46a Mostra SP retoma programação majoritariamente presencial com mais de 220 títulos

De 20 de outubro a 02 de novembro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema, que neste ano terá formato majoritariamente presencial. Durante duas semanas, as seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores e Mostra Brasil vão apresentar 223 títulos, oriundos de 60 países, em circuito de salas de cinemas e espaços abertos da cidade de São Paulo. As plataformas Sesc Digital e Spcine Play, vão dar acesso gratuito a 10 e sete títulos, respectivamente, selecionados pela curadoria do evento.

A arte do cartaz da 46ª Mostra é assinada por um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade: Eduardo Kobra. O artista é personagem do documentário Kobra Auto Retrato, de Lina Chamie, selecionado pelo evento
Homenagem

46ª Mostra homenageia a cantora e atriz Doris Monteiro, protagonista de Agulha no Palheiro(1953), de Alex Vianny, com o Prêmio Leon Cakoff. Restaurado pela Cinemateca Brasileira, o filme será projetado na instituição.

Mostra Brasil

Cerca de 61 títulos brasileiros integram a seleção da Mostra Brasil. Os longas estão divididos nas seções Apresentação Especial, Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional. As produções e coproduções brasileiras desta 46ª edição são inéditas no circuito comercial, finalizadas entre 2021 e 2022, com exceção dos títulos restaurados.

 

Países presentes na programação

46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo conta com uma grande variedade de produções de diversos lugares do mundo. Até o momento, 60 países estão envolvidos em filmes que vieram da Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Canadá,Catar, Cazaquistão, Chile, Chipre, Colômbia, Coréia, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estônia, EUA, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia, Irã,Islândia, Itália, Japão, Líbano, Lituânia, Luxemburgo, México, Noruega, Palestina, Panamá, Paquistão,Polônia, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Síria, Sudão, Suécia, Suíça, Tunísia, Turquia, Ucrânia, União Soviética e Uruguai

 

II Encontro de Ideias

De 26 a 29 de outubro, a Mostra Internacional de Cinema vai realizar o II Encontro de Ideias para receber realizadores, produtores, gestores culturais e profissionais do mercado reconhecidos pelo engajamento em fazer e pensar o conteúdo audiovisual. A programação incorpora o ciclo de debates sobre cinema do Fórum Mostra, mesas de discussão sobre o panorama do Mercado audiovisual, Rodadas de Negócios para apresentar projetos em desenvolvimento a parceiros e a seção Da Palavra à Imagem, com painéis sobre adaptação de obras literárias e reunião de autores e editores de livros com produtores do audiovisual.

Até o momento, os convidados internacionais do II Encontro de Ideias Audiovisuais confirmados são: Luna Sung Moon (Coreia do Sul), programadora do Festival Internacional de Cinema de Jeonju, Rodrigo Areias (Portugal), produtor da empresa Bando a Part, Agustin Masaedo (Argentina), programador do BAFICI e Boris Baum (Bélgica), produtor da empresa Films de la Récré, Mario Castellanos (México) Diretor de Marketing da MUBI, Juana Miranda (Paraguai) Conselheira de Audiovisual e Christian Gayoso (Paraguai), Diretor Executivo ambos do INAP (Instituto Nacional del Audiovisual Paraguayo).

A programação do II Encontro de Ideias inclui também lançamento de livros e exibição de filmes. Uma área no Jardim da Cinemateca, atrás do foyer Grande Otelo, foi reservada para acolher food trucks. O público da Mostra poderá curtir a programação do evento integralmente com os menus do HOT PORK, food tenda de cachorro-quente, um dos “primos” da Casa do Porco;  do CASARÌA, food truck do restaurante, com menu variado para café da manhã, almoço e happy hour; da HAMBURGUERIA TRADI, eleita várias vezes uma das melhores de São Paulo; do LA GUAPA, food cart da casa de empanadas, liderada pela chef Paola Carosella e SEU MELIÊ, cart de vinhos que ficará disponível na parte da tarde, com taças e drinks de vinhos e espumantes.

Para o II Encontro de Ideias, a Mostra disponibilizou espaços para ações de produtoras, distribuidoras, editoras e empresas do audiovisual e ensino. O foyer da sala Grande Otelo será ocupado por estandes e atividades que permitirão parcerias e acordos entre projetos de filmes, séries e outros produtos do setor.

 

Realidade virtual

Produções em realidade virtual voltam a integrar a programação do evento pelo quarto ano consecutivo. Elas fazem parte de exibições especiais que ocorrem na Cinemateca Brasileira | foyer da Sala Grande Otelo (20 de outubro a 02 de novembro) e do Sesc 24 de maio (26 de outubro a 02 de novembro), sempre das 15h às 20h30.

A programação conta com os títulos They Dream In My Bones – Insemnopedy II, de Faye Formisano; Montegelato, de Davide Rapp; Marco & Polo Dão Uma Volta (Marco & Polo Go Round), de Benjamin Steiger Levine; O Jardim das Delícias VR (Delightful Garden VR), de Carolin Wedler; Gravity VR, de Amir Admoni e Fabito Rychter; Lavrynthos, de Amir Admoni e Fabito Rychter; O Cesto Milagroso (Miracle Basket), de Abner Preis; 11.11.18 VR Experience, de Sébastien Tixador, Django Schrevens.

App da Mostra

O aplicativo gratuito da 46ª Mostra já está disponível para ser baixado a partir de hoje, 14 de outubro, para Android (a partir da versão 7) e IOS (a partir da versão 11.4). O programa também permite a aquisição de pacotes de ingressos das sessões presenciais, agenda de programação de títulos escolhidos, reserva de ingressos para credenciados e compra de ingressos individuais, de acordo com as informações a seguir:

Coletiva da Mostra
O Prodview acompanhou a coletiva de imprensa da Mostra, realizada em 8 de outubro, que reuniu uma bancada composta unicamente por mulheres, um momento ímpar da Mostra. Participaram a diretora da Mostra, Renata Almeida, Liara Oliveira, diretora da Spcine, Rosana Paulo da Cunha, gerente do Sesc e Roberta Corvo, representante do Projeto Paradiso.
Conferimos em primeira mão o filme Armagedon Time, de James Gray, uma história de amadurecimento profundamente pessoal sobre a força de uma família e a busca de uma geração pelo sonho americano. O longa foi exibido no Festival de Cannes.
“Nós, como prefeitura do estado de São Paulo, entendemos que é muito importante que esses conteúdos, essa riqueza, essas atividades aconteçam em nosso centro, cheguem no centro expandido, mas também na periferia da cidade. São espaços que conseguir colocar os conteúdos e levá-los dentro de um contexto dos territórios é o mais desafiador. Levar esse conteúdo é o nosso papel enquanto estado, agindo no processo de difusão audiovisual ”, disse a diretora da Spcine durante a coletiva.
Mostra SP

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.