WHEXT – Produção publicitária: inteligência artificial, tecnologias imersivas, música, games, mercado e prêmios…até que tudo mude!

Nos dias 30 e 31 de outubro, o espaço de exposições do Centro Britânico, em São Paulo (Pinheiros), recebeu o WHEXT – What’s Next, o festival da APRO, utilizando a sua plataforma de internacionalização FilmBrazil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Apex-Brasil.

Nesta edição, a principal novidade foi o WHEXT AWARDS, que premiou profissionais da produção em 11 categorias. Além disso, ocorreu ainda o lançamento da campanha contra o Assédio Sexual nos Sets de filmagem: Corta!, uma criação da F/Nazca pautada na cartilha Antiassédio do Setor Audiovisual.

A programação do evento contou ainda com painéis sobre o uso de inteligência artificial e realidade aumentada nas produções publicitárias audiovisuais e sobre produção de videoclipes musicais, com diretores renomados e a cantora Karol Conka, além de workshops da London Film Academy sobre uso de realidade virtual em roteiros e storytelling. Dirigentes das entidades (Abap, APRO e AICP/EUA) também debateram o momento do mercado e rodadas de negócios com convidados das agências internacionais se aproximaram dos talentos da produção audiovisual publicitária.

Oficina realizada no Deck

A importância da música

Josh Rabinowitz (diretor de música na Grey Townhouse WPP) e Lucas Duque (fundador da Sonido) comentaram a evolução da música nas campanhas publicitárias e mostraram como as peças foram acompanhando e se aproveitando da música em vários momentos e criando uma relação extremamente direta com o público. Vários foram os exemplos mostrados de campanhas em que a música foi a referência principal e o diferencial da publicidade.

 

Convergência com os games

Christian Pedroso (Hero 99), James Pinto (Jamute), Fernando Chamis (Webcore) e Fernando Macedo (Spirit) comentaram exemplos de como os games podem interagir com a publicidade. O principal exemplo foi o jogo Carlos, que já conta com mais de 100 milhões de views, nele um super-herói luta em defesa da “comida saudável”. Dentre as dificuldades desse mercado, os profissionais comentaram sobre o tempo e o custo de produção e também sobre a importância das marcas realmente avaliarem se vale a pena fazer um jogo ou já participar de um existente.

 

Campanha contra o Assédio Sexual nos Sets de filmagem: Corta!

A campanha pelo fim do assédio moral e sexual no setor audiovisual, criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, foi lançada durante o evento e recebeu o nome de “Corta!”.

A campanha integra um conjunto de ações que propagam no mercado o Pacto feito pela Indústria para cessar os comportamentos abusivos no ambiente de trabalho e suas adjacências.

Além do nome, a agência é responsável pelo branding, peças de comunicação como camisetas, adesivos e pôsteres com mensagens objetivas e cores fortes que informam e advertem sobre diversas formas de abuso moral e sexual. Todos levam a assinatura “Corta!”, em referência ao termo utilizado nos sets de filmagem para terminar uma cena e, ao mesmo tempo, dar um basta geral no comportamento abusivo.

O Pacto de Responsabilidade Antiassédio no Audiovisual surgiu de um grupo de trabalho formado a partir da provocação ao setor feita por Antônia Pellegrino (escritora, roteirista e cofundadora do blog da Folha de SP “Agora é Que São Elas”) e sob liderança da APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais.

Integram a iniciativa, além da APRO, a BRAVI (Brasil Audiovisual Independente), SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de S. Paulo), SICAV (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual), SINDCINE (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal), SATED-SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo), além de representantes das principais lideranças do mercado e de produtoras.

Outras entidades também aderiram ao conteúdo do Pacto, como ABRACI (Associação Brasileira de Cineastas), ABRAGAMES (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos), ABRAMINA (Associação Brasileira de Empresas Produtoras de Animação), APACI (Associação Paulista de Cineastas), APROSOM (Associação Brasileira das Produtoras de Som), CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e STIC (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo).

 

Qualidade X Custo: desafio diário, oportunidades únicas

O cotidiano de qualquer agência de publicidade ou produtora audiovisual dedicada a esse mercado traz o desafio de equilibrar qualidade do produto e custo, além do prazo. Para Melissa Barany, da agência VML, entre as principais regras para se trabalhar nesse mercado hoje estão a inclusão dos profissionais criativos desde o princípio do projeto, alinhar expectativas e realidade com o cliente, não esquecer o lado humano de cada profissional e jamais deixar de lado o principal de qualquer campanha: a história.

Exemplos diversos foram apresentados em painel do WHEXT com a proposta de debater a realidade do setor, com a equação Excelência X Preço, que é enfrentada todos os dias pelos profissionais desse mercado.

Entre eles, uma campanha sobre voto consciente realizada pela agência David para o Burger King, realizada em apenas uma semana com um orçamento considerado “baixíssimo” pela empresa. O case é considerado um sucesso tanto de conscientização quanto de publicidade. Já um case que envolveu um direcionamento do investimento com foco no envolvimento de artistas essenciais à assertividade da campanha foi o Project 84, realizado pela agência Adam&EveDDB no Reino Unido. A empresa contou com artistas para a confecção de 84 estátuas de pessoas em tamanho real que foram posicionadas nos beirais de prédios para conscientizar sobre a principal causa de morte para homens abaixo dos 45 anos no país: o suicídio. Pouco tempo depois do lançamento da campanha, o Reino Unido anunciou a criação oficial de um ministério para a prevenção do suicídio.

 

Vencedores do Prêmio WHEXT

Os prêmios foram entregues por Paulo Roberto Schmidt, presidente do Conselho da APRO; Marianna Souza, gerente-executiva da FilmBrazil; e pelo presidente do júri, o convidado internacional Matt Miller, presidente da AICP, associação norte-americana das produtoras de publicidade. A festa lotou o auditório principal do Centro Britânico, contou com apresentação de Antoniella Canto e performance do grupo Embatucadores. Ainda, a cerimônia teve transmissão em live streaming via Facebook, com captação feita pelos estudantes do Instituto Criar, que tem apoio da APRO.

 

– Direção: Vellas  (Felipe Vellasco) – Saigon
– Produção Executiva: Francesco Civita – Iconoclast
– Produção de Áudio: Kito Siqueira / Roberto Coelho – Satélite
– Assistente de Direção:  Camila Andreoni
– Direção de Fotografia:  Adolpho Veloso
– Direção de Arte: Carol Ozzi
– Produção de Elenco: Alice Wolfenson
– Produção de Figurino: Giovana Moretto
– Montagem: Rami D’Aguiar
– Finalização: Cirilo Bonazzi
– Direção de Produção: Reinaldo Faria

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