CineBH 2018 começa com performance audiovisual, cinema latino e homenagem à produtora argentina

A partir desta terça-feira (28), e até 02 de setembro, Belo Horizonte (MG) recebe a 12a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte.

Em seis dias de programação gratuita, a mostra vai exibir 75 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e retrospectivas (27 longas, 03 médias e 45 curtas-metragens) em 44 sessões de cinema, com títulos de 13 estados brasileiros (BA, CE, DF, ES, GO, MG, RJ, SP, PB, PE, PR, RS e SC) e 13 países – Brasil, Alemanha, Portugal, Argentina, Chile, EUA, México, República Dominicana, Qatar, Colômbia, Cuba, Bolívia e Uruguai.

Debates, painéis, rodas de conversa, masterclass, oficinas, Mostrinha, sessões cine-escola e atrações artísticas completam a grade. O Brasil CineMundi – 9th International Coproduction Meeting, importante evento de mercado do cinema brasileiro realizado no país, acontece dentro da programação da CineBH.

E para celebrar o começo dessa jornada, haverá uma performance audiovisual com direção de Chico de Paula e Grazi Medrado já na parte interna do cinema, hoje (28) a partir das 20h. A trilha sonora executada ao vivo pelo músico Barulhista abrirá caminho para participações especiais de diversos artistas, como Javier Galindo, Rosa Villarreal e Marina Viana.

Em seguida, acontece a apresentação da temática central da mostra este ano, “Pontes Latino-americanas”. Definida pelo trio de curadores de longas-metragens Francis Vogner dos Reis, Pedro Butcher e Marcelo Miranda, a temática terá como propósito exibir, discutir e questionar a produção na América Latina ao longo dos anos, a partir de uma produção que se preocupou em levar às telas, em temas ousados e formas inventivas, a própria condição de continente periférico e colonizado.

Na sequência, será realizada a homenagem à produtora argentina El Pampero Cine.

Fundada por quatro cineastas em Buenos Aires, a El Pampero Cine será representada pela produtora Laura Citarella, que receberá o Troféu Horizonte. Ao longo da CineBH, Laura apresentará dois filmes (La Mujer de los Perros e La Flor) e ministrará uma masterclass.

A noite de abertura se completa com a exibição, em pré-estreia nacional, de Sol Alegria, longa-metragem paraibano dirigido por Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira e, no elenco, Ney Matogrosso, que estará presente na sessão.

Nesta 12a edição, a CineBH ocupa seis espaços culturais da capital mineira – Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, Sesc Palladium, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas, e MIS Cine Santa Tereza – e também uma novidade: o retorno à Praça Duque de Caxias, no tradicional bairro de Santa Tereza, onde o evento nasceu, em 2007, com a instalação de um cinema ao ar livre, o Cine Sesc na Praça.

 

Brasil CineMundi

Em sua 9a edição, o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting vai reunir dezenas de profissionais do audiovisual que vem exclusivamente ao Brasil para participar do evento, associarem-se a futuros projetos de cinema brasileiro em longa-metragem e conhecer parte da nossa produção. Estarão presentes 23 convidados da indústria audiovisual mundial de 12 países: Cuba, Espanha, Chile, Argentina, Noruega, Suíça, EUA, França, Uruguai, Itália, Alemanha e Brasil.

Um total de 20 projetos foram selecionados para encontros com coprodutores durante o Brasil CineMundi, distribuídos em três categorias: CineMundi (10), DocBrasil Meeting (5) e Foco Minas (5). Os projetos são oriundos de sete estados brasileiros, tendo presença de Minas Gerais (8), São Paulo (4), Rio de Janeiro (3), Bahia (2), Espírito Santo (1), Goiás (1) e Pernambuco (1).

 

Leia mais:

Balanço CineBH: profissionais reunidos para refletir, repensar e prospectar os projetos brasileiros para o mercado mundial

CineBH traz modelos de negócios e oportunidades com outros países, além de reflexões sobre a estética das produções

Ferramentas e práticas para conectar a produção brasileira ao mercado internacional

Cine BH propõe um novo olhar sobre o modo de produzir e debate os desafios do mercado de documentários

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.