Espaço Itaú de Cinema recebe a 21ª turma do curso “Cinema – História e Linguagem”

Já estão abertas as inscrições para a 21ª turma do curso “Cinema – História e Linguagem” com Inácio Araújo, crítico de cinema da Folha de S. Paulo. A ideia é abordar o surgimento das imagens em movimento como elemento renovador da estética desde o final do séc. 19 e suas transformações até a atualidade. As aulas serão no Anexo do Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1470 – SP) a partir de 11 e 12 de fevereiro.

Ao longo do curso trata-se sobre sua originalidade e o que trouxe de único para o universo das artes; como absorveu a influência das artes mais antigas, como o teatro, a literatura, a pintura; qual o modo de produzir conhecimentos que introduziu.

Mas também como esses elementos se sedimentaram e mudaram ao longo do tempo e qual o destino das imagens em face das transformações introduzidas pelas novas tecnologias. Introduzir essas questões e oferecer ao aluno uma visão organizada da evolução do cinema são os objetivos do curso, que enfatiza a formação da linguagem, a evolução dos gêneros, os diálogos entre cineastas do presente e do passado.

No primeiro semestre, o curso aborda o cinema desde o seu surgimento, no fim do século 19, até a era clássica. No segundo, as transformações do cinema moderno e contemporâneo, de Orson Welles e do neo-realismo, passando pelas revoluções dos anos 60 (Nouvelle Vague, Cinema Novo), chegando às propostas de alguns dos principais cineastas contemporâneos.

 

Inácio Araujo

Além de crítico de cinema do jornal Folha de S. Paulo, Inácio Araujo é autor dos livros “Hitchcock – O Mestre do Medo” (ed. Brasiliense) e “Cinema – O Mundo em Movimento” (ed. Scipione). Escreveu o romance “Casa de Meninas” (prêmio APCA como Revelação de Autor, 1987 – 2a. ed. pela Imprensa Oficial) e o volume de contos “Urgentes Preparativos para o Fim do Mundo” (Iluminuras, 2014). Participou, como roteirista e montador, de vários filmes de longa e curta metragem. Ministra desde 1999 o curso ‘Cinema: História e Linguagem”. Desde 2014 divide com o crítico Sérgio Alpendre uma “Oficina de Crítica Cinematográfica”. Uma antologia de seus textos críticos para a Folha foi publicada em 2010, com o título “Cinema de Boca em Boca – Críticas de Inácio Araujo” (Imprensa Oficial, 2010).

 

Informações e inscrições: cinegrafia@uol.com.br, telefone: 3926-2538 ou pelo site www.escolanocinema.com.br.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.