CineOP: Sessões estudantis beneficiam 3.600 alunos

A programação CineOP contou com duas programações especiais para crianças e estudantes.

A Mostrinha de Cinema exibiu Sobre Rodas, que conta a história de Lucas (Cauã Martins), de 13 anos, que volta à escola depois de um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Ele conhece Laís e juntos partem em busca do pai da menina que ela não conheceu.

Já o Cine-Expressão – A Escola vai ao Cinema é um programa sociocultural-educacional que une as linguagens educação e cultura, com foco na formação do cidadão a partir da utilização do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar, a partir da realização de sessões cine-escola seguidos de bate-papo com os diretores e/ou representantes dos filmes.

Em 2019, foram realizadas oito sessões, com a exibição de oito curtas e um longa, para crianças com idade entre cinco e 10 anos e jovens a partir de 14 anos. Foram beneficiados pela ação 3.600 estudantes, de 16 escolas da rede pública de ensino de Ouro Preto e região.

 

Filmes exibidos

  • Menina bonita do laço de fita de Diego Lopes e Claudio Bitencort

Animação, 7min, PR, 2014
O filme aborda a importância da questão racial, porém de uma forma leve e divertida, transmitindo os ideais de aceitação em relação a diferenças, quaisquer que sejam elas, e a  convivência harmoniosa de indivíduos de raças e cores diferentes.

  • O monstro e a floresta de Myl Hause

Animação, 4min, BA, 2014
A tecnologia cede espaço à natureza num universo infantil.

  • As aventuras do Chauá, de Alunos da Escola Municipal Santo Antênio do Norte

Animação, 4min, ES, 2016
O filme apresenta um alerta sobre a importância da preservação ambiental e do Papagaio Chauá, espécie nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção.

  • Dono de casa, de Anderson Lima

Ficção, 8min, MG, 2017
Quando brincar de casinha não mais coisa de menina, os meninos de rua estão todos convidados.

  • Sansão, de David Azevedo

Ficção, 15min, MG, 2015
Lucas é uma criança muito criativa. Ele se sente sozinha no apartamento onde mora com a mãe. Ao ver o cachorro  de seu primo, fica doido para ter um  também, mas sua mãe não deixa. Um dia, na casa da avó, ele faz uma nova amizade: um pintinho. E tem uma grande ideia!

  • Missão Estelar de Raphaela Teles

Ficção, 11min, SP, 2011
A ficção Missão Estelar apresenta a história de Pedro, um garoto que sonha em conhecer o espaço e tem seu pai como aliado para conquistar seu sonho. 

  • Vivi Lobo e o quarto mágico de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo

Animação, 13min, PR, 2019
Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Essa história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.

  • Guri de Adriano Monteiro

Ficção, 12min, ES, 2019
Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de Bolinha de Gude do seu bairro.

  • O Fim do Recreio de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa

Ficção, 17min, PR, 2012
No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Recheado de vibrantes brincadeiras infantis, O Fim do Recreio é um curta-metragem para todos os públicos, que bota a boca no trombone e avisa: cobra parada não engole sapo! 

  • O segredo dos diamantes de Helvécio Ratton

Ficção, Digital, Cor, 86min, MG, 2014 

Ângelo é um garoto de 14 anos que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos e parte em busca desse tesouro para salvar a vida do pai. Para isso, ele e seus amigos,Júlia e Carlinhos,terão que decifrar o enigma e vencer a perseguição do vilãoSilvério, que também sabe do tesouro e não vai desistir até encontrá-lo.

  • Eleições de Alice Riff

Documentário, 100min, SP, 2018 

É época de eleições para o grêmio estudantil. Secundaristas se organizam para a corrida eleitoral. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita.

Foto: Leo Lara/Universo Produção

 

[VEJA A COBERTURA COMPLETA DO CINEOP 2019]

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.