Destaque SET Expo: Startups e suas soluções, nova câmera Canon, inteligência artificial e ecossistema produtivo

SET Expo 2018 continua trazendo muito conteúdo para o mercado audiovisual. Dez startups foram selecionadas no Desafio SETup 2018, e que estão com estandes na SET Expo, apresentaram suas soluções na última terça-feira (28).

Todas receberão US$1 milhão em benefícios pelo Alpha Program da F6S, valendo créditos e descontos para ter acesso a de mais de 300 parceiros como InvisionZendeskPasswordIntercomSendgridLiveChatHubSpotUnbounce e WeWork. E, todos os inscritos elegíveis na chamada estão pré-cadastrados para participar, em setembro de 2018, do Speed Mentoring do Audiovisual, oferecido pelo SEBRAE/SP – programa de capacitação de projetos e empreendedores ligados aos segmentos de economia criativa.

Confira as 10 Startups selecionadas: EasyMovie BR – Edição de vídeos de pessoas para pessoas; VAV Audiovisual – Rede de networking para o setor audiovisual; Huntag – Sistema de colaboração criativa que facilita a organização, gerenciamento e o encontro de materiais digitais; Chili Gum – Plataforma que transforma dados estruturados em vídeos personalizados; Muvier – Plataforma que conecta Negócios a Videomakers de todo Brasil; Tapps VR – Desenvolve sistemas de realidade virtual para  experiências interativas e imersivas; Xtream Solution – Acervos de vídeos com reconhecimento facial e busca de áudios por texto; Sling Musical –  Plataforma digital de música, produtores e artistas independentes; Indie Cine – Canal online de filmes independentes, clássicos e de arte; The XRDb.com – Portal para consulta sobre filmes imersivos, VR, Games do futuro, além de contra com catálogo de empresas, festivais e notícias do segmento.

Confira outros destaques:

 

Demonstração nova câmera Canon

Canon do Brasil demonstrou as funcionalidades da câmera de Cinema da linha EOS C700 FF.

Lançada neste ano, a solução tem sensor Full Frame de 38.1 mm x 20.1 mm, que possibilita a gravação em 4K, com baixo ruído e alta sensibilidade. Ela também possui uma ampla faixa dinâmica de mais de 15 stops e uma variada gama de cores que excede o padrão de transmissão da próxima geração ITU-R BT.2020.

Para o gerente do departamento de Soluções de Imagem Profissional da Canon do Brasil, Ryan Kamata, a Canon realizou um significativo upgrade no produto top de linha da marca.

 

Inteligência artificial permite automatizar transmissão, edição e até produção

A inteligência artificial já é capaz de transmitir um jogo de futebol ao vivo sozinha, selecionando ângulos mais adequados de câmera, os melhores momentos da partida e as informações que devem aparecer na tela. Mas, segundo palestrantes do Congresso SET, o homem ganha, por ora, não um concorrente, mas um assistente eficiente.

Para James Stellpflug, vice-presidente de produtos e marketing da EVS, responsável por transmissões ao vivo sem intervenção humana, a tecnologia que usa redes neurais “permite que as pessoas foquem algo mais importante em vez de uma tarefa que pode ser automatizada”. O uso de AI abre portas também para a transmissão personalizada de conteúdo ao vivo, a partir das preferências dos espectadores. O painel Inteligência Artificial / Plataformas Cognitivas / Data Analytics, realizado nesta terça (28), elencou diversos usos da tecnologia na produção, distribuição e recepção de conteúdo.

A inteligência artificial potencializa ainda três pilares do conteúdo hoje, afirmou Alberto Menoni, diretor de Broadcast Media Entertainment do Google. “É fundamental estar em todos os canais, ser relevante para os usuários e ser rápido. Se demorar mais de três segundos para carregar a página, já era”, resumiu.

 

Ecossistema: Canais, produtoras e governo

Em um tempo no qual os produtos audiovisuais devem estar disponíveis em multiplataforma, as parcerias entre os canais de TV, produtoras e ANCINE são cruciais para o sucesso.

Esse foi o tema explorado por representantes da Record, da FOX América Latina, da produtora Mixer Films e da agência do governo. Marcelo Caetano, diretor nacional de Programação da Record, avalia que “as grandes companhias de entretenimento buscam produtos de grande engajamento. E as leis de incentivo permitem que busquemos esses sucessos de forma mais rápida, ou com mais habilidade. Há 15, 20 anos atrás seria muito mais difícil”. O executivo elogia o funcionamento das leis de incentivo e outros mecanismos de financiamento de produção. “Acontece uma retroalimentação de capital, o que é muito positivo”.

A importância da ANCINE foi ressaltada também por Eliane Ferreira, diretora de Conteúdo e Negócios da Mixer Films. “Temos cinco núcleos de roteiro, fixos, para atender o que o mercado está pedindo. Podemos dizer que 90% de tudo que a gente faz é atrelado à ANCINE. Utilizamos todas as leis que estão disponíveis”.

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