Festival de Annecy e fórum de mercado de animação terão participação online de brasileiros
O programa de exportação Brazilian Content, uma iniciativa da entidade BRAVI – Brasil Audiovisual Independente com a Apex-Brasil, levará virtualmente uma delegação brasileira de empresa e profissionais do audiovisual ligado à animação para o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy e o MIFA – International Animation
Assim, entre os dias 15 e 30 de junho, o objetivo é que oito produtoras participem de rodadas de negócios e de pitch, sessões com compradores e conferências que vão reunir profissionais da produção audiovisual e indústria criativa do mundo todo. As empresas são: Cabong Studios, Combo Estúdio, Copa Studio, Druzina Content, Hype, Mono Animation, Spirit Animation e Split Studio. “Temos uma relação muito próxima com o Festival de Annecy. Foi lá que o ‘Irmão do Jorel’ foi finalista em 2018 e neste ano queremos conversar com o mercado sobre o novo longa-metragem ‘Tromba Trem – O Filme’, baseado em nossa primeira série original. Também vamos buscar oportunidades de prestação de serviço para novos projetos de séries de TV, alguns deles já pensados para o mercado europeu”, afirma Zé Brandão, do Copa Studio, em comunicado oficial da BRAVI.
De acordo com a BRAVI, um dos destaques na programação oficial do MIFA é o projeto “Pipas – The Little Kites”, da Mono Animation, que foi selecionado entre cerca de 200 inscrições para a sessão pitching “Animation!”, parte da sessão “La Liga de la Animación Iberoamericana in FocusLive”. A produção recebeu o prêmio de melhor projeto de animação seriada no Ventana Sur, na Argentina, em dezembro de 2019, o que garantiu essa vaga. Vale lembrar que a vez mais recente em que o Brasil esteve nessa competição foi em 2018 com “Tito e os Pássaros”, de Gustavo Steinberg.
Já a Hype pretende apresentar um longa-metragem que está sendo desenvolvido com a Lunes, do Chile, em busca de parcerias com a Europa, bem como o site do projeto “Los Amigos”, que é uma parceria com a Punkrobot, do Chile, e Red Studios, do Peru. A Split Studio, por sua vez, levará as séries “WeeBoom” e “O espadachim de carvão”, enquanto a Cabong Studios vai apresentar duas séries; a Druzina Content levará três projetos de longas, três séries finalizadas, cinco projetos de séries e dois projetos de curtas; e a Spirit Animation estará no festival com serviços de produção por já ter participado de diversos longas-metragens internacionais em 3D e produzido séries animadas para o mercado internacional.