Do CTAV: Empréstimo de câmera Black Magic por duas semanas
Da Mistika: R$ 6.000,00 (seis mil reais) em serviços de finalização.
Da DOT Cine: 2 (duas) diárias de correção de cor; master DCP para curta até 30 minutos.

– Prêmio Canal Brasil de Curtas: “4 Bilhões de Infinitos” (MG), de Marco Antônio Pereira.

Prêmio de R$ 15 mil.

Destaque Feminino Prêmio Helena Ignez – Ana Johann – Foto Reprodução/Universo Produção

– Prêmio Helena Ignez para destaque feminino: Ana Johann, diretora e roteirista de “A Mesma Parte de um Homem” (PR).

– Melhor longa-metragem pelo Júri Jovem, da Mostra Olhos Livres, Prêmio Carlos Reichenbach: “Nũhũ yãg mũ yõg hãm: essa terra é nossa!”, de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero.

Troféu Barroco;
Da Mistika: R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em serviços de finalização.
Da Ciario: R$ 10 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da Naymar;
Da Cinecolor: 5 diárias de correção de cor;
Da Dotcine: master DCP para longa de até 120 minutos
Do CTAV: Empréstimo de câmera Black Magic por quatro semanas

Melhor Filme Mostra Aurora – Açucena – Foto Reprodução/Universo Produção

– Melhor longa-metragem da Mostra Aurora, pelo Júri Oficial: “Açucena” (BA), de Isaac Donato.

Troféu Barroco.
Da The End: R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) em serviços de pós-produção (laboratório digital, sync, dailies, conform, correção de cor, animação, composição, 3D e masterização).
Da Ciario: R$ 10 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da Naymar;
Da Cinecolor: 5 (cinco) diárias de correção de cor.
Da DOT Cine: master DCP para longa até 120 minutos.

Júri Oficial

Graciela Guarani, produtora cultural, comunicadora, cineasta, curadora de cinema e formadora em audiovisual; Ivone Margulies, escreve sobre cinema francês, teatralidade e realismo no cinema e acaba de publicar Filmes de Plastico’splural realism, no dossiê sobre cinema brasileirona Film Quarterly (inverno 2021); Leonardo Bomfim, programador da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre; Mariana Souto, professora do curso de Audiovisual da UnB; Soraya Martins, atriz, pesquisadora, crítica teatral e curadora.

Júri Jovem

Ana Julia Silvino, 20 anos, estudante 3º período de Rádio, TV e Internetda Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Anália Alencar, 25 anos, estudante 9° período de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Lorenna Rocha, 24 anos, estudante 10º período da Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Manu ZIlveti, 24 anos, estudante do 5° período de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel); Rodrigo Sampaio Cauhi, 20 anos, estudante 6º período do curso de Cinema e Audiovisualda PUC Minas.

 

Confira a premiação e o balanço em vídeo da Mostra Tiradentes deste ano:

 

A cobertura completa:
30/1 – Antes da premiação do evento, Mostra Tiradentes encerra ciclo de debates e shows
29/1 – O papel da fotografia no audiovisual na Mostra Tiradentes
28/1 – Filmes e debate sobre processos e fundamentos da criação audiovisual
27/1 – O cinema como intervenção política, ouvidoria digital e encontros com os filmes
26/1 – Encontros sobre curtas e o longa “Rosa Tirana” com direito a debate do conceito de personagem
25/1 – A produção do filme “Oráculo” e conversa sobre corpo, arte e resistência
24/1 – Um domingo com debate do filme “Açucena”, processo de criação de personagem e mais
23/1 – Debates sobre “Vertentes da Criação” e cinema de gênero marcam segundo dia da 24ª Mostra Tiradentes
22/1 – Abertura emociona ao homenagear a cidade mineira e uma multiartista
24ª Mostra Tiradentes: Prévia dos filmes selecionados nas Mostras
24ª Mostra de Tiradentes abordará “Vertentes da Criação” e exibirá 114 filmes gratuitamente

 

 

 

 

 

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