Bento Film Commission já apoiou mais de 50 produções audiovisuais

Criada em 2010, a Bento Film Commission trata da captação de produções cinematográficas diversas. Composta por entidades diretamente ligadas à atividade turística, procura estabelecer parcerias com o trade Turístico para receber equipes de filmagens, e certas facilidades como descontos em refeições e diárias, permissões de filmagens nos mais variados locais, trabalhando inclusive na articulação com municípios vizinhos.

Também proporciona consultoria sobre locações, relação de fornecedores associados, apoio nas ações necessárias para as produções. Sua divulgação é focada nas locações disponíveis para filmagens dentro da cidade e área rural.

Embora não tenha isso contabilizado, estima-se que mais de 50 produções audiovisuais já tenham ocorrido na região de Bento Gonçalves (RS). Entre 2017 e 2018, a principal delas foi a novela global Tempo de Amar, de Jaime Monjardin, além de outros documentários, curtas, e comerciais de menor porte, inclusive algumas produções locais.

Em entrevista especial ao Portal Prodview, o secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto comentou que não é possível contabilizar todos os resultados gerados economicamente pela iniciativa, “pois a atividade é transversal, que permeia desde a contratação de elenco de apoio, serviços especializados de audiovisual,  a mão de obra como  carpinteiros, pintores, cozinheiras, refeições,  hospedagem, combustível, enfim, as produções tem grande impacto local”.

Dentre os cases mais interessantes que tiveram grande repercussão está também o longa O Filme da Minha Vida, drama dirigido por Selton Mello, que estreou nos cinemas em agosto de 2017 e atingiu público total de 285 mil e ganhou o prêmio de melhor trilha sonora original no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

“O Filme da Minha Vida”, direção: Selton Mello

 

Dentre as dificuldades atuais, o secretário afirma que falta ter um profissional especializado em audiovisual para facilitar essa captação e gerar ainda mais oportunidades.

“A captação dos produtos audiovisuais, nós apenas recebemos quem nos procura, precisamos de um profissional que seja do meio, esteja envolvido, conheça produtores, diretores. Não pode ser apenas um profissional da área, tem que ser alguém que seja conhecido no meio, com currículo e experiência na atividade e mais, tenha a credibilidade  e confiança deles dos produtores”.

Para ele, não cabe amadorismo porque os produtores são extremamente exigentes, gostam de quem fala a mesma linguagem e principalmente que não gere problemas.

“Os valores envolvidos, diária de filmagem, salário dos artistas, valores de espaços de locação, são muito altos para correrem riscos, se algo der errado eles vão e não voltam, além de difundirem a má experiência entre seus pares, bem como, é claro, os bons resultados que graças a Deus são ótimos por isso mais e mais nos procuram, pois a seriedade, o profissionalismo, os serviços aliado a nossa exuberante natureza atendem perfeitamente  as necessidades”, completa.

Para 2019, ele acredita que se tiverem um profissional com esse perfil, a Bento Film Commission deve ir ainda além do que já tem conquistado.

 

Filmes captados em Bento Gonçalves

  • O Guardião (2017). Produtora: Matrixx Multimídia; Direção: Fernando Menegatti; Gênero: Terror/Drama.
  • Linha de Ferro (2017). Produtora: Milimmetros; Direção: Matheus Toledo; Gênero: Documentário.
  • Na Trilha da Imigração Italiana (2017). Produtora: Deam Produções; Direção: Denize Amilibia Gomes; Gênero: Documentário.
  • O Deserto de Nós (2016). Produtora: Sala 2 Produções; Direção: Celso Perotto; Gênero: Curta metragem.
  • Bem ao Lado (2016). Produtora: Zeski Filmes; Direção: Márcio Kinzeski. Gênero Drama.
  • O Filme da Minha Vida (2015). Produtora: Bananeira Filmes; Direção: Selton Mello; Gênero: Drama.
  • O Corpo (2014). Produtora: Sofá Verde Filmes; Direção: Lucas Cassales; Gênero: Ficção.
  • Bocheiros (2013). Produtora: Epifania Filmes; Direção: Ivanir Migotto; Gênero: Ficção.
  • Diminuta (2013). Produtora: Boxx Filmes e Entretenimento; Direção: Bruno Saglia; Gênero: Ficção.
  • Desenhista (2013). Produtora: Alba Arte. Direção: Michel Marchetti/Dandy Marchetti; Gênero: Documentário.
  • O Silêncio das Palavras (2012). Produtora: Okna Produções. Direção: Laine Milan; Gênero: Ficção.
  • A Oeste do Fim do Mundo (2012). Produtora: Accorde Filmes. Direção: Paulo Nascimento; Gênero: Drama.
  • Os Senhores da Guerra (2012). Produtora: Walper Ruas. Direção: Tabajara Ruas; Gênero: Ficção.
  • Não Antes das Eleições (2012). Produtora: 7Filmz. Direção: Fernando Menegatti; Gênero: Ficção.
  • Amigas e Vinhos (2012). Produtora: Liquido Produções Culturais /Super8 Produções; Direção: Luciana Druzina / Saskia Sá; Gênero: Série
  • Carpinteiro (2012). Produtora: Alba Arte; Direção: Michel Marchetti/Dandy Marchetti; Gênero: Documentário.
  • Tcheco (2012). Produtora: Epifania Filmes e Som de Cinema; Direção: Ivanir Migotto; Gênero: Documentário.
  • Parasitas do Lodo (2012). Produtora: 7Filmz; Direção: Fernando Menegatti; Gênero: Ficção.
  • Eu sou mais Eu – Ana Mazzotti (2011). Produtora: Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves; Direção: José Martin; Gênero: Documentário.
  • Un Bacio su Cristo, il Santo su Pozzo (2011); Produtora: 7Filmz; Direção: Fernando Menegatti; Gênero: Documentário.
  • Il Paese Della Cuccagna (2011). Produtora: Cosmonauta Filmes.
  • O Céu Sobre Mim (2011). Produtora: Spaghetti Filmes; Direção: Gian Vittorio Baldi; Gênero: Ficção.
  • Sapore D´Itália (2011). Produtora: Epifania Filmes; Direção: Ivanir Migotto. Gênero: Série/Comédia.
  • Gigante de Ferro – A Ferrovia do Trigo (2010). Produtora: Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves. Direção: Matheus Piccoli; Gênero: Documentário.

 

Confira as entrevistas especiais também feitas com a Rebrafic, a SP Film Commission e a Rio Film Commission. Em breve, outras matérias serão publicadas! Aguarde.

1 thought on “Bento Film Commission já apoiou mais de 50 produções audiovisuais

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.