Festivais Audiovisuais passam por processo de virtualização, aponta pesquisa

Estudo com números de 2017 revela perfil dos festivais e como mudaram principalmente por conta das facilidades tecnológicas e inserção digital dos consumidores

A Associação Cultural Kinoforum divulgou o resultado de uma pesquisa que aborda o processo de virtualização dos festivais audiovisuais brasileiros, por meio das inscrições de filmes, formatos e tipos mais utilizados em 2017.

Isso ocorre porque a internet trouxe novas possibilidades de atualização, de criar um determinado contexto para os eventos audiovisuais, na qual esses eventos passam estar dentro desse novo campo: suas etapas agora, desde a atualização de notícias até às inscrições de filmes, são virtualizadas em alguma instância.

A pesquisa é uma atualização do estudo referente ao ano de 2016, Festivais de Cinema e a Internet: uma breve análise por meio dos formatos de submissão de filmes, que abordou os formatos de inscrições usados pelos Festivais em 2016, disponibilizado para acesso no website da Associação Cultural Kinoforum (2017).

O estudo está dividido em três partes:

*Os Festivais Audiovisuais, que aborda esses eventos enquanto fenômenos de comunicação, suas nuances, etapas e estruturação; também há um paralelo entre os festivais audiovisuais e o processo de virtualização, com algumas considerações sobre esse processo.

*Geografia, que é um retrospecto dos festivais em 2017, com comparações aos dados do ano anterior, uma análise dos festivais por localização com o desejo de tentar mapear geograficamente os eventos do tipo no País. Com base nessa posição, tenta-se estabelecer algumas asserções sobre a distribuição dos eventos com relação ao território brasileiro.

*Virtualização, que tenta analisar o mundo virtual sob a ótica dos formatos de inscrição e tipos de submissão online de filmes nos festivais audiovisuais em 2017. Para tal, via contato com os eventos incluídos nessa pesquisa solicitando a quantidade de obras submetidas aos mesmos, obteve-se 94% de resposta dos festivais, sendo possível, assim, montar uma série de estatísticas por estruturação e tipo de inscrição com base nesses números absolutos.

Confira o estudo na íntegra.

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