Abragames reestrutura Projeto de Exportação e parceria com a Apex tem ações garantidas até 2020

O Projeto Brazilian Game Developers, uma parceria da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais, Abragames, com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, mudou de nome. A partir de janeiro o Projeto passou a ser conhecido como Brazil Games. A estreia oficial dessa nova marca será na Game Connection America, GCA, e na Game Developers Conference GDC em março de 2019, ambas em San Francisco.

Segundo Sandro Manfredini, presidente da Abragames, a mudança de marca, nome e logo do projeto de exportação tem por objetivo melhorar a comunicação da presença brasileira nos eventos internacionais de games.  “O uso da palavra “developers”, no antigo nome, trazia um sentido de desenvolvedores e não de empresas de games, descaracterizando nosso objetivo principal que é a promoção dos estúdios e não de pessoas físicas”, explica o presidente da Abragames.

Os jogos desenvolvidos no Brasil têm se destacado no exterior. Em 2018 tivemos uma excelente safra de jogos brasileiros como: Sword Legacy: Omen, da Firecast Studios em parceria com  Fableware Narrative Design, vencedor do Melhor jogo do Lisbon Game Week e o Pixel Ripped, da Arvore Immersive Experiences, vencedor na categoria de jogo mais inovador dos mesmo evento. Já Horizon Chase Turbo, da Aquiris Games Studio, foi muito bem recebido pela imprensa internacional e ficou entre os Indies Hits de 2018 do Nintendo Switch. “Com este novo posicionamento de nome e marca a vibrante indústria brasileira de games irá se beneficiar nos eventos internacionais apoiados pelo Projeto de Exportação Brazil Games”, comemora Eliana Russi, gerente Executiva do Brazil Games.

 

Parceria com Apex-Brasil e as ações de promoção comercial estão garantidas até 2020

A Abragames renovou recentemente a parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil. “Trata-se de uma parceria que vem melhorando ano a ano como podem mostrar os resultados de presença de empresas no mercado externo e do conjunto de parceiros que o setor de games conseguiu articular em torno do projeto. Esse é um sinal de quão vibrante e promissor tem sido o segmento de desenvolvimento de games no Brasil e sua vocação global”, afirma Christiano Braga, coordenador de Projetos Setoriais de Serviços e Economia Criativa da Apex-Brasil.

Para Sandro Manfredini, Presidente da Abragames, “a parceria da Abragames com a Apex-Brasil vem, desde 2012, impulsionando sistematicamente a competitividade internacional dos jogos brasileiros. Num mercado que é global, essa parceria é fundamental. O apoio à indústria de games é um vetor fundamental para o fortalecimento de toda a economia criativa no Brasil e a Apex-Brasil é pioneira nesse reconhecimento”.

Ações previstas para 2019/2020

  • Kidscreen Summit 2019/2020 (Miami, Florida, USA, fevereiro);
  • Game Connection America 2019/2020 (São Francisco, Califórnia, USA, março);
  • GDC – Game Developers Conference 2019/2020 (São Francisco, Califórnia, USA, março);
  • PAX East – Peny Expo Arcade East 2019/2020 (Boston, Massachusetts, USA, março);
  • BIG Festival 2019/ 2020 (São Paulo, junho);
  • China Joy – China Digital Entertainment Expo and Conference 2019/2020 (Xangai, China, agosto);
  • Gamescom 2019/2020 (Alemanha, agosto);
  • XDS – External Development Summit 2019/2020 (Vancouver, Canadá, setembro).

 

Outras novidades

Novo selo de apoio à diversidade – O Conselho de Diversidade da Abragames lançou o Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade no Setor de Games. Seu objetivo é promover e prestigiar ações que ajudem a difundir a cultura do respeito e da igualdade no âmbito estudantil e profissional da indústria de jogos nacional e identificar empresas que sejam diversas. O Selo existe em 3 categorias: Evento, Patrocínio e Empresa. E possui 2 certificações de Diversidade já disponíveis: Gênero e LGBTQI+. Outras duas categorias também já estão em desenvolvimento: Racial e Inclusão de PcD.

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.