Rio2C: Um giro por um dos maiores encontros de negócios do audiovisual

Acompanhar a programação completa do Rio2C, encontro que começou dia 23 e segue até 28/04 no Rio de Janeiro, é praticamente impossível porque além de extensa e muito completa, há diversos espaços competindo com a atenção do visitante. Se assim como nós, do Prodview, você não conseguiu ainda ver tudo, que tal um giro rápido por alguns acontecimentos. Confira:

 

Participação da Petrobrás

A Petrobrás falou no evento sobre transformação digital e convidou o premiado físico e astrônomo Marcelo Gleiser para uma conversa sobre ciência e inovação, com os vencedores da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Além disso, quem visitar o espaço vai saber mais sobre a parceria tecnológica com a McLaren (“laboratório sobre rodas”), e ainda assistir a uma partida de futebol inusitada entre robôs.

 

Ponto de vista jurídico

No Rio2C, Fabio Cesnik, da Cesnik, Quintino e Salinas Advogados, entrevistou Nick Lafferty, agente de talentos da Creative Artists Agency. Nick falou sobre como produtoras e criativos podem ser representados comercialmente e o momento certo para negociar participação e contratação do talento e da empresa para um projeto. A empresa publicou recentemente um artigo falando sobre as mudanças na Lei Rouanet: benefício e prejuízo para quem?

 

Homenagem para Elza Soares

“O meu nome é now”, disse Elza Soares, a grande homenageada desta edição com o prêmio especial de personalidade do ano. Em outra fala marcante, Elza disse: “A ousadia de se dizer o que se pensa já custou muito”.

 

SXSW: Inspiração para o Rio2C

Louis Black, cofundador do SXSW, um dos maiores festivais de inovação e criatividade do mundo e inspiração para criar o Rio2C, falou sobre como impulsionar a criação de comunidades, mudando o cenário cultural da região. “O Rio2C me lembra bastante o começo do SXSW e isso é encorajador”, disse.

Louis Black é cofundador do festival de cinema, música e tecnologia SXSW, editor-fundador do jornal semanal The Austin Chronicle (1981-2017), codiretor e fundador da premiação Austin Music Awards e produtor de filmes independentes, diretor, restaurador, arquivista, autor, erudito da política, colecionador de quadrinhos e filmes para exibição, empresário de música e promoter.

 

Vamos falar de Assédio?

A autora Maria Camargo, a diretora artística Amora Mautner e a atriz Adriana Esteves se reuniram com Bianca Ramoneda para o papo ‘Assédio’ – Sororidade em uma narrativa de transformação social’. Além de detalhes do processo criativo e de filmagem da minissérie, elas abordaram as etapas da construção de uma obra de ficção inspirada em duros fatos reais, da narrativa de mobilização social e, claro, da força das vozes femininas para mudar suas histórias. Primeira minissérie original da Globo desenvolvida com exclusividade para o Globoplay, ‘Assédio’ chega à TV aberta em 3 de maio, trazendo a história de união de mulheres que formaram uma rede para denunciar uma sequência de abusos sexuais cometidos por um médico bem-sucedido e respeitado.

 

Ilhabela divulga premiação anual do audiovisual brasileiro

A Prefeitura de Ilhabela vai anunciar investimento da ordem de 4 milhões de reais na criação do Ilhabela Festival, que será realizado de 19 a 23 de novembro deste ano. Com investimentos próprios e de patrocinadores, o evento contemplará a realização de ações como: avant-premières, rodadas de negócios, laboratório de projetos e premiação anual para obras de audiovisual brasileiras. Além disso, fortalecendo a iniciativa da criação de uma agenda anual para os negócios audiovisuais, a Prefeitura de Ilhabela irá anunciar a criação de uma Film Commission do municipio.

 

Indústria pronta para continuar crescendo

Renato Domingues, do Facebook, falou sobre os hábitos de consumo de streaming dos brasileiros e o crescimento desse mercado. “Quanto mais se assina streaming e se entende o valor disso, mais se quer assinar”. Ele apresentou um estudo comissionado em 2019 sobre os hábitos de consumo de streaming pelos brasileiros e afirmou que a indústria está pronta para o crescimento rápido.

 

As histórias de sucesso

Histórias são histórias. Independente de serem contadas por um autor, um diretor ou uma marca. Cada uma tem suas exclusividades, e todas elas, seus pontos em comum? alguns que sobrevivem ao tempo, outros que se transformam e se adaptam a ele.

PJ Pereira, escritor best-seller, vencedor de Emmys, produtor de filmes, web-séries, e um dos publicitários mais influentes do mundo trouxe ao Rio2C sua visão das oportunidades criativas para contadores de histórias de todos os tipos. Histórias que atraem, encantam e dão o que falar.

”O berço da criatividade é a diversidade”, disse PJ Pereira, Cofundador da Pereira O’Dell.

 

Futuro das Agências

Qual o futuro das agências? Hugo Rodrigues, Chairman & CEO na WMcCann, mostrou como os criativos acompanharam a evolução multiplataforma. “A publicidade hoje não é o burburinho, não é o like. É a conversão!”

 

Música: Novos Players do Mercado

O momento é de confluência de ideias. As empresas hoje em dia desempenham diferentes papéis e intermediam produtos de música com marcas. Foi com essa premissa que o painel “Música, novos players do mercado”, da segunda edição do Summit Rio2C by Meio & Mensagem foi desenvolvido. Participaram do debate três representantes de gravadoras e marcas com mediação de Karina Balan, do Meio e Mensagem.

A lição que fica é que é preciso se abrir para buscar a informação. Trabalhar em rede e se renovar a cada ano, se transformar. Para ganhar dinheiro só com música hoje em dia é preciso descobrir um artista que ainda não é famoso. É necessário estar ligado na intuição, apostar, ouvir e conversar com os mais jovens e parar de fazer coisas que já foram feitas.

O modelo de financiamento também foi discutido, no embalo das mudanças da Lei Rouanet. Para as marcas, o papel atual é fazer ajustes para sustentar o programa.

 

*Veja a cobertura completa do Rio2C.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.