Pixel Show quer instigar empreendedorismo na comunidade artística

A 14ª edição do Pixel Show, evento de criatividade para a América Latina, que será realizado nos dias 10 e 11 de novembro, no espaço Pro Magno, em São Paulo, será palco de mais de 15 mil m2 de exposições, performances, manifestações artísticas e palestras para profissionais, empreendedores e amantes da cultura geek, artes, design, inovação e tecnologia.

O encontro terá cerca de 200 horas de conteúdo de cultura para um público estimado em 45 mil criativos de várias partes do mundo. “Teremos um conteúdo muito abrangente e diversificado, que vai desde oficinas de arte que ensinam produtos fáceis de fazer em casa, com materiais de baixo custo, até a apresentação de negócios inovadores e tecnologias de última geração para a indústria de cultura. O objetivo também é instigar o empreendedorismo e a comunidade artística como um todo”, comenta Símon Szacher, co-fundador da editora Zupi, curadora e produtora do Festival.

Por isso, a Conferência Internacional de Criatividade do Pixel Show 2018 será dividida em auditório principal e mais sete salas temáticas que abordarão assuntos agrupados em Empreendedorismo & Business, Animação e Vídeo, Tech & Inovação, Arte & Design, Publicidade & Música, Visionários, para negócios de tecnologia e futuro, e uma iniciativa pioneira no Brasil que será a sala Voice, primeira a reunir profissionais de dublagem, locução e localização de voz para games a debater o crescimento da profissão no país. Bob Esponja, ou melhor, Wendel Bezerra, a voz do personagem na animação, já é presença confirmada no espaço.

 

Diretamente de Hollywood

O auditório contará com 13 palestras de profissionais de renome de diversos países, como o americano Terrance Manson, que é animador profissional de realidade aumentada e produtor de efeitos especiais dos filmes Star Wars e da série South Park, e Larry Katz, diretor de cinema que vai falar do trabalho em sets de filmagem de grandes produções, como Capitão América e Piratas do Caribe, à séries de TV, como Desperate Housewives.

Também desembarcarão no Brasil Eric Standley, professor do Studio Art na Virginia Tech, nos EUA, com obras que mostram seus traços de dislexia, expressas em artes cheias de paradoxos, e o hiperativo ator francês Pol Kurucz, que usou o teatro como forma de negócio, de tratamento e inspiração para projetos excêntricos de moda.

Entre os profissionais nacionais, o público contará com uma deliciosa apresentação de Raíza Costa, a Rainha da Cocada, que é diretora de arte e chef de confeitaria para falar sobre food design; o premiadíssimo artista plástico Guto Lacaz e a sambista Mariana Aydar.

Para acompanhar as palestras no auditório principal ou nas salas temáticas, o interessado deve adquirir ingresso que custa R$ 220,00 no site do evento. Há ainda uma opção de ingresso prioritário para acesso a 3 das salas temáticas, uma vez que essas estarão disponíveis para todos os pagantes e serão preenchidas de acordo com a capacidade de assentos.

Simuladores durante evento no ano passado (2017)

Mas se o objetivo é usar o fim de semana do Pixel Show para aprender técnicas de arte, começar uma produção artística e abrir o próprio negócio como alternativa financeira ou ainda aprimorar suas técnicas, é possível escolher entre os 48 workshops que incluem material inicial e orientações em diversos tipos de arte, como esculturas, modelagem, lettering, brinquedos em crochê, papel artesanal e outros. As inscrições também são realizadas via site e custam R$160 reais, independente da modalidade escolhida.

 

Espaço Makers e atrações gratuitas para a família

Nesse espaço, os empreendedores e artistas iniciantes poderão expor suas obras e comercializar os produtos. “Temos histórias incríveis de bons artistas que começaram no Pixel Show, apresentando suas obras no espaço Makers de uma forma amadora, e com o feedback e aprendizados da feira passaram a investir no projeto como negócio e hoje comandam marcas reconhecidas no mercado cultural”, lembra Allan Szacher, fundador da editora Zupi e também do Festival.

 

Parceria de produtora brasileira com a Amazon Prime

Com apenas três anos de fundação a brasileira Island Bridge, com sedes em Florianópolis (SC) e Nova York (NY) pode se gabar de já ter fortalecido estes laços com a gigante Amazon Prime. E será esta trajetória que o empresário Jo Rauen compartilhará na edição 2018 do Pixel Show.

“A ideia é compartilhar nossa trajetória e de como conseguimos viabilizar o projeto junto com a Amazon. Será uma conversa sobre a criatividade nas estratégias não convencionais que utilizamos e sobre o funcionamento do mercado americano’, explica Rauen. A palestra será no sábado, 10/11 às 12h10.

 

Pixel Voice

A Sala Pixel Voice vai abrigar uma série de painéis de bate-papos temáticos. O modelo é inspirado em encontros internacionais, como o VO Atlanta, maior evento do segmento de voz do mundo, que acontece anualmente nos Estados Unidos. Foi lá que a locutora e pesquisadora Simone Kliass, que assina a curadoria do projeto em parceria com seu sócio Jason Bermingham, percebeu a importância de se pensar um evento que reunisse os profissionais desse setor – ambos foram palestrantes nas últimas edições do evento. “Percebemos a necessidade de um evento como esse no mercado crescente brasileiro. Há muita demanda por informações. O mercado de profissionais de voz é muito grande, espalhado pelo Brasil. O Pixel Voice nasce como uma iniciativa para fortalecer o mercado de voz brasileiro”, afirma Simone Kliass, que juntamente com Jason também ministrou workshops no Edge Studio, em Nova York, e no Diorama Studios, este último focado nos locutores que fazem parte do The VoiceOver Network, em Londres.
Na opinião do locutor Jason Bermingham, encontros como esse são uma ótima oportunidade para que os profissionais possam trocar informações e se aprimorar. “Nosso mercado é mundial e traz muita oportunidade. Mas é preciso informação. Vamos aproveitar esse encontro para instruir sobre oportunidades de emprego, condições de serviço e como se preparar para o mercado”, completa o profissional.
Sonoridade da animação

Ultrassom Music Ideas vai apresentar o workshop “A Sonoridade da Animação”, no próximo sábado, 10 de novembro, das 16h30 às 17h30, na sala Voice – novidade deste ano no Pixel Show.

O workshop será apresentado por Melissa Garcia, diretora de voz da Ultrassom, e Gustavo Kurlat, produtor musical e autor, das trilhas sonoras dos filmes “O Menino e o Mundo” e “Tito e os Pássaros”, ao lado de Ruben Feffer. Os títulos são as duas únicas animações brasileiras a chegarem perto de concorrer ao Oscar e tem toda produção de voz feita pela Ultrassom.

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